fbpx
Pular para o conteúdo

5 atividades de matemática para resolver nas aulas de ciências

    5 atividades de matemática para resolver nas aulas de ciências

    As aulas de ciências não falam somente sobre animais e espécies de plantas. Pelo contrário, muitos estudantes universitários de biológicas são pegos de surpresa quando descobrem que terão bioestatística, um conteúdo que será abordado de maneira simples, e fará parte do aprendizado dos alunos do fundamental II.

    O que é matemática?

    Assim como a biologia, a matemática faz parte da ciência e visa utilizar somente a lógica para qualquer prática diária. Ela consiste em procurar pela verdade com técnicas mais precisas, com uso de fórmulas que auxiliem a encontrar um resultado.

    O que é matemática
    Fonte/Reprodução: original

    É normal ter a matemática como um dos vilões da escola, pois exige muita dedicação e pode ser extenuante. No entanto, é graças a ela que todas as coisas feitas realmente existem.

    Como trabalhar matemática nas aulas de ciências?

    O professor trabalhará nas aulas de ciências com média, moda, mediana, desvio padrão, teste de hipótese, e pesquisas em campo que auxiliarão os alunos a fazerem os devidos cálculos estatísticos.

    Como trabalhar matemática nas aulas de ciências
    Fonte/Reprodução: original

    Esta é uma matéria inserida em ciências, e que pode pegar qualquer aluno desprevenido, mas que fará sentido com as devidas explicações. A princípio pode ser complexo de entender, porém, com atividades será de fácil compreensão.

    Sugestão de atividades de matemática em ciências

    O professor de ciências poderá trabalhar com seus alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental II, em atividades que exijam a compreensão, análise e observação de todas as informações. É importante que eles compreendam o conteúdo a ser trabalhado na sala de aula, pois os ajudarão em outras atividades da própria matéria matemática. Veja:

    Média dos casos de Covid-19 e outras doenças

    Para a primeira atividade de estatística nas aulas de ciências, o professor poderá apresentar aos alunos a média e explicar para o que serve e qual a sua função específica nos cálculos móveis de Covid.

    Como fazer a atividade

    Este exemplo poderá ser seguido com o Coronavírus, porém, conforme os exemplos do professor, poderão variar com H1N1, sarampo, dentre outras doenças causadas por agentes virais.

    É importante que o professor sempre trabalhe com a fórmula da média, para auxiliar os alunos na compreensão do conteúdo e na resolução de possíveis atividades no caderno para receber o visto.

    Materiais para a atividade

    Será necessário que os alunos usem caderno, lápis de escrever ou caneta

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é apresentar como se faz o cálculo da média móvel dos casos de Covid-19, e outras doenças virais presentes pelo mundo. Os alunos compreenderão melhor como os dados são feitos por pesquisadores da área biológica, ao praticarem as atividades do caderno.

    Teste de hipótese

    Testes de hipótese permitem à pessoa descartar ou não uma hipótese estatística, por intermédio de uma evidência dada por uma amostragem. Este é o TH mais utilizado por biólogos durante suas pesquisas laboratoriais.

    Como fazer a atividade

    O professor levará todos os seus alunos para a sala de informática, pois usarão o Microsoft Excel durante a atividade. É necessário que o professor apresente na lousa como deverão fazer, e quais as fórmulas necessárias para chegar ao resultado final exigido.

    Eles precisarão ter atenção no momento de inserir os valores específicos em cada quadrado, bem como nos atalhos do teclado que serão postos na lousa para os alunos utilizarem.

    Materiais para a atividade

    Será necessário apenas da sala de informática.

    Objetivos para a atividade

    O teste de hipótese, por mais que aparente ser complexo, apresenta extrema facilidade no conceito e em sua realização. Os alunos conseguirão aprender determinadas informações, a depender das explicações do professor e do que ele planejar para a atividade.

    É importante que todos compreendam, de fato, o que significa o teste de hipótese, como podem usar e qual a sua função estatística para calcular diferentes valores e chegar em um resultado que pode ser usado ou não.

    Moda e mediana de insetos

    Esta é uma atividade nas aulas de ciências que não precisará que os alunos saiam da sala de aula para pesquisa em campo. O professor é quem dará os exemplos necessários para auxiliar na aprendizagem dos estudantes.

    Como fazer a atividade

    Com exemplos postos na lousa, o professor terá a oportunidade de explicar e apresentar a fórmula da moda e mediana de insetos com alta incidência em determinadas regiões brasileiras.

    A fórmula da moda é Mo = 2, e a mediana 2: (a + b)/2, que devem ser utilizadas pelo professor para chegar ao resultado final proposto ao exemplo. É muito importante que a explicação seja didática, pois facilitará na compreensão dos alunos.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é fazer com que os alunos aprendam melhor outras características de cálculos estatísticos nas aulas de ciências. Pode ser que sintam dificuldades no começo, pois é um conteúdo que exige atenção e paciência nas primeiras vezes.

    Para facilitar, deixe que todos usem calculadoras. Eles podem até errar, mas entenderão o conteúdo com clareza e poderão tirar suas dúvidas com o professor se for necessário.

    Desvio padrão

    O professor poderá trabalhar com suposição de dados sobre animais específicos para conseguir trabalhar melhor com o conteúdo proposto. É importante que todos compreendam a explicação para realizar a atividade nas aulas de ciências.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o professor deverá trabalhar com o DP, que visa apresentar um grau específico da dispersão de dados. Significa que quanto mais perto de 0 este desvio chegar, mais completo o dado será.

    O aluno deverá fazer o cálculo da média, realizar o cálculo do quadrado, somar os valores, dividir e fazer a raiz quadrada. Por mais que possa parecer complexo, os alunos do 9° ano conseguirão realizar as atividades com facilidade após as explicações do professor de ciências.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é apresentar aos alunos outro método de cálculo, que visa atingir um resultado específico, e exige o conhecimento de regras matemáticas básicas por parte dos alunos do fundamental II.

    Além disso, o professor deverá permitir que seus alunos façam a utilização das calculadoras do celular para chegarem ao resultado mais facilmente. Não significa que ficarão preguiçosos ou com dificuldade de contar, mas facilita no processo de entender melhor.

    Média da quantidade de espécies do jardim escolar

    O professor, durante as aulas de ciências, deverá levar os alunos do 8°/9° até o jardim do colégio para realizarem uma atividade de pesquisa em campo. É importante que todos levem seus cadernos e canetas para anotarem o que for visualizado.

    Como fazer a atividade

    Todos deverão anotar os nomes dos insetos ou animais que forem observados no jardim do colégio. Podem ser pássaros, lagartos, aranhas, cochonilhas, formigas, tatu de jardim, abelhas ou besouros.

    A partir do momento que todos realizarem as anotações, colocarão a quantidade de insetos e animais visualizados em uma tabela feita no caderno. Na sala de aula, o professor trabalhará com a média para obter o resultado necessário.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é fazer com que os alunos possam aprender sobre a estatística que biólogos costumam utilizar para calcular a incidência de insetos e outros animais presentes em um mesmo local.

    Neste caso, há 50 espécies de formigas em uma região Y da cidade de Ubatuba, e 60 espécies de algas marinhas nas praias de Itanhaém. É especificamente estes fatores que precisam ser trabalhados nos alunos do fundamental II.

    Dica de leitura: Por que planejar? Como Planejar?

    Primeiramente, eu gostaria que você desse uma olhada no nosso artigo "Plano de Aula de Acordo com a BNCC em 7 Passos: Guia Completo (com modelo)", lá eu ensino de uma forma bem didática o passo a passo para montar um plano de aula em tempo record!

    E depois que você já souber tudo sobre como montar um plano de aula, pode complementar a leitura com o livro abaixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *