fbpx
Pular para o conteúdo

5 atividades para fazer na biblioteca: educação infantil

    5 atividades para fazer na biblioteca educação infantil

    As atividades para fazer na biblioteca serão realizadas com crianças pequenas, que poderão ler livros, fazer histórias ou até mesmo escutá-las a depender dos métodos a serem utilizados pelo professor durante as aulas.

    O que é uma biblioteca?

    A biblioteca é um ambiente repleto de estantes com livros de gêneros, tamanhos, pesos e cores diferentes. Cada um trata de conteúdos distintos, que podem variar entre ficção, romance, comédia, fantasia, drama, terror, suspense ou aventura.

    O que é uma biblioteca
    Fonte/Reprodução: original

    Há outras categorias de livros que se encaixam nos universitários. Estes servem especificamente para pesquisas ou estudos, com seus conteúdos mais técnicos e precisos aos estudantes.

    Quais atividades para fazer na biblioteca?

    O professor poderá trabalhar com história em quadrinho, conto de histórias, contar a história de um livro, ou simplesmente instigar a leitura dos pequenos com gibis e livros com gravuras lúdicas.

    Quais atividades para fazer na biblioteca
    Fonte/Reprodução: original

    Será importante trabalhar a leitura com as crianças, pois terão praticidade em aprender o conteúdo, e aprenderão novas palavras na leitura de gibis e livros que possuem uma diversidade de conteúdo para ampliar o vocabulário dos pequenos.

    Sugestão de atividades na biblioteca

    O professor poderá conferir 5 atividades para fazer na biblioteca com as crianças do ensino infantil. Terá a oportunidade de trabalhar com algumas recomendações de livros para usar com os pequenos durante as aulas. Veja:

    Contos das histórias das Princesas da Disney

    O professor poderá trabalhar com os contos das histórias das princesas da Disney que se encontra pelo YouTube, e está disponível em uma playlist completa para as crianças conhecerem-nas.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o professor poderá reproduzir em seu dispositivo móvel os contos das princesas. Será necessário que as crianças fiquem em silêncio para escutarem com facilidade e clareza toda a história.
    Este método de aula servirá para apresentar às crianças um pouco sobre os contos das princesas, e suas aventuras em busca de serem felizes e longe de suas madrastas ou ameaças.

    Materiais para a atividade

    Celular para reproduzir os vídeos do canal Disney Brasil.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades para fazer na biblioteca, é mostrar para os pequenos um método diferente de conhecer a história de um livro ou filme. Os breves contos das princesas são ricos em história, e apresentam resumidamente o que acontece nos filmes.

    Eles poderão imaginar cenários conforme os acontecimentos mencionados em toda a narrativa. Este é outro método de aprendizado que trabalhará com a criatividade das crianças.

    Crie uma história em quadrinhos

    As histórias em quadrinhos podem ser feitas de muitas formas, e dentre elas e a mais legal é com bonecos de sorvete. Cada quadro poderá conter uma ação específica, que represente o personagem da história.

    Como fazer a atividade

    O aluno aprenderá que com suas idas à biblioteca, histórias podem ser contadas de muitas formas, e dentre elas, em HQs. Neste caso, o professor poderá solicitar que as crianças façam uma história breve sobre um personagem escolhido por eles, e tenha diálogos.

    Será trabalhado nesta atividade a linguagem escrita. Deixe que as crianças escrevam da maneira que sabem, pois, aprenderão gradualmente a maneira ideal de usar as palavras e ampliarão o vocabulário por conta própria.

    Materiais para a atividade

    Caderno de desenho, lápis e borracha.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades para fazer na biblioteca, é ensinar as crianças que se pode criar uma história diferente apenas com personagens feitos de palito de sorvete. Eles ilustrarão a folha, e terão um papel importante a desempenhar na historinha das crianças.

    O professor apenas observará as crianças realizarem a atividade, de modo que possa avaliá-los por seus feitos na classe em outro momento. Quando for possível, poderá conferir suas histórias, e como eles escrevem, se tem dificuldades ou facilidade em determinados aspectos.

    O Gênio do Crime

    Este é um livro escrito pelo autor brasileiro João Carlos Marinho, e conta sobre quatro crianças que auxiliam um dono de uma fábrica de figurinhas, a encontrar um homem que falsificava as figuras de futebol mais raras.

    Como fazer a atividade

    Do lado externo da biblioteca, o professor fará a leitura do livro para as crianças que desejarão saber tudo o que acontecerá com a turma de Gordo e Edmundo. Isto porque há muito mistério e excelente suspense, que deixa o leitor de cabelos em pé.

    Este livro é ideal para ler com crianças pequenas, porque despertará nelas o interesse de ler livros de outros temas similares, e começarão a iniciar a vida literária. É muito importante trabalhar com este fator nos pequenos durante a etapa de aprendizagem.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades para fazer na biblioteca com as crianças, é despertar nelas o interesse pela leitura de outros conteúdos baseados no livro em que o professor contou a história.

    Além de todos esses fatores, as crianças terão a oportunidade de conhecer um dos melhores livros escritos por um autor brasileiro. O conteúdo da história é rico em detalhes, e o mistério inserido na história deixa as crianças com frio na barriga só de imaginar o que pode acontecer com o grupo de amigos.

    Diário de um Banana

    Este é um livro escrito pelo autor Jeff Kinney, e conta as trapalhadas protagonizadas por Greg e sua família. Crianças acima de 7 anos poderão realizar a leitura dos livros na biblioteca da escola.

    Como fazer a atividade

    Estes livros deverão estar distribuídos na mesa para as crianças escolherem qual deles farão a leitura. Todos terão a oportunidade de ler e revezar, pois, são mais de 10 volumes e a leitura é descomplicada.

    Isto porque os livros de Jeff Kinney possuem muitas gravuras que representam os acontecimentos na vida de Greg. A leitura será estimulada por intermédio de piadas compreensíveis, e as crianças conhecerão outro método de leitura.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades para fazer na biblioteca, é ensinar as crianças que se pode ler outros tipos de livros que contem a história de maneira diferente. Neste caso, não da forma tradicional sem figuras, mas com muitas gravuras que representem o personagem simples e feito como boneco de palito.

    O conteúdo do livro garantirá boas risadas aos pequenos, e proporcionarão um momento de leitura agradável para alunos e professores no interior da biblioteca.

    Leitura de gibis

    A leitura de gibis facilita na assimilação da linguagem escrita, e as crianças conhecerão outro método de se comunicar. Além de aprenderem mais sobre como se escreve determinadas palavras, e como se pode usá-las.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o professor levará as crianças para a biblioteca e acima da mesa deve conter diversos gibis. Dentre eles o da Turma da Mônica que participa da leitura de crianças desde a sua primeira aparição anos atrás.

    O professor deverá fazer uma roda de leitura para contar a história para as crianças, se todas forem muito novas. Caso contrário, poderá deixá-las lerem por conta própria.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades para fazer na biblioteca, é ensinar as crianças que se pode conversar por intermédio de outros métodos de linguagem. Neste caso, a escrita que faz parte do cotidiano de muitas pessoas.

    As crianças aprenderão sobre o que significa os balões de diálogo, observarão expressões dos personagens, e entenderão toda a história ao fazer uma leitura simples acerca do conteúdo apresentado.

    Se você gostou de nosso artigo sobre atividades para fazer na biblioteca, recomendamos que permaneça no Pedagogia Ao Pé Da Letra para conhecer outros artigos!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *