fbpx
Pular para o conteúdo

5 atividades sobre presente para Educação Infantil

    5 atividades sobre presente para Educação Infantil

    As atividades sobre presente devem ser trabalhadas com as crianças do ensino infantil. Este é um aspecto desconhecido em primeiro momento, e fará sentido somente após a explicação do professor.

    O que é o presente?

    O presente é especificamente uma nomenclatura que auxilia a especificar a diferença entre o passado e futuro. O tempo flui e não há como pausá-lo, não há formas de marcar o tempo presente.

    O que é o presente
    Fonte/Reprodução: original

    Pense que a cada intervalo que passou, o presente terá se tornado o passado. Este é um fator complexo, que exige maior atenção de entender e até mesmo para explicá-lo, visto que nem todos compreendem como o tempo pode passar tão depressa.

    Como ensinar sobre o presente?

    É possível trabalhar com desenhos, calendários, com vídeos ou saídas da sala a fim de ver o pôr do sol. O professor terá muitas maneiras interessantes para ensinar sobre o presente para as crianças.

    Como ensinar sobre o presente
    Fonte/Reprodução: original

    Se o professor achar interessante, poderá criar slides no Power Point para ilustrar este tema aos alunos. Este será outra sugestão que educadores podem seguir para ensiná-los o conteúdo.

    Sugestão de 5 atividades sobre o presente

    As atividades sobre presente para trabalhar com crianças devem buscar o máximo de ludicidade possível. A educação infantil exige que determinadas explicações sejam um pouco menos complexas do que para outras turmas avançadas, pois os pequenos não prestam totalmente atenção do que lhes é dito. Veja:

    Desenho do nascer do sol

    A primeira atividade sobre o presente será fazer um belo desenho do sol. O aluno trabalhará com lápis de cor para fazer uma belíssima pintura. Será interessante que todos se lembrem o que significa o nascer do sol.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o professor entregará folhas de sulfite aos alunos que farão o desenho do nascer do sol. Esta é outra maneira que eles possuirão para reconhecer o passado, presente e futuro.

    É importante que o professor solicite que os desenhos sejam coloridos para representar muito bem o sol. Se quiserem, poderão colocar a data em que o desenho foi realizado para não esquecerem.

    Materiais para a atividade

    Folha de sulfite e lápis de cor.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades sobre presente, é ensinar às crianças que este nome é fácil de identificar quando o sol nasce ou se põe. Este fator visa indicar que o dia se tornou noite, e que ficará tudo escuro para as pessoas descansarem, e acordarem no dia seguinte.

    O dia acaba quando o sol se põe

    Se as crianças estudarem no período da tarde ou integral, o professor terá a oportunidade de levar as crianças até o pátio da escola para observarem o sol se pôr. Em algumas localidades, pouco antes das 18h, a estrela começa a desaparecer no horizonte.

    Como fazer a atividade

    Nos bancos do pátio da escola, os alunos ficarão sentados para observarem o sol desaparecer pouco a pouco no horizonte. Isto indicará apenas que ele se retirou e voltará no outro dia para iluminar a cidade em que vivem.

    O professor questionará os alunos sobre aspectos específicos sobre: “para qual local o sol vai após sair daqui?” ou “o que acontece com o sol quando ele se põe?” Estas são perguntas interessantes que farão os pequenos pensarem muito antes de responder.

    Materiais para a atividade

    Será necessário somente dos bancos da escola.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades sobre presente, é ensinar para as crianças que diariamente o sol nasce e se põe, mas em horários completamente diferentes. Isto porque em cada região do Brasil o sol se retira mais cedo ou um pouco mais tarde.

    Se o professor achar interessante, poderá contar mais sobre porque em certos estados brasileiros o sol aparece mais cedo, some antes ou depois. Normalmente, as crianças tendem a ficar curiosas com este determinado aspecto em específico. Para sanar dúvidas, procure explicar a elas.

    Desenho sobre o dia de hoje

    Entregue folhas de sulfite aos alunos para fazerem um desenho do dia que faz lá fora. É importante colocarem a data na folha quando terminarem, pois dessa maneira, não esquecerão quando realizaram a atividade.

    Como fazer a atividade

    Assim que o professor entregar a folha de sulfite aos alunos, estes precisarão fazer um desenho bem bonito de como está o dia do lado de fora da classe. Pode ter desenho de nuvens e do sol, caso esteja ensolarado.

    Caso o dia esteja mais chuvoso ou simplesmente nublado, o aluno poderá fazer o desenho e pintar com cores mais sóbrias e escuras. Basta observarem o lado externo da janela para terem um vislumbre de como o dia está.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades sobre presente, é fazer com que os alunos aprendam sobre o dia em que estão por intermédio da observação. Eles terão noção de quanto tempo passa, quais as diferenças que ocorrem com o passar das horas, e representar estes aspectos no desenho.

    Outro ponto importante dessa atividade, é sobre trabalhar a coordenação motora fina. Trabalhar este aspecto, fará com que os pequenos desenvolvam melhor sua motricidade e controlem facilmente os dedos das mãos, e mantenham os músculos mais fortes.

    Qual é o ano?

    Uma atividade divertida de trabalhar com crianças inferiores aos 5 anos, é sobre o ano em que todos estão. Algumas sabem, mas outras esqueceram ou simplesmente não sabem que há um ano diferente a cada 365 dias.

    Como fazer a atividade

    O professor fará perguntas aos alunos sobre o ano em que eles estão ou acreditam estar, e deixar-lhes responderem segundo o que acreditam. Se ninguém adivinhar, o professor mostrará o calendário de 2022.

    Pode-se explicar gradualmente que todos se encontram em uma nova década, e que esta se iniciou em 2020. A anterior era de 2010, e que muitas coisas aconteceram durante este período na vida dos pais deles, por exemplo.

    Objetivos para a atividade

    O principal objetivo das atividades sobre presente, é explicar aos alunos que o tempo passa depressa e o dia de hoje, se tornará o de ontem. O ano em que todos estão ficará conhecido como “ano passado”.

    O presente é aquele em que todos vivem no agora, e é isto que os alunos precisam compreender durante as aulas. Mesmo que seja complexo no momento, eles entenderão pouco a pouco.

    Que dia é hoje?

    O professor colocará um calendário na sala de aula para as crianças dizerem a data em que estão, e saberem o que é passado, presente e futuro. Se for necessário, o professor explicará aos alunos o que significa as três denominações mencionadas.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o professor deixará as crianças observarem os dias da semana, e fazê-los lembrarem do dia anterior. Eles identificarão que o dia X passou, e que o dia Y é o presente em que se encontram.

    Dessa forma, a atividade facilitará de ser compreendida pelas crianças, pois o fato de trabalhar com passado, presente e futuro é um pouco abstrata. Os mais novos tendem a ficar confusos, e precisa-se de excelentes explicações por parte do professor.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades sobre presente, é ensinar para crianças de 6-7 anos de idade que o dia em que vivemos no momento se denomina por presente. No caso daquele que passou, é chamado por passado. A data que está por vir é conhecida como futuro.

    Será viável que o professor aplique este conteúdo aos alunos de forma lúdica. As crianças precisam de ludicidade no dia a dia, pois é o que garantirá que aprendam as atividades com maior facilidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *