fbpx

Atividades: de que são feitos os objetos?

Atividades sobre de que são feitos os objetos
5/5 - (2 avaliações)

A constituição de um objeto pode gerar bastante questionamento entre crianças, além do mais, esse conhecimento é bastante importante e influência vários ambientes e situações do dia a dia.

Entender qual a constituição de um objeto, ajuda na escolha de qual será usado para realizar uma tarefa específica ou auxiliar na prestação de um serviço, pois a constituição do mesmo interfere em várias características físicas de um objeto, como isolante térmico ou elétrico, leveza, ergonomia, etc.

Como são feitos os objetos?

É necessário, antes de tudo, estabelecer definições para o que os alunos consideram como “objetos” e o que consideram como “materiais”. Uma vez definidas as funções de objetos e materiais podemos explicar que os objetos são feitos de materiais diferentes, ou da junção de diferentes materiais, dependendo da função ocupada pelo objeto em questão.

Por que os objetos são feitos de diferentes materiais?

Os objetos são feitos de diferentes materiais porque os objetos têm diferentes funções. Um pneu de carro, por exemplo, precisa ser resistente e, simultaneamente, feito de um material que lhe confira agilidade como a borracha para cumprir a sua função de fazer o carro andar.

Atividades sobre de que são feitos os objetos (2)
Fonte/Reprodução: original

Materiais como peças de roupa precisam ser confortáveis — e flexíveis! — já que as nossas roupas estarão em contato com o nosso corpo quase que o tempo todo. Meias, por exemplo, são feitas de tecidos, e tecidos podem vir de diferentes fontes: plantas (como é o caso do algodão), e até mesmo animais (como é o caso da seda, proveniente do bicho-da-seda).

Como identificar os diferentes materiais usados nos objetos?

A diferença entre os materiais de cada objeto podem ser percebidas através das funções que aquele objeto tem. Uma cerca, por exemplo, pode ser feita de materiais leves (como madeira) para conter uma área que não apresente ameaças tão significativas, já uma cerca de um material mais pesado (como metal) pode estar contendo uma área com maior probabilidade de enfrentar perigos significativos.

Só é possível identificar os materiais dos objetos através da visão ou da sua função?

Se o objeto em questão for algo com capacidade de manuseio também é possível usar o sentido tátil para sentir a textura dos materiais e assim identificar do que é feito. Outros sentidos como a audição — e até mesmo o olfato! — são capazes de identificar diferentes características dos materiais que compõem o objeto.

Atividades sobre de que são feitos os objetos 

Veja aqui uma lista de atividades que poderão ajudar no desenvolvimento dos alunos e o estímulo de sua curiosidade.

1. Associação dos objetos através de imagens e perguntas

Divida a classe em duplas. É possível realizar a atividade através de slide show ou folhas impressas. Apresente um grupo de objetos que sejam feitos do mesmo material, mas tenham funções diferentes como, por exemplo: uma cadeira, uma mesa e um violão (todos são feitos de madeira, mas a cadeira é para sentar; a mesa para apoiar outros objetos e o violão para tocar ou fazer música).

Na segunda parte da atividade, mostre um grupo de objetos que tenham a mesma função, mas materiais diferentes como é o caso de pratos. Existem pratos de cerâmica, pratos de papel e de vidro, mas todos seguem a mesma função: é onde colocamos a comida antes de irmos comer.

2. Apresentação de um objeto para o restante da turma

Nesta atividade os alunos — podendo trabalhar em duplas, ou não — devem escolher um objeto para ser apresentado para o resto da sala. Antes de introduzir o objeto à turma, o(s) aluno(s) deve dar uma definição do que é um objeto e o que é um material. Após a definição, o(s) aluno(s) devem dizer qual objeto escolheram e apontar de que materiais ele é feito.

3. Atividade que questione de que material um objeto em específico pode ser feito

Na atividade sobre de que são feitos os objetos a seguir, os alunos deverão ser apresentados a diferentes objetos e escolher entre diferentes opções de materiais e escolher a alternativa correta que corresponde ao material.

Atividades sobre de que são feitos os objetos (3)
Fonte/Reprodução: original

O professor apresenta, por exemplo, uma variedade de objetos simples feitos do mesmo material como, por exemplo, uma imagem contendo uma mesa, alguns lápis e até mesmo uma cadeira. O aluno terá que marcar a alternativa que determina o material em comum entre todos esses objetos apresentados.

4. Tornando a dinâmica de objetos diferentes feitos de mesmo material mais interessante

A atividade também pode ser realizada com objetos encontrados na própria sala de aula, para se tornar uma atividade ainda mais dinâmica e interessante para os alunos já que objetos inseridos na realidade da sua rotina são muito mais fáceis de estabelecer relações entre o conteúdo apresentado e a utilidade do assunto.

5. Atividades que promovam o pensamento crítico para indagar quais as diferenças entre objetos apresentados para a turma

Em mais uma atividade com o objetivo de fixar as definições entre “objetos” e “materiais”, além de promover uma melhor compreensão das dadas definições, o aluno será apresentado a dois objetos — de preferência, objetos que tenham o mesmo nome, mas não realizem a mesma função como é o caso de uma bola de futebol e uma bola de gude — “iguais” e logo em seguida será questionado se os objetos apresentam alguma diferença em seus materiais.

O aluno deverá, em sequência, diferenciar os materiais dos objetos apresentados e justificar o motivo dos objetos apesar de semelhantes não são a mesma coisa. Sua justificativa deve evidenciar os diferentes materiais e as diferentes funções exercidas pelo objeto.

Identificação de um objeto através de comparações com suas evoluções ao longo do tempo

O aluno verá um objeto e as modificações que o acompanharam ao longo do tempo, como é o caso da roda, por exemplo. Em uma primeira imagem, deverá haver uma imagem do objeto em sua forma mais primitiva (período em que a roda foi inventada), e na última imagem o objeto em sua forma mais recente (uma calota de pneu, por exemplo). O meio deve abrigar uma imagem — ou imagens, dependendo do objeto selecionado para a atividade — que apresente o objeto em uma posição de “meio termo”, algo que transite entre a imagem mais primitiva e a imagem mais recente do objeto escolhido.

Observando as diferenças de materiais que compõem o mesmo objeto através do tempo, o aluno deve responder quais materiais foram usados ao longo da história para compor esse objeto e quais as principais diferenças entre os materiais utilizados para produzi-los.


Um comentário em “Atividades: de que são feitos os objetos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.