fbpx

5 Atividades sobre masculino e feminino para educação infantil

Atividades sobre masculino e feminino para educação infantil
Avalie!

Trabalhar com atividades sobre masculino e feminino para educação infantil, deve ser feita com calma e inserir o tema gradualmente aos alunos, porque existem termos que podem ser confusos e dessa maneira impedirá que consigam compreender e aprender a diferença do substantivo masculino para o feminino. 

Através de boas explicações será possível observar quem entende ou quem sente ainda certa dificuldade, além de perguntar aos alunos se conseguiram notar a diferença de uma palavra masculina para outra feminina.

O que é masculino e feminino?

A língua portuguesa conta com muitas regras gramaticais e uma delas trata-se apenas do gênero de um substantivo que pode ser masculino ou feminino e se define pelo masculino o artigo com final O e feminino o substantivo que carrega consigo o artigo A.

Neste sentido, o substantivo serve para mostrar o nome de seres vivos e o gênero se relaciona especificamente com o sexo de um animal ou pessoa, por exemplo: menino é masculino e menina é feminino, no caso de animais pode-se notar a diferença ao pronunciar a palavra gato ou gata.

Atividades sobre masculino e feminino para educação infantil (2)
Fonte/Reprodução: original

Existem os chamados substantivos uniformes, nomes de seres vivos que contém apenas uma nomenclatura que identifica tanto o sexo masculino quanto o feminino, classificados em epicenos que mostram o nome de determinados animais, por exemplo: o crocodilo fêmea e o crocodilo macho.

Dessa maneira, o professor poderá explicar de modo lúdico o que são os substantivos masculinos e femininos, o modo de usar e como interfere na forma de escrever e dialogar entre outras pessoas. 

Como trabalhar atividades sobre masculino e feminino para educação infantil

O professor poderá inserir atividades sobre masculino e feminino aos alunos de uma maneira lúdica e compreensível, porque dessa maneira se tornará um aprendizado proveitoso aos alunos e o professor que estará atento às dificuldades de cada aluno. 

Será possível trabalhar com atividades para relacionar palavras escritas em substantivo masculino e feminino, assinalar alternativas que contenham estes substantivos ou até mesmo trabalhar apenas com a reprodução oral do masculino e feminino, porque será mais fácil e compreensível aos alunos as diferenças de ambos e como devem ser utilizadas.

Atividades sobre masculino e feminino para educação infantil (3)
Fonte/Reprodução: original

Atividades que tenham como foco a escrita dos substantivos masculinos e femininos serão de grande ajuda aos alunos que poderão treinar e aprender a usá-los de maneira correta, de acordo com as explicações do professor. Será possível, inclusive, perguntar de modo oral o que cada um conseguiu compreender desta atividade e se sentiram dificuldades, porque o professor conseguirá trabalhar onde os alunos mais sentiram dúvidas e auxiliá-los a assimilar o conteúdo.

Sugestões de atividades sobre masculino e feminino para educação infantil

A partir desta matéria a ser trabalhada em sala de aula, o professor poderá ter ideias através de sugestões de atividades que serão grandes aliadas do aluno ao aprender este conteúdo de maneira simples e descomplicada. 

Será possível que o professor faça uso constante de atividades que contenham frases a serem lidas para o aluno marcar o feminino e masculino, escrever respostas que sejam justificativas do porquê de chegar àquele resultado, além de realizar a escrita de substantivos masculinos e femininos de acordo com o que aprendeu em sala de aula.

1. Escreva os substantivos masculinos e femininos

O professor deve explicar que nesta atividade os alunos deverão escrever os substantivos masculinos e femininos que conhecem, além de tentarem lembrar de outros substantivos que se adéquem a este contexto.

Como fazer a atividade

Através das explicações do professor que precisam ser compreensíveis aos alunos, estes deverão apenas escrever o nome de alguns substantivos que sejam femininos ou masculinos no caderno. O professor pode solicitar 5 substantivos femininos e 5 masculinos a serem escritos nesta atividade.

Materiais para a atividade

Lápis, borracha e caderno.

Objetivos para a atividade

Esta atividade tem como principal foco trabalhar com a compreensão dos alunos sobre o tema proposto, além de mostrar que muitas palavras que possuem um término com a letra A, não necessariamente será um substantivo feminino, como é o caso da palavra pijama.

2. Dê o feminino

Esta atividade será específica porque trabalhará somente com o substantivo feminino das palavras, e o professor poderá exemplificar na lousa sobre algumas palavras femininas para os alunos entenderem melhor.

Como fazer a atividade

A partir do momento em que o professor realizar sua explicação, os alunos deverão escrever apenas os substantivos femininos no caderno, que vão desde nomes próprios, até objetos, brinquedos e animais. 

Objetivos para a atividade

Com foco total em ensinar os alunos a diferenciarem os substantivos femininos do masculino através da escrita, que fortalece o conhecimento e memorização dos alunos sobre estes exercícios aplicados. Desta maneira, o aluno passa a ter maior atenção sobre o que o professor ensinou e deixará de ter dúvidas.

3. Diferencie masculino de feminino

O professor deverá passar algumas palavras que sejam masculinas e outras femininas, para o aluno poder fazer a devida diferenciação através do caderno.

Masculino vs Feminino

Como fazer a atividade

Será necessário que o aluno observe os substantivos escritos na lousa pelo professor para poder realizar a diferenciação de um para o outro, além de poder observar que determinadas palavras possuem uma diferença ao escrever que seria o caso de pijama, que é um substantivo tanto masculino quanto feminino.

Objetivos para a atividade

Inserir novas palavras para os alunos conhecerem, aprenderem a realizar a devida observação e memorizá-las para não se esquecer dessas informações ao redigir um texto ou apenas conversar com as pessoas.

4. Escreva nomes próprios femininos e masculinos

Através do ditado de palavras feito pelo professor, o aluno poderá ouvir a palavra falada, compreender e entender a maneira com a qual é pronunciada, além de anotar todas as palavras.

Como fazer a atividade

Esta atividade será feita através de um ditado realizado pelo professor sobre substantivos femininos e masculinos, e requer que os alunos ouçam com atenção para anotar no caderno. 

Objetivos para a atividade

Trabalhar com a audição, compreensão e entendimento de cada palavra, além de aprender como as escrever corretamente por meio do ditado.

5. Escreva a espécie dos animais

A última sugestão será ideal para trabalhar com o conhecimento dos alunos sobre os animais e seus nomes diferentes e podem conter tanto o substantivo feminino quanto masculino em sua composição.

Como fazer a atividade

O aluno deverá anotar em seu caderno todos os substantivos femininos e masculinos de nomes de animais, seja de gatos, cachorros, lobos ou leões. Além de notar que os substantivos uniformes se referem às mesmas espécies e muda somente seu gênero.

Objetivos para a atividade

Nesta atividade em especial, o aluno poderá ter a chance de relembrar nomes de animais, além de fazer a devida diferenciação e explicar caso recorra ao substantivo uniforme para baleias, hienas, cavalos ou camelos. Esta atividade é um teste para o professor ter noção se o aluno, de fato, compreendeu a aula ou se ainda possui alguma dúvida.

Por fim, as atividades sobre substantivo masculino e feminino precisam ser trabalhados em sala de aula com os alunos, para poderem compreender perfeitamente o tema e entenderem que nos textos não pode haver erros com esta categoria de substantivo. Será fortalecida a memorização de todos através destas atividades feitas várias vezes, para o aluno evitar usar somente a famosa “decoreba” que não ajuda e não garantirá ter, de fato, aprendido o tema.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.