Atividades pedagógicas

Atividades para o ano inteiro

Oferecemos para você professor vários guias completos contendo atividades para todos os meses do ano. Pesquisas mostram como as escolas podem criar experiências de desenvolvimento profissional poderosos nas crianças. Dessa forma, incluímos exercícios que auxiliam na formação do aluno em temas como profissões e também em outros temas como natureza, ciência, história, saúde, cidadania, religião, dentro outros.

Veja abaixo as atividades de cada mês:

Atividades para o mês de março

O mês de março é o terceiro mês do ano, com 31 dias. E aqui, apresentamos diversas opções de atividades completas de acordo com os dias do mês. Uma curiosidade interessante, é que na Rússia até o século XV, o ano era iniciado no dia 1º de março. Ressaltamos que além disso, o mês de março contém outras datas curiosas a serem trabalhadas como dia da Criação da Casa da Moeda do Brasil.

Os exercícios propostos são estruturados para desenvolver o pensamento e o desempenho superior dos alunos. Assim, as 49 atividades podem ser trabalhadas de maneira cronológica e contextualizada, permitindo diferentes ações e possibilidades para o professor e sua turma.

Incluímos práticas como reciclagem, música, teatro, feiras, colagem, passeio, cinema, debate, brincadeiras, atividades investigativas e muito mais.  As atividades seguem uma metodologia estruturada, sempre com enfoque no aprendizado e uso social dos gêneros textuais, mas podem e devem ser adaptadas de acordo com a realidade da escola e necessidade dos alunos,  de acordo com os estudos de Tonholo (2013) e Silva (2017), que esclarecem que utilizar as datas comemorativas como ferramenta pedagógica é uma realidade no ambiente escolar que necessita, de um planejamento rigoroso e do trabalho com a interdisciplinaridade.   

Por essa razão, as atividades desenvolvidas neste e-book seguem as orientações dos trabalhos científicos, levando em consideração uma visão metodológica para o desenvolvimento do aluno, trazendo as datas comemorativas em diferentes disciplinas escolares.

Talvez você se interesse por

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *