fbpx

9 Atividades sobre saúde e qualidade de vida para ensino fundamental

Atividades-sobre-saude-e-qualidade-de-vida-para-ensino-fundamental-CAPA
Avalie!

Atividades sobre saúde e qualidade de vida são indicadas para trabalhar com os alunos do fundamental que estão em fase de aprendizado, e conhecem pouco ou quase nada sobre o tema a ser tratado. O introduzir gradualmente será viável para gerar melhor compreendimento acerca do assunto, e garantir a participação dos alunos nestas aulas e atividades.

Tratar sobre saúde e qualidade de vida atualmente é um tanto irônico para muitos pensadores antigos, pois eles esperavam que com os benefícios que a era da tecnologia trouxe, a exemplo da facilidade de comunicação, melhoras na indústria e afins, fossem praticamente anular as dificuldades humanas.

Entretanto, os pensadores se equivocaram no quesito de sumir com os problemas humanos, já que uma das grandes consequências que trouxe foi justamente o maior adoecimento por boa parte das pessoas durante a era da tecnologia.

Os mais afetados são os jovens, já que vivem numa era em que milhões de informações circulam a cada segundo, a mente tende a deteriorar-se pelo constante esforço monstruoso para processar tudo.

Devido a esse grande aumento de pessoas doentes, faz-se necessário mostrar para as futuras gerações formas de cuidar da mente, para que ela não entre em colapso. Por isso, confira agora atividades sobre saúde e qualidade de vida na sala de aula.

Qual a relação entre qualidade de vida e saúde?

Pode-se dizer que um se liga diretamente com o outro. Caso a saúde esteja fraca, consequentemente a qualidade de vida estará baixa. O inverso também é válido para a ocasião.

Atividades-sobre-saude-e-qualidade-de-vida-para-ensino-fundamental
Fonte/Reprodução: original

Um exemplo didático é pensar num carro. Caso o motor esteja com problemas, ou algum outro compartimento, o automóvel terá um desempenho abaixo do desejado, ou sequer apresentará um funcionamento.

Agora que você já sabe a relação de ambas é possível partir para a área mais complicada, que é a aplicação do tema na escola. Antes de partir, é necessário avisar que isso exigirá bastante empenho dos educadores e alunos, bem como falhas e acertos, já que não é um assunto simples de ser passado.

Quais os benefícios de ensinar sobre saúde e qualidade de vida?

Existem muitos benefícios de se ensinar sobre saúde e qualidade de vida, principalmente por conta da conscientização que este tema gera e aborda em cada aluno, que compreenderá melhor sobre a necessidade de praticar exercícios, comer alimentos mais saudáveis que serão levados para toda a vida e passado aos filhos.

5 atividades sobre saúde e qualidade de vida para ensino fundamental (3)
Fonte/Reprodução: original

Normalmente, os alunos do fundamental possuem mais facilidade em compreender esse tipo de explicação, e utilizaram destes exemplos principalmente por sentir uma motivação maior por parte das aulas sobre qualidade de vida.

Como trabalhar o tema saúde no ensino fundamental?

Como foi dito anteriormente, agora é a parte mais complicada. A prática desses assuntos geralmente exige o enfrentamento de várias barreiras presentes no sistema de ensino brasileiro. Infelizmente, o país está cheio desse tipo de coisa, mas com o empenho aplicado da forma correta é possível romper com essas barreiras. 

O ensino brasileiro já é um componente que dificulta conciliar a aplicação de atividades sobre saúde e qualidade de vida, justamente pela forma com a qual trata seus estudantes. A exigência da memorização de tantos conteúdos a fim de uma prova somente, o julgamento da inteligência através de notas são pontos que se encaixam na afirmação.

Atividades-sobre-saude-e-qualidade-de-vida-para-ensino-fundamental-2
Fonte/Reprodução: original

Para começar o trabalho é necessária uma revisão na forma de passar conteúdos. Cabe diminuir a quantidade de assuntos esquecíveis e direcionar uma grade curricular que foque em coisas essenciais para a vida cotidiana. Um exemplo prático é biologia. O tempo que se gasta ao ver coisas que servirão somente para um biólogo, pode ser otimizado para incluir explicações sobre como montar uma alimentação rica em nutrientes.

Além da mudança de conteúdo, a mudança de didática é essencial. A migração para uma que seja focada em interessar o aluno pelo conteúdo, não para que ele simplesmente memorize e esqueça no dia seguinte. Todo esse conjunto de fatores possibilitará o trabalho do assunto do artigo.

O que trabalhar sobre saúde e qualidade de vida?

Será possível que o professor insira alguns temas específicos sobre como combater doenças, por exemplo, ou organizar uma data especial para haver brincadeiras lúdicas em conjunto dos professores e todos os alunos, de modo a promover mais sobre saúde e qualidade de vida e sua importância na vida do ser humano.

5 atividades sobre saúde e qualidade de vida para ensino fundamental (2)
Fonte/Reprodução: original

Outras maneiras lúdicas de se trabalhar sobre saúde e qualidade de vida, seria por intermédio das explicações sobre como lavar as mãos, escovar os dentes ou simplesmente uma alimentação correta e saudável, que não contenha altos índices de açúcar e qualquer outro ingrediente que faça mal ao organismo de uma criança.

As atividades físicas devem ser inseridas neste meio para os alunos do fundamental se exercitarem, fortalecer os músculos dos braços e pernas, além de aprender algo novo e completamente diferente em sua vida.

O que podemos fazer de forma prática para melhorar a saúde e o bem-estar?

Uma boa notícia. Assim como foi dito no segundo tópico do artigo, a saúde e qualidade de vida estão completamente ligados. Então caso um esteja em constante aumento, consequentemente o outro estará.

Portanto, o cultivo de hábitos saudáveis como um sono regular, uma alimentação balanceada, exercícios físicos constantes são ótimos exemplos. A saúde mental também entra nesse contexto, logo, hábitos que envolvem limpezas diárias de pensamentos ruins e acompanhamentos psicológicos fazem muita diferença.

É necessário passar para os alunos a necessidade desses conhecimentos para uma vida mais alegre, e dar um foco maior para aqueles que sofreram algum tipo de trauma ou não sentem motivação para participar das atividades que serão explicadas mais adiante.

Sugestões de Atividades sobre saúde e qualidade de vida

Para trabalhar com os alunos sobre saúde e qualidade de vida, o professor terá algumas excelentes sugestões que o auxiliarão a adentrar neste tema, e o apresentar devidamente para toda a classe que poderá realizar perguntas acerca das explicações do professor.

Aqui será tratado possibilidades de atividades sobre saúde e qualidade de vida que visam englobar todos esses pontos que foram falados. As dinâmicas devem tratar de maneira didática e compreensível os assuntos que englobam relação entre saúde e qualidade de vida, além de incentivar os estudantes a aderirem às práticas para o cotidiano.

1. Ouvindo problemas do outro

O mínimo para essa atividade é duas pessoas, que pode aumentar a depender da vontade dos praticantes. Uma das maiores queixas das relações humanas atualmente é a necessidade das pessoas sempre precisarem parecer fortes e imbatíveis, sem abrir espaço para falar dos problemas da vida.

Caso essa atividade crie o efeito desejado, os alunos conseguirão concluir que todos os seus colegas têm problemas e medos, muito diferente do que aparece, por exemplo, nas redes sociais, e que ninguém é indestrutível. Além disso, os alunos podem despertar em si a permissão para terem momentos de fraqueza.

Como fazer?

Ela funciona a partir de perguntas que o professor deixará escritas para cada uma das equipes. Coisas como “qual o seu maior medo?”, “o que você mais gosta de fazer e por quê?”. A intenção principal dessa atividade é o desenvolvimento da empatia.

2. Convencendo a praticar novas atividades físicas

Outra atividade que visa interação entre alunos. O mais comum no ensino fundamental é que parte da sala brinque de futebol e derivados, e outra de queimada e suas variantes. O objetivo principal dessa atividade é fazer com que os alunos ofereçam práticas diferentes do convencional e tentem convencer seus colegas de que a brincadeira vale a pena através de argumentos e benefícios para a saúde.

Como fazer?

A atividade deverá ser feita em trio ou, no máximo, um quarteto. Serão dadas três chances para cada equipe convencer os colegas de classe a realizar a prática oferecida. Os alunos podem realizar pequenas apresentações sobre a atividade escolhida e mostrar os motivos dela ser a melhor escolhida para ser praticada.

3. Aparentar ser feliz é o mesmo que possuir felicidade?

Uma atividade com foco em introduzir reflexões mentais e sociais. O grande truque para essa dinâmica gerar o efeito desejado é justamente mostrar aos alunos que as aparências enganam muito.

Como fazer?

A prática é praticamente uma conversa. O professor trará uma figura famosa e deverá perguntar aos alunos se ela é feliz ou apenas parece ser. Caso seja possível, o educador ainda pode utilizar uma rede social e procurar a figura desejada, ao passar por suas postagens e afins.

Após deixar os alunos refletirem por um tempo, o professor mostrará os vários problemas que a pessoa famosa provavelmente encara diariamente. Ajudará se ele escolher um famoso que já tenha confirmado ter passado por uma situação difícil. Depois disso, o professor observará a reação dos alunos e poderá abordar conceitos sobre felicidade e afins.

4. Diferenciando conhecimento de informações soltas

Essa atividade tem como objetivo principal causar reflexões no modo de estudar dos alunos e como ele encara o conhecimento. A dinâmica além de proporcionar um diálogo bem íntimo com os estudantes, estes podem acabar por descobrir durante a atividade a forma mais eficiente que absorvem os conhecimentos necessários para suas tarefas.

Como fazer?

O educador deverá mostrar vários temas diferentes, que os alunos já tenham sido ensinados ou apresentados, e indagar o que eles realmente aprenderam sobre aquilo. A partir das respostas, o professor poderá puxar um bate-papo sobre as formas de estudar e mostrar que cada estudante possui suas particularidades e que não é necessário assim copiar os outros. A busca pelo próprio conhecimento é a chave que sustenta a atividade.

5. Como combater doenças?

Para combater as doenças, o professor deve explicar que a melhor maneira é a de se alimentar com alimentos mais saudáveis, lavar as mãos, escovar os dentes, praticar exercícios e sempre ingerir boas quantidades de água durante o dia.

Como fazer a atividade

Para realizar a atividade, o professor deve explicar as principais maneiras de como evitar as doenças e propor um dia de lanches saudáveis, os quais serão interligados com a escovação dentária e a limpeza das mãos. Neste caso, o professor precisa solicitar que cada aluno leve um prato de doce ou salgado preparado com ingredientes saudáveis, no caso de vegetais, legumes, frutas e alguma proteína animal.

Materiais para a atividade

Os materiais que serão utilizados devem ser pratos descartáveis e copos, visto que haverá sucos naturais levados pelos pais dos alunos, e na própria classe será preciso ter uma organização nas mesas para colocar os pratos com os alimentos.

Objetivos para a atividade

A atividade sobre saúde e qualidade de vida, tem como principal objetivo apresentar aos alunos maneiras saudáveis de consumir um alimento, que pode ser ruim ao olhar, mas possui um sabor diferente e gostoso. Além de promover a saúde a cada um deles, haverá a chance de os ver mais interessados nestes tipos de alimentos ao invés dos processados.

6. Brincadeiras que promovem saúde e qualidade de vida

Os professores do ensino fundamental, deverão se juntar para promover uma série de atividades com os alunos que trabalharão o bom funcionamento de seus corpos com relação às atividades físicas. As brincadeiras podem variar desde o bom pega-pega, até atividades como pega-bandeira ou a brincadeira da estátua. 

Como fazer a atividade

Todos os alunos deverão ser reunidos no pátio do colégio para poderem brincar com os colegas de outras salas, e garantir que o dia das brincadeiras seja divertido e sirva como um aprendizado lúdico e interativo não apenas com os alunos, mas com os professores.

Materiais para a atividade

Para estas brincadeiras, os professores devem deixar disponíveis diversos brinquedos ao alcance dos alunos no pátio, como bolas de vôlei, basquete e futebol, bambolês, cordas para brincarem entre os colegas e se divertirem.

Objetivos para a atividade

O foco será o de trabalhar sobre saúde e qualidade de vida aos alunos, que precisam estimular a coordenação motora grossa durante as práticas das atividades físicas, seja por intermédio de corridas no pega-pega ou ao pular corda, os alunos compreenderão que estas brincadeiras são agradáveis de serem realizadas e vão aproveitar o dia na diversão.

7. Alimentos saudáveis

Uma alimentação saudável é o ponto forte para se ter saúde e qualidade de vida, e apresentar este tema aos alunos será necessário para lhes mostrar que pode-se viver mais saudável sem comer tantos alimentos processados.

Como fazer a atividade

Em sala de aula, o professor deverá reunir grupos de alunos que farão uma pesquisa aprofundada sobre os alimentos saudáveis que devem conter especificamente até quanto o ser humano pode ingerir de açúcares e carboidratos, e formas de os trocar por frutas e legumes ou qualquer alimento mais saudável que contenha frutose. Haverá a oportunidade de apresentar em cartolina aos colegas de classe como se fosse uma pequena aula mais aprofundada sobre o tema com a perspectiva de cada um.

Objetivos para a atividade

Ensinar ao aluno sobre saúde e qualidade de vida se tornou um ponto importante ao fundamental, visto que muitos alunos preferem comer algo que contenha mais açúcar e será um forte inimigo no futuro, mas caso haja a conscientização, o aluno poderá repensar melhor sobre o que gosta de comer e o diminuir gradualmente. 

8. Como lavar as mãos corretamente?

O professor de ciências em conjunto do professor de educação física devem explicar aos alunos a forma correta de lavar as mãos, visto que apenas colocá-las abaixo da torneira não eliminará nenhum resquício de microrganismo, que podem variar desde bactérias aos vírus. Estas formas de vida possuem uma camada extra de proteção, e a única maneira de os tirar das mãos é com detergente líquido, que fará a devida remoção de sujeiras juntamente destas bactérias e vírus.

Como fazer a atividade

Os professores deverão juntar o colégio todo para aplicar uma palestra que falará sobre a maneira correta de lavar as mãos, junto de vídeos para os auxiliar a compreender melhor, e outras imagens que mostram o que acontece quando não se lava as mãos da maneira devida.

Objetivos para a atividade

Esta atividade sobre saúde e qualidade de vida é importante para conscientizar os alunos que lavar as mãos apenas com água não será de ajuda alguma, que para estar protegido contra doenças o correto é sempre utilizar detergente ou sabonetes antibacterianos, bem como esfregar devidamente as mãos, por entre os dedos e as unhas que precisam estar limpas. Isto criará um hábito cotidiano na vida desse aluno, que cuidará mais de sua saúde.

9. Escovar os dentes e lavar as mãos

O dia da higiene deverá ser trabalhado com os alunos do ensino fundamental para lhes mostrar um pouco mais sobre como cuidar da saúde e qualidade de vida, algo que se tornou extremamente importante ao longo dos anos nas escolas e deve ocorrer sempre.

Como fazer a atividade

Nesta atividade, o professor responsável pela turma deverá levar os alunos para lavar as mãos antes do café, escovar os dentes após comer, e procurar manter sempre as mãos limpas. Por conta da pandemia, os cuidados na limpeza das mãos se tornou necessário tanto em casa quanto na própria escola, e os alunos deverão manter este hábito.

Objetivos para a atividade

O foco principal da atividade sobre saúde e qualidade de vida é o de ensinar aos alunos a importância de lavar as mãos antes das refeições, escovar os dentes após ingerir alimentos, e sempre às manter higienizadas. Ter os dentes e mãos limpas é um cuidado a mais com a saúde do corpo para gerar qualidade de vida.

Ao fundamentar a ideia de que é necessário possuir uma vida saudável e qualidade de vida, o aluno entenderá melhor esses motivos e se sentirá apto a seguir não somente com as atividades físicas, mas se aprofundará melhor no tema e trabalhará em prol de sua saúde.

Vale lembrar que todas as atividades criadas podem ser utilizadas por qualquer professor, independente da matéria que seja ensinada. O objetivo é justamente aliar conceitos de saúde em todas as disciplinas abordadas durante a trajetória dos estudantes.

Com tudo que foi explicado até aqui, espera-se que tenha ficado claro a importância de cuidar da saúde e da qualidade de vida e como melhorar esses dois fatores. Ensinar isso para os alunos logo no ensino fundamental irá proporcionar mecanismos para eles darem os primeiros passos para adquirir inteligência emocional. Para se manter informado sobre o referente a educação, continue sua aventura nas postagens do site.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.