As atividades sobre formação do território brasileiro para o ensino fundamental devem ser inseridas de uma maneira didática pelo professor, visto que todo o tema é complexo e longo. Pode-se optar por dar explicações de maneira lúdica para gerar um melhor entendimento dos alunos.
Por que não explicar sobre como ocorreu a formação do território brasileiro e toda a ocupação feita pelos portugueses? Este é um tema que continua firme em todas as provas de vestibulares, por exemplo, e deve ser muito bem explicado.
Como ocorreu a formação e ocupação do território brasileiro?
Antes de tudo, o território passou a ser formado muito tempo antes dos portugueses virem ao Brasil. De fato, a formação do território brasileiro se iniciou no ano de 1494 através do Tratado de Tordesilhas, que estabelecia determinados limites de terras que seriam ocupadas na América; este era o contrato entre Portugal e Espanha.
Nesse sentido, as primeiras regiões brasileiras a serem tomadas pelos portugueses eram o litoral, principalmente o nordestino. Com isso, plantações de cana-de-açúcar, engenhos e portos foram criados pelo litoral.
Lembre-se que o Tratado de Tordesilhas feito entre Portugal e Espanha obrigava os portugueses a ficarem somente pelo litoral. Portanto, a primeira atividade econômica daquela época se efetivou através do pau-brasil e, posteriormente, com os plantios de cana-de-açúcar.
União Ibérica e a formação do território brasileiro
Primeiramente, é necessário mencionar que, após a morte do rei Dom Sebastião, que não possuía filhos, Portugal perdeu seu rei. Filipe II, então rei da Espanha, alega ter parentesco com o falecido Dom Sebastião e invade Portugal para incluí-lo à Espanha.
Esse tipo de unificação era um tanto problemática, principalmente para o Brasil e demais colônias das Américas. Holandeses e espanhóis eram inimigos e se separaram para conquistar a tão sonhada independência. Além disso, aproveitaram o momento para realizar a invasão no nordeste do Brasil para aprender e dominar todas as técnicas da produção açucareira.
A partir do momento em que o Tratado de Tordesilhas deixa de valer, graças à União Ibérica que perdurou entre os anos de 1580 e 1640, os portugueses começaram a se aventurar pelo interior e encontraram uma variedade de pedras preciosas em regiões conhecidas atualmente como Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.
Quais foram os fatores que contribuíram para a expansão do território brasileiro?
Em primeiro lugar, os bandeirantes participaram da formação do território brasileiro, ou seja, foram em busca dos cursos dos rios até encontrarem as minas de ouro no estado de Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.
Isso significa que os bandeirantes são os principais participantes da expansão do território que ocorreu no Brasil. Foram os únicos a ultrapassarem os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas, além de terem deixado suas marcas registradas no Brasil.
Obviamente, as expedições protagonizadas pelos bandeirantes eram de puro interesse para encontrar e conquistar pedras preciosas e ouro, além de combater escravos que tentavam se revoltar e destruir todos os lugares onde os escravos fugitivos conviviam. Esses escravos eram o povo quilombola.
As Entradas tinham como principal função realizar apenas o mapeamento de todo o território brasileiro, de modo que estudassem o que poderia ser encontrado nos confins do Brasil e, assim, enviar todas as informações para a coroa portuguesa, para que eles conseguissem melhor planejar a colonização no país.
Quais são as principais características da formação do território brasileiro?
As características de formação do território brasileiro se dão, principalmente, pelo litoral, porque é lá onde os portugueses se instalaram. Por volta do século 16, toda a ocupação do território pelos portugueses se dava apenas pelo litoral e as atividades econômicas dessa época eram o cultivo de cana para a produção do açúcar, que era extremamente adorado pelos europeus.
Todas as propriedades da área rural tinham cultivo com a mão de obra de escravos. Por conta do rápido crescimento da exportação, os centros urbanos no litoral e outras cidades portuárias surgiram.
Com relação ao século 17 e 18, ocorreu a produção pastoril que surgiu no oeste do Brasil, sem contar com as jazidas de ouro e diamantes descobertas no estado de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. A época é conhecida como Aurífero, na qual diversas cidades foram criadas.
No século 19, por conta das grandiosas produções de café, tornou-se possível realizar a urbanização nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Novamente, as produções foram capazes de erguer outras novas cidades. Essa é a principal formação do território brasileiro ao longo de todos esses períodos.
Atividades sobre formação do território brasileiro
A princípio, realizar atividades sobre a formação do território brasileiro pode ser uma tarefa complexa, mas se trabalhada do modo correto, todos os alunos do ensino fundamental conseguirão aprender enquanto trabalham.
Há muitas formas lúdicas de professores introduzirem os temas sobre a formação do território brasileiro, através de pesquisas, seminários, paródias, atividades em grupo ou documentários sobre a formação do território brasileiro. Para mais atividades, confira 71 atividades de geografia para o ensino fundamental.
