fbpx
Pular para o conteúdo

5 atividades para trabalhar água no Ensino fundamental I

    5 atividades para trabalhar água no Ensino fundamental I

    As atividades para trabalhar água no ensino fundamental I serão essenciais para auxiliar na conscientização do porquê economizar, quais as formas de fazê-lo, e por qual motivo o ser humano necessita do elemento para sobreviver.

    O que é a água?

    A água é um dos elementos naturais mais importantes que constituem a hidrosfera da Terra, que em “hidro” significa água e “esfera” se refere ao planeta. Ela possui estados físicos e se encontra em rios, mares, lagos, oceanos e nas geleiras.

    O que é a água?
    Fonte/Reprodução: original.

    Este recurso natural é necessário para as principais atividades que um ser humano precise fazer. Desde a economia, até os setores industriais. Por este motivo, é que deve-se criar uma forte compreensão para poupar a água.

    Qual a importância de trabalhar água no fundamental?

    A conscientização gerada causará nos alunos uma visão do futuro, em que pode não haver água ou ocorrer disputas para ver quem terá posse de uma pequena quantia para ingerir.

    O aluno entenderá que, se economizar nos banhos, ao lavar as mãos, escovar os dentes e outras atividades, conseguirá poupar e auxiliará em casa ao explicar estas condições à família.

    Sugestão de atividades com água no fundamental I

    O professor poderá trabalhar sobre a água de diversas maneiras lúdicas e didáticas. É importante garantir que os alunos aprendam sobre a importância deste elemento, e compreendam o porquê de precisar cuidar. Veja:

    Por que se deve lavar frutas?

    Nas atividades para trabalhar água, o professor poderá explicar aos alunos porquê se deve higienizar corretamente frutas e hortaliças. Esta é uma questão que se fortificou nos últimos dois anos por conta da pandemia.

    Como fazer a atividade

    Antes de explicar aos alunos, peça-os para dizerem sobre o porquê da necessidade de lavar frutas e hortaliças antes de comer e preparar. A depender das respostas, complemente-as com o fato de ser a garantia para não contrair bactérias, fungos, vírus e parasitas.

    A higienização completa pode ser feita com cloro sanitário de 2,5% no máximo, ao deixar os alimentos de molho em uma vasilha com água limpa. Este é o método de limpeza mais aconselhado para se fazer em casa.

    Posteriormente, peça-os para escreverem no caderno sobre o que pode ocorrer no organismo humano se não houver a limpeza de frutas, verduras e legumes.

    Materiais para a atividade

    Será necessário do caderno, lápis de escrever e borracha.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades para trabalhar água é ensinar aos alunos a importância de limpar qualquer alimento antes de ingerir. Não se sabe se a fruta caiu no chão, quem passou a mão ou se há algum microrganismo malicioso no alimento.

    Regue plantas

    As atividades para trabalhar água com ensino fundamental precisam ser lúdicas, diferentes e que chamem a atenção dos alunos. Com base nestas informações, o professor poderá propor uma aula didática com regadores e o jardim da escola.

    Como fazer a atividade

    Para esta atividade, o professor precisará levar seus alunos para fora da sala de aula, especificamente ao jardim do colégio. Nesta área, poderá entregar regadores feitos de garrafas de água pet, com furos na tampa para auxiliar na rega das plantas.

    No jardim, peça que os alunos usem o regador para molhar todas as plantas, mas tomarem cuidado para não exagerar e encher a terra com água em abundância. Tal fator causaria problemas nas raízes das plantas, e danificaria a saúde delas.

    Materiais para a atividade

    Regador de garrafa pet feito com furinhos acima da tampa.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é ensinar aos alunos como é o método ideal de realizar a rega das plantas, a depender de suas espécies. É comum que se pense que precisa regá-las de uma mesma maneira, porém, samambaias e cactos nem sempre precisarão de abundância em água.

    Determinadas espécies de flores precisam receber água diariamente, mas com a condição de checar se o solo está seco ou úmido. Se a região permanecer muito úmida, não precisará regá-la e poderá deixá-la para o outro dia.

    Tinta com água

    Para as aulas de artes, o professor poderá ensinar uma técnica completamente diferente aos seus alunos, que consiste em usar água junto de tinta guache para diluir um pouco da cor.

    Como fazer a atividade

    Este é um método utilizado normalmente para aquarela, mas que poderá ser trabalhado em sala de aula com facilidade. Neste caso, o professor solicitará que seus alunos se reúnam em grupos para realizar uma pintura em cartolina.

    Todos farão desenhos livres, portanto, não será necessário fazer formas geométricas, linhas ou a releitura de pinturas famosas. Apenas se os alunos o fizerem por conta própria na atividade proposta.

    Objetivos para a atividade

    As atividades para trabalhar com água nas aulas de artes tem como função ensinar uma técnica diferente. Tal maneira de pintura poderá ser usada para pintar quadros, desenhos em folhas de sulfite, e dependerá apenas do gosto do aluno com relação à tinta precisar ser mais opaca ou não.

    Ensinar esse tipo de técnica auxiliará no aprendizado dos alunos, e garantirá que aprendam maneiras interessantes de colorir seus desenhos. Trabalhar com a alternância entre os lápis de cor e tinta poderão auxiliá-los em momentos que queiram fazer um desenho em casa.

    Preservação da água

    Este é um tema que não é tão comentado quanto deveria nas escolas, mas é um fator que precisa ser mudado durante as atividades para trabalhar água. Explique aos alunos porquê deve-se cuidar dos recursos hídricos.

    Como fazer a atividade

    O professor deverá explicar que, apesar de no planeta Terra ter cerca de 97% de água em sua composição, apenas 3% é água doce.

    Significa ser uma quantia ínfima se compararmos com a água salgada dos mares e oceanos.

    Neste caso, o professor deverá pedir que os alunos escrevam soluções para economizar no consumo de água em casa. Este é um fator que deve ser pontuado, pois os gastos ocorrem por usos inadequados.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades para trabalhar água é ensinar aos alunos que não se deve gastá-la sem necessidade. Principalmente ao fazer atividades simples, como: escovar os dentes, lavar as mãos, lavar a louça, tomar um banho, lavar o quintal e as roupas.

    É possível gastar pouca água com o abrir e fechar da torneira. É um processo fácil, que garantirá um valor menor na conta de água, e economizará no bolso dos pais e será um aprendizado que o aluno levará para toda a vida.

    Transforme a água em gelo

    Esta é uma das atividades para trabalhar água que atrai a atenção dos alunos, por conta de suas mudanças de um estado ao outro. É normal que eles desconheçam esse fator, mas por intermédio deste experimento se facilitará ao entender melhor o que acontece.

    Como fazer a atividade

    O aluno deverá transformar a água em gelo ao colocá-la nas bandejas e inseri-la no congelador. Basta deixar por algumas horas até que esteja um verdadeiro cubinho, que será fotografado por eles.

    Como fazer a atividade
    Fonte/Reprodução: original.

    Posteriormente, deverão colocar estas fotos no Docs ou Word, e pesquisar sobre o porquê de a água se tornar sólida. Eles deverão ler a explicação com atenção, e escrevê-las no documento abaixo das fotografias. Por fim, precisam imprimir e entregar ao professor de ciências para fazer a correção.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades para trabalhar água é ensinar aos alunos que este elemento pode se modificar de uma forma a outra com facilidade. Ele se modifica do sólido para líquido, e gasoso.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *