fbpx

5 Atividades de inglês

Atividades de inglês

O inglês é na maioria das vezes a primeira língua estrangeira, com a qual os jovens têm o seu primeiro contato e também é considerada no mundo, a língua mais falada, quanto mais cedo for trabalhado, mais cedo as crianças irão compreender este novo idioma.

É muito importante praticar a língua inglesa nessa fase da vida com muitos exercícios de fixação, para melhorar o aprendizado e aprender de uma forma divertida. Neste artigo, vão ser apresentadas e comentadas atividades de inglês para os pequenos de primeiro nível fundamental.

Qual a importância de se ensinar inglês?

O inglês é considerado uma língua mundial, onde, em todos os países será necessário ter o mínimo entendimento dessa língua, já que existem diversos eventos globais como a copa do mundo, onde na maioria das vezes as coisas são apresentadas em inglês.

Esta língua é importante não só para o aprendizado, mas também pela apresentação de um mundo novo e vasto que é o inglês, partindo do ‘’verbo to be’’ até conversações com palavras mais complexas que poderão no futuro se tornar muito úteis para trabalho ou até mesmo para viagens. É uma semente que será plantada agora e poderá ser colhida na vida adulta. 

Além de claro, proporcionar o exercício do cérebro, o que facilitará a criança a otimizar seu estudo em outras matérias, pelo fato de estar aprendendo uma segunda língua, que no caso, já necessita de um pouco mais de esforço para aprender bem.

Entretanto, a prática intensiva com atividades, que sejam dinâmicas e divertidas, fará com que a criança sinta prazer em aprender aquela nova língua. 

Aprender com brincadeiras e coisas que possam chamar sua atenção, sempre será muito bem vindo na didática, não só no inglês, mas também em outras matérias que são trabalhadas no primeiro nível do ensino fundamental, mesmo que seja o início de uma fase um pouco mais séria na vida das crianças.

Como trabalhar com atividades de inglês de forma lúdica?

Praticar inglês apenas com exercícios pode tornar o ensino talvez um pouco massante e cansativo para as crianças, pois elas sempre amam brincar e se divertir. Entretanto, trazer a brincadeira para misturar com o aprendizado, tornará o ensino muito menos entediante para os pequenos.

Você, pai ou professor, poderá trazer dinâmicas de conversação, brincadeiras com palavras em inglês, caça palavras, pinturas e até mesmo trazer filmes simples em inglês, que você poderá encontrar na internet, de vídeos interativos, etc. 

Uma ótima opção para o aprendizado é formar grupos de estudo, por mais simples que seja o ensinamento do inglês no ensino fundamental, estudar com os amigos sempre é melhor.

A criança se sentirá mais motivada ao ter treinos de conversação e ao fazer brincadeiras de competição ao apresentar quem acerta mais questões ou quem sabe tais palavras na língua estrangeira o que pode reforçar mais ainda os estudos no cotidiano do aluno.

Há diversas maneiras divertidas de trabalhar esta nova língua, as quais serão apresentadas ao decorrer deste artigo.

Quais ferramentas podem ser usadas nas atividades de inglês?

Para você, pai de uma criança que está no ensino fundamental, não precisa que seu filho dependa apenas da escola para aprender um idioma diferente, você mesmo pode trazer as dinâmicas pra dentro de casa, adicionando pequenas coisas que podem auxiliar no ensino da língua materna americana.

É interessante trazer um pouco de atividades de conversação, exercícios e brincadeiras no tempo livre da criança, adotando o inglês como adição para aquela rotina, como desejar “boa noite’’ em inglês ou até mesmo falar o nome de tal comida na língua estrangeira.

Trazer tecnologias como jogos virtuais nos tablets ou computadores também é uma boa solução para adicionar ao cotidiano da criança. Jogos com diálogos e palavras simples apresentadas, poderão se tornar flexíveis ao serem traduzidas pelo seu filho ou com seu auxílio.

Outra opção que vale ser acrescentada, é apresentar ao jovem, aplicativos de celular que poderão auxiliar no aprendizado de maneira simples, direta e dinâmica.

Como trazer o inglês para o cotidiano do estudante?

O inglês sendo declarado como uma língua estrangeira mundial, é comum que você possa encontrar diversos materiais que podem ser adotados ao cotidiano dos estudantes mirins.

Você pode apresentar músicas em inglês, filmes legendados em português com o áudio em inglês ou vice-versa, mas é claro, filmes com linguagem simples, assim como também trazer os diálogos para a rotina da casa.

O objetivo é focar ao máximo em tornar o inglês uma coisa comum do cotidiano da criança, não de maneira excessiva, claro, mas sim de maneira tranquila e dinâmica, pois isso irá ajudar a criança, no futuro, em atingir a fluência.

Lista de Atividades de inglês para utilizar com os alunos

Abaixo, vão ser introduzidas, 5 atividades de inglês para otimizar o aprendizado do seu filho ou aluno na língua estrangeira mundial, que esteja no fundamental, iniciando essa jornada de estudos.

Pesquisar no dicionário

Essa atividade tem o intuito de melhorar o vocabulário do estudante, além de fixar a pronúncia e o modo de escrever as palavras contidas na atividade.

Este exercício funcionará do seguinte modo:

Serão entregues uma lista de palavras que poderá ser feita por vocês ou que poderá ser impressa logo abaixo, na qual o aluno terá de pesquisar no seu dicionário, o significado daquela palavra na língua portuguesa. É recomendado que sejam palavras que os pequenos estejam revisando na escola, para manter a linha do raciocínio e não se perder.

Atividades-de-inglês-1

Você poderá auxiliar dando dicas, caso a criança fique confusa ou pode fazer uma breve revisão antes de praticar o exercício. Após o fim do exercício é importante que eles leiam as palavras em inglês em voz alta para fixar.

Qual o nome disso em inglês?

Essa atividade irá melhorar a memória fotográfica, facilitando a associação de figuras com seus respectivos nomes em inglês, melhorando também a pronúncia das palavras.

Este exercício funcionará do seguinte modo:

Serão apresentadas em uma folha, figuras que representam animais, objetos ou frutas, a criança terá de apontar o nome daquela figura em inglês. Lembrem-se, é muito importante manter a leitura durante os exercícios para a melhor fixação.

Atividades-de-inglês-2

É importante variar o nome do que será apresentado, figuras distintas reforçarão o vocabulário de inglês da criança.

Caça-Palavras 

Esta atividade irá desenvolver a curiosidade e o número de palavras conhecidos pelo aluno, tornando o aprendizado mais leve e fácil de ser administrado pelo professor.

Este exercício funcionará do seguinte modo:

Este exercício vai consistir em um simples caça-palavras comum, o diferencial é que será em inglês. Vão ser apresentadas palavras no canto inferior e o aluno terá de procurar estas palavras e marcar com um marcador de texto, caneta, lápis ou qualquer outro utensílio que preferir.

Atividades-de-inglês-3

Você pode auxiliar as crianças, com dicas, como buscar a partir de uma letra a palavra que é solicitada, facilitando um pouco o processo.

Assistir a um filme em inglês

Essa tarefa, não contará somente com assistir o filme em inglês, é recomendo que seja um curta, uma animação, algum filme que possa ser facilmente acessível.

Este exercício funcionará do seguinte modo:

O estudante terá de reconhecer algumas palavras, anotar em seu caderno e tentar apresentar qual o significado daquela palavra em português. Nesse exercício, você pode supervisionar o jovem e auxiliar ao ditar as palavras e fazer a criança falar também, para fixar o novo conteúdo aprendido. 

Matemática e inglês 

Por fim, para uma melhor fixação de conteúdo, é sempre bom misturar conteúdos, para tentar adicionar mais ainda da nova língua estrangeira.

Este exercício funcionará do seguinte modo:

No exercício abaixo, a criança terá de escrever por extenso em inglês o resultado da soma dos números.

Atividades-de-inglês-4

Você pode variar o exercício, trocando a soma por subtração, ou trocando os valores das equações, adicionando ou diminuindo. 

Ao ensinar inglês para uma criança, um universo cheio de oportunidades será apresentado, quanto melhor for a didática melhor será o aprendizado. Com as dicas que recebeu aqui, com certeza seu filho ou aluno terá um desempenho muito melhor na língua estrangeira americana. Mantenha-se antenado para receber os novos posts com dicas para um melhor aprendizado dos melhores


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *