fbpx

Atividades sobre o Natal 2022 para crianças de 3 a 5 anos

Atividades sobre o Natal para crianças de 3 a 5 anos

As atividades a respeito do natal de 2022 para crianças de 3 a 5 anos podem ser trabalhadas tanto em casa, na companhia dos pais quanto na escola junto dos professores e outros colegas, para poderem aprender novas atividades lúdicas sobre o natal e conseguir confeccionar novos brinquedos ou somente pintar desenhos para treinar a coordenação motora.

Como explicar o natal para crianças de 3 a 5 anos?

Para explicar o real significado do natal para as crianças de 3 a 5 anos, o professor poderá contar histórias sobre os ensinamentos de Jesus às crianças, e o motivo pelo qual era sempre mencionado para se perdoar as pessoas pelos seus atos.

O professor ainda pode acrescentar outras histórias de maneira lúdica, para as crianças poderem compreender e saber que o natal é muito mais do que apenas uma época de confraternização com a presença de familiares. É um período onde se demonstra mais o amor e a compaixão pelo próximo.

Neste caso, o professor pode explicar o motivo para amar o próximo e porquê é um ato singelo e deve ser ensinado para as crianças desde bem pequenas, assim como pensar sempre no próximo e procurar se colocar no lugar da pessoa. A empatia é um dos principais focos para os pequenos compreenderem durante as aulas.

O que trabalhar de atividades sobre o natal para crianças de 3 a 5 anos

As atividades sobre o natal de 2022 para crianças de 3 a 5 anos, podem envolver a confecção de enfeites para a árvore de natal, uma árvore de natal feita de feltro ou atividades que envolvam artes, para as crianças desenvolverem a coordenação motora fina com precisão.

Em casa, os pais podem realizar a produção de garrafas sensoriais natalinas, com muito brilho e cores chamativas para as crianças se distraírem e brincarem com o objeto recém-criado, seja realmente por sua tonalidade diferente ou pela sonorização de cada item acrescentado, por exemplo.

Sugestões de atividades sobre o natal para crianças de 3 a 5 anos

Na escola ou até em casa, é possível realizar uma variedade de atividades sobre o natal para crianças de 3 a 5 anos, que podem variar desde a confecção de árvores de natal ou realizar a pintura de desenhos com renas, papai noel e até duendes de natal. As atividades devem ser lúdicas para entreter os pequenos, dessa maneira eles sentirão prazer de aprender enquanto produzem.

Garrafa sensorial de natal

Para a garrafa sensorial de natal, o professor pode fazer a utilização de garrafas pet que não estão em uso para criar garrafas sensoriais aos alunos. Pode-se recorrer aos enfeites de natal postos nas árvores para chamar a atenção das crianças pelo som ou cores fortes e brilhantes.

Deixá-las explorar os sons ao mesmo tempo que seguram a garrafa será importante para auxiliar na mobilidade das crianças, que também poderão aprender a identificar uma variedade de barulhos distintos gerados por cada objeto na garrafa.

Caso os pais sintam vontade de realizar tal atividade, poderão reunir itens que se encontram em casa para acrescentar na garrafa e decorar com papéis laminados nas cores verde, vermelho e dourado.

Árvore de natal Montessori

Através dos métodos de Maria Montessori, a produção da árvore de natal Montessori proporcionará uma variedade de possibilidades de exploração aos pequenos, e claro, será possível auxiliá-los a desenvolver a cognição e coordenação motora grossa e fina.

Em casa, os pais podem deixar uma pequena árvore de natal disponível com uma série de enfeites coloridos, como bolas de natal, estrelinhas, pinhas e sinos de natal. Convide a criança para montar a árvore por conta própria, porque esta é a estratégia do método Montessori.

As crianças fazem por conta própria para haver maior autonomia, concentração e compreensão de todos os movimentos realizados durante a montagem da árvore de natal. Os pais podem observar e explicar vez ou outra, mas não interferir na atividade feita pela criança.

Pintar os desenhos

Para trabalhar com a coordenação motora fina com excelência, as crianças poderão colorir desenhos sobre o natal com lápis de cor, canetinha ou giz de cera e caso o professor opte, poderão até mesmo realizar colagens com papéis coloridos para trazer uma cara nova aos desenhos.

Atividades sobre o Natal para crianças de 3 a 5 anos (2)
Fonte/Reprodução: original

A árvore de natal é a principal atração do mês de dezembro para todas as famílias, portanto, convide os alunos para pintar este desenho ou realizar colagens que serão essenciais para descobrir novas texturas.

Atividades sobre o Natal para crianças de 3 a 5 anos (3)
Fonte/Reprodução: original

O doce de natal poderá ser decorado com fitas coloridas nas cores que os pequenos considerarem interessantes para este momento, e o professor deverá participar da atividade para mostrar como utilizar materiais diferentes, como a cola e recortes finos de papel laminado.

Atividades sobre o Natal para crianças de 3 a 5 anos (4)
Fonte/Reprodução: original

O professor poderá explicar sobre a função de cada Rena na época de natal, que auxilia o papai noel a transportar os presentes em seu trenó para todas as crianças do mundo. Peça às crianças colorirem o nariz da rena com vermelho de canetinha, giz de cera ou lápis de cor.

Caixa surpresa

Nesta caixa, que deve ser montada pelo professor ou pelos pais, deve conter objetos distintos que refletem especificamente o natal para as crianças brincarem e conhecerem itens novos enquanto aprendem. 

A caixa surpresa pode conter estrelinhas, pompons, pinhas, bolas de natal e outros objetos coloridos para atrair a atenção dos pequenos, de modo que sintam curiosidade de pegar algo da caixa que será analisada e observada com atenção. Normalmente crianças de 3 a 5 anos conseguem dar sentido aos objetos por conta própria, portanto, o professor pode deixá-los brincarem entre si.

O objetivo central da atividade é estimular os sentidos, torná-los mais aguçados e fazer as crianças utilizarem a criatividade e imaginação para brincarem de diversas maneiras com os itens disponibilizados na caixa, além de poderem trocar com os coleguinhas.

Músicas natalinas

As atividades sobre o natal para crianças de 3 a 5 anos, podem ser feitas através de canções natalinas lúdicas, que estimulem a linguagem oral dos pequenos para aprenderem novas palavras e memorizarem sons. As músicas podem ajudá-los em rimas e conseguir compreender outros símbolos e significados importantes para esta época.

Uma das músicas mais famosas e adoradas para cantar durante o natal, seria Noite Feliz, o professor deve se juntar às crianças em uma roda para que desta maneira escutem a música e passem a cantar um pouco da canção, além de o professor observar atentamente cada criança que tenta reproduzir as palavras ou ainda sente alguma dificuldade nesta questão.

Bate o Sino Pequenino, é uma canção simbólica que remete aos contos sobre o nascimento de Jesus e dessa maneira, o professor poderá cantar a música com as crianças e procurar contar a história sobre como ocorreu o nascimento do menino Jesus.

As atividades sobre o natal para crianças de 3 a 5 anos, podem ser feitas tanto em casa quanto na escolinha na companhia de professores e educadores. As propostas de atividades auxiliarão diretamente em fatores que devem ser trabalhados diariamente para o desenvolvimento correto e ideal de todas as crianças presentes no jardim de infância.

Por fim, deixá-las brincarem por conta própria ao realizar as atividades se adéquam especificamente com os ensinamentos do método de Montessori, ao dar liberdade das crianças de realizarem as atividades por conta própria apenas com supervisão de adultos nesses momentos, para dar-lhes total autonomia no desenvolvimento dos sentidos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *