fbpx

Atividades com a letra C para a educação infantil

Atividades com a letra c para a educação infantil CAPA
5/5 - (1 avaliações)

Trabalhar com a educação infantil é de suma importância para o desenvolvimento geral das crianças e nada melhor do que trabalhar com as letras do alfabeto que, nesse caso em especial, será falado sobre a letra C e as atividades educativas a serem trabalhadas com os pequenos com a sua inicial. 

Como trabalhar a letra C na educação infantil?

Para trabalhar a letra C na educação infantil, é necessário que seja chamada a atenção das crianças por meio da apresentação de palavras como casa e cachorro, ambas as palavras que contam com o C como a sua letra inicial.

Atividades-com-a-letra-c-para-a-educacao-infantil
Fonte/Reprodução: original

Faça a realização de leitura de livros e procure dar ênfase em palavras que comecem com a letra C, assim como a inclusão de músicas sobre palavras com a letra C na aprendizagem das crianças e também os ensinar sobre a família silábica do C que, nesse caso, seria o CA, CE, CI, CO e o CU.

Que começa com a sílaba C? 

Assim como as demais 26 letras presentes no alfabeto, a letra C conta uma grande quantidade de palavras e cabe ao professor fazer a escolha ideal de palavras para serem trabalhadas na educação infantil.

Saiba aqui quais são os tipos de palavras com C que podem ser trabalhadas em atividades com a letra C para a educação infantil.

Palavras com a letra C que remetem às emoções e sentimentos 

São importantes de serem trabalhadas, palavras com a letra C que remetem às emoções e sentimentos como calma, caridade, carinho, confiança, coragem e entre outros, uma vez que, por meio da apresentação de emoções e sentimentos iniciados com a letra C, as crianças podem aprender, além de novas palavras com o C como a sua inicial, como as emoções e os sentimentos estão presentes ao seu redor com a breve e didática explicação dada pelo professor.

Palavras com a letra C que remetem à animais

Os animais são seres que costumeiramente chamam a atenção das crianças e nada melhor do que trabalhar com palavras com a letra C que remetem à animais como, por exemplo, o cachorro, considerado como o melhor amigo do homem; a cegonha, a cobra, o camelo e entre outros animais que podem ser encontrados especialmente na natureza.

Com isso, as crianças acabam por conhecer uma grande variedade de diferentes animais os quais elas antes não conheciam.

Palavras com a letra C que remetem à objetos

Sem sombra de dúvidas, as crianças são consideradas como seres demasiadamente curiosos ao ponto de pegarem uma grande variedade de objetos em sua casa e até mesmo na sala de aula, os quais, em sua maioria, são de tamanho perigo.

Para isso, é possível que sejam trabalhadas palavras com a letra C que remetem à objetos como colher  e entre outros e, além disso, apresentar as duas funcionalidades e os seus perigos para os pequenos.

Qual é a origem da letra C?

Anteriormente, a letra C era representada pela letra G por conta dos etruscos, os quais não usavam consoantes em suas palavras. Em relação aos romanos, eles usavam a letra C para que, assim, fosse possível a demonstração da letra K e da letra G. 

Curiosamente, é afirmado, ou melhor, defendido por determinados estudiosos antigos que a letra C era a representação de um camelo.

Atividades com a letra C para a educação infantil 

Existe uma grande variedade de atividades com a letra C para serem trabalhadas na educação infantil e cabe ao educador fazer a escolha ideal para as suas crianças.

Com isso em mente, apresentamos algumas atividades com a letra C para serem trabalhadas na educação infantil como uma forma de ajudá-lo a fazer a escolha ideal para ensinar as crianças de um modo divertido sobre a letra C.

Ciranda Cirandinha

Considera-se a Ciranda Cirandinha como uma atividade de tamanha diversão a ser trabalhada com as crianças para elas aprenderem e também mostrem os seus conhecimentos sobre as palavras iniciadas com a letra C.

Como fazer a atividade de Ciranda Cirandinha?

Para fazer a atividade Ciranda Cirandinha, é necessário que o professor reúna todas as crianças em círculo ao segurarem as mãos umas das outras. Com isso, o professor precisa dizer uma palavra com a letra C e, em seguida, um pequeno escolhido por ele deve dizer uma palavra com a letra C e assim por diante.

Não é necessário ser usado nenhum tipo de material para a atividade Ciranda Cirandinha.

O objetivo da atividade Ciranda Cirandinha é para que as crianças possam conhecer e memorizar as novas palavras aprendidas na brincadeira, as quais elas estão livres para perguntar ao professor sobre os seus significados.

Caça ao Tesouro

Brincar de Caça ao Tesouro é considerada como uma atividade de tamanha diversão a ser trabalhada com as crianças pelo fato de ajudar no desenvolvimento de sua coordenação motora.

Como fazer a atividade de Caça ao Tesouro?

Para fazer a atividade Caça ao Tesouro, é necessário que o professor esconda objetos com a letra C em determinados lugares para que as crianças possam encontrá-los e, assim, digam qual foi o objeto encontrado para o professor e as demais crianças para que todos saibam, qual é o nome do objeto.

Os objetos escondidos pelo professor devem conter o C como a sua letra inicial.

O objetivo da atividade Caça ao Tesouro é que as crianças ajudem umas as outras a acharem todos os objetos escondidos do tesouro do professor.

Caixa de Surpresas

Essa é também considerada como uma atividade de tamanha diversão a ser trabalhada com as crianças por ser capaz de instigar a criatividade e a imaginação das crianças.

Como fazer a atividade de Caixa de Surpresas?

Para fazer a atividade Caixa de Surpresas, o professor deve separar uma caixa que contenha objetos com a letra C para que as crianças possam colocar a mão e tentar adivinhar pelo toque.

Atividades-com-a-letra-c-para-a-educacao-infantil-2
Fonte/Reprodução: original

Os materiais usados para a atividade Caixa de Surpresas são uma caixa de surpresas que contém em seu interior, objetos que tenham a inicial C em seus nomes.

O objetivo da atividade Caixa de Surpresas é a instigação da criatividade e imaginação das crianças que, sem sombra de dúvidas, farão de tudo para adivinhar o que tem na caixa de surpresas.

Criação de Histórias

Considera-se a Criação de Histórias como uma atividade de tamanha diversão a ser trabalhada com as crianças pelo fato de que ela instiga a criatividade e a imaginação dos pequenos.

Como fazer a atividade de Criação de Histórias?

Para fazer a atividade Criação de Histórias, o professor será o auxiliador para a criação de uma história que pode ser feita em conjunto com as crianças, as quais estão livres para criarem curtas histórias com palavras que iniciem com a letra C.

Por exemplo, uma história de um cachorro que comeu o casaco de couro de seu dono chamado Carlinhos e o que o Carlinhos fez para resolver o seu problema de uma maneira didática e divertida que seja do entendimento das crianças.

Não é necessário ser usado nenhum tipo de material para a atividade Criação de Histórias, somente, é claro, a imaginação.

O objetivo da atividade Criação de Histórias é para que as crianças tenham uma maior perspectiva de palavras com a letra C, além de os induzir a pensarem por conta própria para serem usadas mais palavras para compor a criação da história.

Criar e Colorir

A atividade Criar e Colorir é considerada como uma atividade de tamanha diversão a ser trabalhada com as crianças pelo fato de instigar a criatividade e a imaginação dos pequenos para a criação e a pintura de desenhos com a letra C.

Como fazer a atividade de Criar e Colorir?

Para fazer a atividade Criar e Colorir, as crianças farão desenhos de palavras com a letra C e em seguida irão colorir o desenho de suas devidas maneiras.

Os materiais usados para a atividade Criar e Colorir são folhas de ofícios e lápis de cor.

O objetivo da atividade Criar e Colorir é que as crianças usem a sua criatividade e a sua imaginação para criarem e colorirem desenhos com a letra C e, desse modo, elas conseguiam memorizar com mais facilidade o nome, a forma e a cor do que elas desenharam e pintaram na atividade infantil

São consideradas essenciais as atividades com a letra C para a educação infantil, porque isso é de grande ajuda para o desenvolvimento geral das crianças, as quais aprendem novas palavras para serem usadas no vocabulário de seu dia a dia. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.