Atividades de Tarsila do Amaral para educação infantil
Venha conferir 5 atividades de Tarsila do Amaral para trabalhar com crianças no ensino infantil. Veja este conteúdo completo no Pedagogia Ao Pé Da Letra!
A Tarsila do Amaral criou diversas obras excepcionais que são lembradas até hoje por amantes das artes, alunos e até mesmo crianças que fizeram atividades com base em suas pinturas. Cada uma delas tem como foco nos trazer significados diferentes, que podem ser compreendidos com facilidade ou não.
Quem era Tarsila do Amaral?
Tarsila do Amaral era uma pintora brasileira que faz parte do modernismo do Brasil, por conta de seus traços e obras incríveis que marcaram a arte brasileira durante um longo período.
Tarsila nasceu no dia 1 de setembro de 1886, em uma fazenda chamada São Bernardo, localizada em Capivari, São Paulo. Ela sabia bordar, escrever, ler e até mesmo falar francês e era herdeira de terras cafeeiras.
O que trabalhar sobre a artista com crianças?
Pode-se trabalhar com pintura em tela, releituras, massinhas de modelar e até mesmo o biscuit, que são materiais agradáveis de serem manuseados pelas crianças. Além de fazer com que trabalhem a coordenação motora fina o tempo todo.
Neste caso, o professor conseguirá ajudar os alunos a conhecerem um conteúdo rico em detalhes, relevante para a história da arte, e que poderá ser um fator interessante para as crianças do ensino infantil.
Sugestão de 5 atividades sobre Tarsila do Amaral
O professor poderá conferir 5 atividades sobre a artista Tarsila, para trabalhar com seus alunos do ensino infantil em sala de aula. Algumas atividades ajudarão as crianças a observarem os traços usados, cores e formas que são importantes para o aprendizado inicial. Para mais ideias de atividades, veja atividades de artes para fazer com crianças.
O Lago Releitura
A obra The Lake de Tarsila do Amaral é diferente de todas as outras que ela fez e, por ter tons sombreados de azul, pode-se imaginá-lo em um cenário de jogos de videogame, por exemplo.
Como fazer a atividade
Com base nesta pintura intitulada “O Lago”, os alunos precisarão fazer um desenho que tenha um cenário de jogo de videogame ou de animações. Desta maneira, será possível fazer com que eles elaborem um novo cenário com aspectos da imagem apresentada pelo professor.
Poderão modificar as cores, usar outros tons e trazer uma cara nova à obra The Lake, a qual será feita com lápis de cor, canetinha ou giz de cera para dar outro tipo de textura ao desenho.
Materiais para a atividade
Giz de cera, canetinha, lápis de cor, lápis de escrever, borracha e caderno de desenho ou folha sulfite.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que o aluno possa aprender mais acerca do trabalho da artista e consiga observar melhor cada traço usado no momento de construir a pintura. Por mais que possa parecer complexo à princípio, a criança entenderá gradualmente o que cada obra representa e quer nos dizer.
Pintura em tela de A Cuca
A Cuca é uma pintura feita por Tarsila do Amaral, que possui muitas cores fortes e chamativas. Dentre elas, observamos tons alaranjados com amarelados, preto, verde, marrom avermelhado, vermelho e tons de rosa.
Como fazer a atividade
O professor deverá solicitar aos alunos que levem consigo aventais para sujarem na escola, bem como pincéis e as tintas acrílicas, as quais auxiliarão no processo de pintura das crianças com a tela.
O desenho poderá ser feito da maneira que as crianças conseguirem reproduzir. Elas precisam, em especial, fazer a figura da Cuca, do sapo e da lagarta que aparecem pela obra, mas se quiserem aprender a fazer outras figuras presentes na imagem, terão total liberdade para isso.
Materiais para a atividade
Pincéis de numeração 0, 2, 4, 6 e 14 para facilitar nos traços mais finos, tinta acrílica e avental.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que as crianças possam aprender mais sobre as obras da artista e consigam reproduzi-las com seus próprios traços, por conta própria e apenas com o trabalho visual.
Auxilie no desenvolvimento da memória fotográfica das crianças do ensino infantil. Garantirá que elas consigam lembrar de qualquer figura ou detalhe com facilidade e os reproduzirão tanto em escrita quanto em pintura.
Releitura do Abaporu
A releitura do Abaporu costuma ser solicitada muitas vezes por professores de artes do ensino fundamental e médio. É por conta desse tipo de atividade que diversos alunos reconhecem a obra mais ilustre de Tarsila do Amaral.
Como fazer a atividade
O aluno deverá usar uma folha de papel sulfite ou o caderno de desenho para conseguir fazer a releitura. Neste caso, poderá ser feito do jeito que o pequeno quiser, desde que contenha as formas do pé grande, corpo alongado e cabeça pequena.
Os demais itens serão inseridos no desenho conforme o que a criança quiser fazer. Pode-se fazer a cabeça de animais, pessoas, personagens de desenhos ou de filmes. O aluno poderá escolher cores e cenário.
Objetivos para a atividade
O objetivo é trabalhar com a criatividade e imaginação das crianças durante as atividades propostas pelo professor. Neste caso, eles poderão conhecer mais sobre Abaporu, seu formato inesquecível e pensar em como poderão modificá-lo de acordo com seus gostos pessoais.
Instigue nas crianças do ensino infantil ambos os aspectos, pois por intermédio deles é possível descobrir seus gostos pessoais e a si mesmo. Muitas pessoas entram no mundo das artes por gostar de pintar e descobriram esse talento durante a infância.
Manacá com massinha de modelar
O Manacá é uma espécie de flor que possui cores bem fortes, chamativas e bonitas para crianças pequenas. Por este motivo, trabalhe a pintura com os alunos do ensino infantil.
Como fazer a atividade
O professor mostrará a imagem do Manacá para as crianças e pedirá que elas construam a flor com massinha de modelar com as cores que aparecem na pintura. Neste caso, listamos o roxo, rosa e o verde.
A atividade poderá ser feita acima de uma folha de papel, mas será conveniente que o professor tenha consigo superfícies mais rígidas que possam manter a obra das crianças segura.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que os alunos possam aprender que as obras de Tarsila do Amaral consistem em muitas cores belíssimas, e seus formatos diferentes com cores chamativas são os aspectos mais conhecidos da artista.
Além deste fator, o aluno trabalhará com a motricidade das mãos, a qual precisa ser estimulada com frequência nos anos iniciais. Garantirá que as crianças mantenham a musculatura de suas mãos firmes e fortes.
Urutu com biscuit
O professor pedirá aos alunos do ensino infantil que trabalhem com o biscuit, que é mais descomplicado de lidar do que a argila, a qual poderá sujar a sala e as mãos dos alunos, bem como as roupas.
Como fazer a atividade
O biscuit é interessante ser utilizado justamente por sua gama de cores e possibilidade de criação. O aluno terá facilidade em modelar o Urutu, que possui uma cobra e um ovo gigante acima do solo.
Todos deverão fazer o formato da cobra e do ovo grande em cima de uma superfície resistente e segura. O professor deverá entregar aos alunos este material, porém o biscuit será solicitado aos pais das crianças.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que as crianças consigam conhecer na prática sobre os trabalhos artísticos feitos por Tarsila do Amaral. Diversas pinturas são reconhecidas até os dias de hoje, como é o caso do Abaporu (1928), A Negra (1923) e Operários (1933).
Se gostou de nosso conteúdo sobre Tarsila do Amaral, permaneça em nosso site para conhecer outros conteúdos voltados para educação infantil, fundamental e ensino médio. Para mais ideias de atividades, veja ideias para reutilizar copos descartáveis.