Trabalho de pesquisa com slides
Os trabalhos de pesquisa com slides ajudam a ter uma noção básica de como ocorreu a chegada dos portugueses no Brasil, através do litoral, além de mostrarem mapas que retratam as zonas nas quais os portugueses passaram.
Como fazer a atividade
Toda a atividade de trabalho de pesquisa com slides, e seu principal tema sobre a formação do território brasileiro, deverá ser feita através de um computador que contenha o PowerPoint para facilitar a preparação de cada slide. Os grupos devem conter de 4 a 5 pessoas, no máximo.
Materiais para a atividade
Os principais materiais para esta atividade serão apenas um computador para preparar os slides, um pendrive para inserir o arquivo pronto e, com a ajuda do computador presente no colégio, deverão apenas encaixar o pendrive na entrada USB para ter acesso ao arquivo.
Objetivos para a atividade
Além do foco principal ser a formação do território brasileiro, é importante que os alunos do ensino fundamental aprendam a trabalhar em grupos e saibam dividir as atividades entre si, para que, desse modo, não tenham quaisquer tipos de problemas entre si. Eles devem apresentar o tema como se fossem professores, apenas para se divertirem enquanto aprendem.
Produção de Texto
As produções textuais sempre serão necessárias no âmbito acadêmico e na vida escolar como um todo, pois, além de terem noção de palavras, sinônimos e seus significados, conseguirão trabalhar melhor com a criatividade que deve ser treinada desde a infância.
Como fazer a atividade
Para produzir um texto, requer atenção. Portanto, o professor deve explicar com calma para abordar todos os temas corretamente, para que, desse modo, os alunos utilizem a formação do território brasileiro como base para uma história.
Materiais para a atividade
O aluno deverá fazer uso de sua caneta esferográfica azul ou preta, juntamente de seu caderno em sala de aula, e deverá ter em posse o corretivo caso cometa erros ortográficos para a correção.
Objetivos para a atividade
Para esta atividade, os alunos deverão aprender através da memorização todo o conteúdo explicado pelo professor, porque, desse modo, será garantida a compreensão do tema e haverá maior rendimento em sala de aula.
Roda de conversa
A roda de conversa deve tratar sobre a formação do território brasileiro e ajudará os alunos a compreenderem melhor o tema proposto com base nos comentários feitos pelos colegas acerca deste assunto abordado pelo professor.
Como fazer a atividade
A roda de conversa funciona basicamente com as cadeiras formadas em círculos, de modo que todos os alunos possam interagir entre si para dialogarem amigavelmente sobre a formação do território brasileiro.
Materiais para a atividade
Não há a necessidade de materiais para esta atividade.
Objetivos para a atividade
A ideia principal para a atividade é fazer com que os alunos conversem entre si e com o professor, para fazerem perguntas ou dizerem um pouco sobre suas opiniões sobre a descoberta do Brasil, a maneira como os índios e escravos foram tratados e a exploração do ouro no país.
Apresentação em cartolina
As clássicas apresentações com cartolina, que podem ser feitas na casa de colegas, têm como ideia principal trabalhar em grupo, para que assim eles aprendam a dividir as tarefas sem haver necessidade de brigar.
Como fazer a atividade
O professor deverá estabelecer os grupos e dar o tema central para cada grupo com base na formação do território brasileiro. Cada grupo deve falar sobre temas ligados ao mencionado.
Materiais para a atividade
Cartolina branca, cola, caneta, régua, lápis de escrever e colagens.
Objetivos para a atividade
As apresentações costumam dar um frio na barriga de muitos alunos, porém eles poderão aprender melhor a matéria ao reproduzirem através da fala, e os demais colegas que prestam atenção terão a chance de compreender ainda mais a matéria como um todo.
Atividade em grupo
Essa atividade deverá ser produzida em grupo, e as perguntas deverão ser preparadas e elaboradas. A atividade vale nota de acordo com cada acerto nas respostas.
Como fazer a atividade
O professor deve reunir um grupo de 5 alunos escolhidos aleatoriamente através da lista de chamada. Com todos os grupos devidamente formados, basta distribuir a folha de atividade para ser respondida.
Materiais para a atividade
Lápis e borracha para o rascunho, caneta azul ou preta para passar a limpo.
Objetivos para a atividade
O principal objetivo para esta atividade é fazer com que todos os alunos em sala de aula interajam entre si, se conheçam e troquem ideias, e que, dessa maneira, consigam compreender melhor o conteúdo sobre a formação do território brasileiro.
Todas as atividades sugeridas poderão ser trabalhadas pelo professor em suas aulas, de modo que observe o rendimento subir e tenha alunos mais participativos, o que claramente é muito importante, pois conta pontos por participação de todos na média final.
Para complementar o aprendizado, considere utilizar materiais didáticos como mapas e recursos visuais que podem ser encontrados em lojas especializadas. Você pode encontrar uma variedade de produtos que ajudam na visualização do conteúdo, como mapas educativos e outros recursos.
Escreva um comentário