fbpx

Atividades sobre letras maiúsculas e minúsculas

Atividades sobre letras maiúsculas e minúsculas
5/5 - (1 avaliações)

As atividades sobre letras maiúsculas e minúsculas devem ser inseridas no ensino fundamental I, para que todos os alunos possam ter total conhecimento e entendimento da importância de saber diferenciá-las durante a escrita de textos, para trabalhos e pesquisas que os professores costumam solicitar em sala de aula.

Por que trabalhar atividades sobre letras maiúsculas e minúsculas?

A introdução de atividades com letras maiúsculas e minúsculas na educação se tornou um dos principais pontos a serem discutidos entre os professores, porque o tema por mais que seja simples pode causar confusão entre os alunos com determinadas palavras. 

Certas letras maiúsculas aparecem sempre no início de períodos, em nomes próprios, títulos, nome de disciplinas, logradouros e em citações. Dessa maneira, o professor deverá especificar sobre estes termos sobre estes itens aos alunos em sala de aula.

Atividades sobre letras maiúsculas e minúsculas (2)
Fonte/Reprodução: original

Letras minúsculas estão presentes sempre em todas as palavras após o início de um período, porque não haverá necessidade de escrever com letra maiúscula o texto todo. Somente será necessário alterar quando surgir nomes de países e outros nomes próprios, e em outras palavras, estas letras surgem após os dois pontos, ponto e vírgula, vírgula. 

Neste caso, o professor deverá mostrar que em todo começo de período a letra é maiúscula, ou seja, após o ponto final e noutros casos sinais de exclamação e interrogação, as letras devem ser maiúsculas e não minúsculas ao contrário do que alguns podem imaginar.

Como trabalhar atividades sobre letras maiúsculas e minúsculas?

O professor deverá introduzir alguns textos que faltam palavras em início de períodos para que os alunos possam ler e procurar acrescentar da maneira correta as letras nos espaços. Este tipo de atividade ajuda no trabalho de introdução das atividades sobre letras maiúsculas e minúsculas.

Atividades sobre letras maiúsculas e minúsculas (3)
Fonte/Reprodução: original

O professor pode inserir a escrita de frases com nomes próprios de pessoas, países, estados ou cidades para os alunos produzirem em sala de aula e fazerem algumas observações que serão perguntadas pelo professor, se cada um presente na sala chegou a alguma resposta do porquê é importante se atentar ao usar letras maiúsculas corretamente e o que pode ocorrer ao usá-la de modo errado.

Posteriormente, deverá perguntar aos alunos quais palavras são escritas em maiúsculo e quais somente aparecem em minúsculo, para que o professor possa compreender que os alunos conseguiram entender corretamente a função de letras maiúsculas e minúsculas e como deverão fazer seu uso durante a produção de textos e escrever trabalhos solicitados pelo professor.

Lista de atividades sobre letras maiúsculas e minúsculas

Atividades sobre letras maiúsculas e minúsculas devem ser trabalhadas em aulas de português, para que os alunos tenham total compreensão das palavras, conheçam outras e entendam que as atividades serão importantes para o conhecimento geral e aprendizado ao produzir textos e até para enviar um e-mail.

Produção de texto

Normalmente, as produções de texto ocorrem após a leitura completa de algum texto feito pelo professor e, através da interpretação das informações, será necessário que o aluno redija um texto.

Como fazer a atividade

O aluno deverá ler um texto escolhido pelo professor para poder interpretar e realizar uma produção de textual, sem se esquecer de usar letras maiúsculas e minúsculas.

Materiais para a atividade

Apenas o texto, caderno, caneta ou lápis e borracha.

Objetivos para a atividade

O professor deve trabalhar especificamente com atividades sobre letras maiúsculas e minúsculas, mas sem esquecer de que os alunos devem conhecer a diferença entre ambas e fazê-los trabalhar com estas informações no texto.

Envio de e-mails

Uma das atividades sobre letras maiúsculas e minúsculas, seria o envio de e-mails que podem ser treinados com os alunos na sala de informática. O professor deverá disponibilizar seu endereço eletrônico para que os alunos redijam um texto com as normas corretas e façam o envio para que o professor consiga ler todos com calma.

Como fazer a atividade

Na sala de informática, o professor deverá deixar anotado seu endereço de e-mail para os alunos enviarem e-mails, a fim de observar se há dificuldades na escrita de algum aluno na sala ou se todos conseguiram compreender o uso correto de letras maiúsculas e minúsculas.

Objetivos para a atividade

Os alunos devem aprender a ler com calma o texto que escrevem, conferir se tudo está correto para ter uma noção amplificada do tema proposto para ser trabalhado na sala de informática. Eles poderão pesquisar na internet se algumas palavras se escrevem, de fato, com letra maiúscula ou minúscula.

Escrever uma carta

Este é um dos modos mais antigos de comunicação entre as pessoas, principalmente antes de existir internet todos se comunicavam por intermédio de cartas e tudo mudou através da globalização. O professor poderá introduzir este assunto aos alunos para compreenderem melhor a importância de escrever cartas como um hobby.

Como fazer a atividade

O aluno deverá escrever uma carta através da folha de caderno e com caneta esferográfica azul ou preta. Não há um tema específico, o aluno poderá escrever esta carta para amigos e familiares.

Objetivos para a atividade

Fazer com que os alunos compreendam que o uso da norma culta é importante, além de conhecer melhor como se escreve a carta que deve constar com apresentação e data.

Resumo de histórias

O professor poderá sugerir que os alunos façam a leitura de livros presentes na biblioteca e que seja de poucas palavras, porque será feita a análise textual dos resumos pelo professor.

Como fazer a atividade

Através de livros mais curtos, o aluno deverá fazer um resumo com base naquilo que leu e fazer o uso correto de letras maiúsculas e minúsculas.

Objetivos para a atividade

As atividades sobre letras maiúsculas e minúsculas possuem um foco principal: estimular a escrita correta dos alunos ao lerem histórias para ampliarem seu vocabulário, escreverem melhor e com total gosto com relação a este tema em específico.

Redação

Escrever uma redação exige um tema, e o professor deverá escrever na lousa o que será feito para que os alunos consigam se localizar da maneira correta durante a produção desta redação em específico.

Como fazer a atividade

O professor poderá propor o tema sobre “Cartas e as mudanças ao longo dos anos”, e dar uma breve explicação sobre este tema para que os alunos consigam ter uma base em que pesquisar durante a produção da redação, que deverá ser no máximo de 25 linhas.

Objetivos para a atividade 

Nesta atividade, o aluno deverá fazer total proveito das informações disponibilizadas pelo professor ao redigir o texto da redação, de modo que tenha atenção ao escrever porque não poderá conter nenhum erro sobre letras maiúsculas e minúsculas. Portanto, se o aluno sentir qualquer dificuldade deverá perguntar ao professor para saná-las, e prosseguir com a escrita até chegar na linha limite.

Por fim, as atividades sobre letras maiúsculas e minúsculas devem ser feitas para que os alunos possam ter maior noção sobre algumas palavras que podem ser escritas minúsculas e maiúsculas em outras situações durante os textos. É importante que todos os alunos compreendam a importância de fazer o uso correto da gramática em textos formais para serem entregues em trabalhos de pesquisa da escola.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.