fbpx
Pular para o conteúdo

Atividades de educação financeira para imprimir 🤑

    Atividades de educação financeira para imprimir

    Educação financeira é o recurso que aprimora a compreensão dos conceitos financeiros pelo indivíduo, que processa por meio de informações e orientações que permitam desenvolver o conhecimento necessário a fim de preparar para escolher bem as oportunidades e avaliar melhor os riscos, e com isso, promover um melhor bem-estar.

     Esse tema precisa ser cada vez mais aplicado, principalmente aos mais jovens. Aprender desde cedo que é importante saber gerenciar as finanças e aprender melhor os conceitos, os jovens tendem a crescer mais preparados para traçar os seus próprios planos. 

    A forma como abordar a educação financeira nas escolas varia conforme a realidade de cada aluno e, sobretudo, pela idade. As atividades podem ir de fábulas até a utilização de jogos. Com o propósito de auxiliar nesse processo, disponibilizamos 5 atividades sobre educação financeira para imprimir e praticar com seus filhos.

    Importância da educação financeira

    O ensino da educação financeira vem para enfrentar a prática de consumo exagerado da maioria dos estudantes, a falta de perspectiva sobre a necessidade de ter uma responsabilidade com as finanças produz um círculo sem fim de comportamentos não saudáveis. 

    Inúmeras pessoas trabalham apenas para pagar contas, a proposta da educação financeira é fornecer mecanismos para que o estudante perceba que é possível ter uma vida melhor e ter um planejamento financeiro, adotar práticas mais saudáveis economicamente  e construir uma sociedade mais próspera.

    O Brasil amarga entre os piores países no ranking de educação financeira, isso se dá pelo pensamento comum de que estudar sobre finanças é extremamente complexo, um claro erro em associar o estudo de economia familiar com os cálculos de investimentos, onde esses sim, são mais complexos. Ensinar sobre finanças na escola não precisa ser complicado.

    Não só na escola, também é possível educar financeiramente no convívio familiar. É dever da família levantar o tema e permitir que seus filhos tenham o primeiro contato com o dinheiro, dentro de limites e ocasiões para abordar o tema, para mostrar desde cedo que controlar a economia da família não é algo trabalhoso e exaustivo.

    Falar sobre finanças com crianças e adolescentes é importante, pois nessa idade é onde são construídos seus valores que levarão com eles pelo resto da vida. Como na sociedade o dinheiro é um fator sempre presente, nada mais justo do que trabalhar o tema para prepará-los para o futuro, onde precisam entender o que fazer e estarem prontos para lidar com possíveis dificuldades.

    A educação financeira, quando abordada bem cedo, proporcionará aos jovens um melhor planejamento para o futuro, já que a consciência sobre as finanças é uma das formas mais relevantes para alcançar a independência e garantir uma boa saúde mental, para evitar assim muito estresse e outro problemas causados por excesso de dívidas, ainda mais se esses débitos pudessem ter sido evitados.  

    A escola também possui o dever de educar seus alunos com relação a finanças, o ambiente escolar é um ambiente para formação do cidadão, e existem várias formas de abordar o assunto para alunos de diversas idades.

    Como ministrar atividades sobre educação financeira?

    Não há uma metodologia única para a educação financeira. A forma de abordagem sobre o tema muda conforme a idade do aluno e supera os limites das salas de aula, pois cada família possui a sua própria realidade e seus próprios hábitos financeiros.

    A forma como a criança entende o dinheiro e sua importância muda conforme ela amadurece, por conta disso, existem múltiplos recursos didáticos diferentes que podem ser utilizados para ensinar os pequenos de maneira simples e divertida. São elas:

    Fábulas

    Utilizar fábulas como método de educação financeira é uma ótima opção para as crianças ainda na primeira infância, e são um excelente mecanismo pelo qual se pode introduzir a temática aos pequenos.  É preciso usar uma linguagem bem simples para que as crianças entendam a mensagem.

    Mexer com a imaginação e passar conceitos de forma lúdica são as formas mais fáceis de fazer com que os pequenos absorvam conhecimento de forma mais eficiente. Um ótimo exemplo que os educadores podem usar para introduzir esse assunto é a fábula “A cigarra e a formiga”, que ilustra bem a importância de trabalhar, ter controle sobre os gastos e estar preparado para adversidades.

    Cofrinhos

    Os cofrinhos são ótimos para a educação financeira de crianças, pois é um meio para criar um objetivo que a leva a guardar dinheiro. Definir uma meta que, para ser conquistada, é preciso saber economizar.  Esse método é um estímulo ao planejamento financeiro.

    Existem várias formas de cofrinho, desde o tradicional porquinho vendido em vários estabelecimentos, como também é possível ser feito em casa com garrafas, caixinhas, recipientes de manteiga, etc.

    Joguinhos temáticos

    Outra opção incrível para introduzir a educação financeira são os jogos. De maneira lúdica, jogos como o Banco Imobiliários, por exemplo, passarão uma pequena base sobre consciência financeira.

    Crianças tanto no jardim de infância, quanto no fundamental podem ser estimuladas com esses jogos, para adquirir com o tempo um comportamento cada vez mais maduro e saber gerir melhor os gastos e as economias. 

    Como relacionar a educação financeira com a vida do estudante?

    Para que o aluno consiga associar o que aprende sobre educação financeira ao seu dia a dia, é muito importante que os pais coloquem os filhos para participar das decisões a respeito das finanças da família. Que apresentem a eles as contas, mostre como pagá-las, ensinar como é importante economizar água, luz e evitar compras sem necessidade.

    Quando for fazer as compras no mercado, os pais podem levar seus filhos, pedirem para eles elaborarem a lista sobre o que deve ser comprado, podem estipular um valor limite para ser gasto.

     O diálogo entre pais e filhos sobre planejamento financeiro, sobre sonhos, metas e objetivos devem sempre ocorrer. Ajude seus filhos a traçarem o caminho, mas serão eles quem devem decidir.

    A escola também pode tratar de aplicar a educação financeira ao cotidiano dos alunos. O educador pode reservar um tempo para falar sobre a utilização do dinheiro no dia a dia, por meio das noções de matemática. Outra opção é falar sobre compras no supermercado, shopping, e mostrar para os educandos como é prática. Ensinar sobre desconto, sobre a importância de pesquisar o preço do que deseja comprar, as possibilidades são muitas.

    A prática dessa abordagem, na  escola e em casa, tornará os conceitos aprendidos pelas crianças mais fortes. Tirar um tempo para conversar com seu filho, reservar um momento da aula para associar o conteúdo à prática para os alunos, tudo isso será precioso para a maturidade financeira deles.

    5 atividades sobre educação financeira para imprimir

    A seguir, confira 5 atividades sobre educação financeira que ajudarão as crianças a compreender os conceitos básicos sobre o tema:

    Atividade de identificação e análise de preços

    Esta atividade busca desenvolver a capacidade dos pequenos de identificar, distinguir e analisar os preços dos objetos.

    Atividades-de-educacao-financeira-para-imprimir-1
    Atividades de educação financeira para imprimir

    Atividade de identificação e análise de preços

    Como responder à atividade

    Para responder a atividade, a criança deverá dizer qual dos objetos tem o preço mais baixo, qual tem o preço mais alto e informar quanto custa a mochila.

    Atividade de contagem de moedas

    Essa atividade busca avaliar se a criança consegue identificar os valores das moedas dentro das caixas.

    Atividades-de-educação-financeira-para-imprimir-2
    Atividades de educação financeira para imprimir

    Atividade de contagem de moedas

    Como responder à atividade

    A criança deverá identificar qual o valor das moedas dentro das caixas e ligar até quantia correspondente.

    Atividade de simulação de compra 

    Esta atividade pretende avaliar se a criança é capaz de saber o que é possível comprar com valores determinados.

    Atividades-de-educação-financeira-para-imprimir-3
    Atividades de educação financeira para imprimir

    Atividade de simulação de compra

    Como responder à atividade

    O aluno deverá descrever que brinquedos cada criança pode comprar na loja de brinquedos com o dinheiro que elas tem.

    Atividade sobre conhecimento de moedas e seus valores

    Essa atividade simula uma compra e venda, onde o aluno deverá ligar a moeda exata que tem o valor para comprar os lanches.

    Atividades-de-educação-financeira-para-imprimir-4
    Atividades de educação financeira para imprimir

    Atividade sobre conhecimento de moedas e seus valores

    Como responder à atividade

    Para responder esse exercício, a criança precisa ligar a moeda que tenha o valor exato para comprar os docinhos.

    Atividade de contagem de dinheiro

    Essa atividade busca descobrir se a criança tem capacidade para somar cédulas e moedas e atribuir quantias a elas.

    Atividades-de-educação-financeira-para-imprimir-5
    Atividades de educação financeira para imprimir

    Atividade de contagem de dinheiro

    Como responder à atividade

    Nesse exercício a criança deve somar os valores das cédulas e moedas de Real e dizer o valor correspondente a cada opção.

    2 comentários em “Atividades de educação financeira para imprimir 🤑”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *