fbpx
Pular para o conteúdo

Atividades de matemática sobre contas na fazenda com respostas para imprimir

    Por que ensinar as contas

    As atividades com matemática sobre contas na fazenda para imprimir auxiliará no aprendizado visual das crianças. Muitas delas aprendem com uma história de probleminhas, e outras possuem o raciocínio lógico mais aflorado. Entretanto, é importante trabalhar com todas por igual em sala de aula.

    Por que ensinar as contas?

    Ensinar contas matemáticas auxiliará as crianças a pensarem um pouco mais. O raciocínio lógico precisa ser estimulado, de modo que os pequenos consigam solucionar as questões por conta própria.

    Por que ensinar as contas
    Fonte/Reprodução: original

    Trabalhar com adição, subtração, multiplicação e divisão serão importantes para as crianças desenvolverem uma resposta na ponta da língua. Neste caso, se perguntar quanto é 5 x 6, elas saberão dizer o valor no mesmo instante.

    É interessante incluir no aprendizado das crianças esse tipo de conteúdo, que tanto pode ser aprendido em casa, junto dos pais, quanto na escola. A ideia é aplicar as atividades como tarefa, pois no dia seguinte serão corrigidos pelo professor na lousa.

    Como trabalhar com matemática com contas na fazenda?

    Os professores utilizarão folhas de atividades com diversas contas na fazenda, pois dessa maneira, as crianças aprenderão o conteúdo de outra maneira. É possível introduzir estas informações em casa, e garantir que os pequenos compreendam melhor determinados aspectos.

    Existe a possibilidade de aplicar essas atividades em casa, por meio de tarefinhas, mas os pais devem apenas explicar, nunca dar as respostas, principalmente porque no final da página já constam todos os valores corretos para os alunos corrigirem quando finalizarem a atividade.

    Sugestão de 5 atividades sobre contas na fazenda

    Trabalhar com matemática nem sempre é uma tarefa fácil, mas com boas atividades, os professores da educação infantil e fundamental I, conseguirão trabalhar o conteúdo com os alunos. Veja:

    Multiplique as berinjelas

    Por mais que as berinjelas aparentem ter um sabor nada agradável, elas oferecem uma refeição nutritiva e saborosa, porque é possível transformá-la em um filé empanado para fritar. Seu sabor lembra com o de peixes fritos.

    Multiplique

    Fonte/Reprodução: original

    Como fazer a atividade

    Para a primeira atividade, os alunos resolverão as continhas de multiplicação segundo o que aprenderam em sala de aula. Os números representam apenas uma casa, de modo que facilite chegar nas respostas.

    Independente de haver a correção na parte de baixo, é mais interessante que as crianças cheguem no resultado por conta própria. Se sentirem dúvidas, poderão trabalhar com o método de somar os números X vezes.

    Materiais para a atividade

    A folha de atividades com os exercícios de multiplicação.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades de matemática sobre contas na fazenda é ensinar para as crianças que é possível trabalhar com técnicas diferentes para chegar ao resultado de uma continha de multiplicar.

    É normal que se faça uma soma, por exemplo: 4 x 4 que ficaria 4 + 4 + 4 + 4, e o resultado será 16 para ambos. Independente de como as crianças preferirem fazer, chegarão ao mesmo valor

    Subtraia os milhos

    Os fazendeiros venderam diversos milhos para indústrias alimentícias e precisam de ajuda para descobrir quantos saíram. Para isto, será necessário que as crianças façam continhas que auxiliem-nas a chegar no resultado final.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o professor explicará sobre o contexto mencionado no trecho acima para brincar com o imaginário das crianças. Este será um aspecto extremamente importante para haver melhor desempenho na resolução de atividades.

    Eles precisarão apenas subtrair os valores de acordo com o que o professor ensinou em sala de aula. Com relação a este fator, é interessante que a subtração já tenha sido trabalhada anteriormente com as crianças

    Materiais para a atividade

    Será necessário que o professor entregue a folha de atividades às crianças.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades com matemática sobre contas na fazenda é mostrar aos pequenos que muitos números grandes podem se tornar pequenos quando subtraídos em continhas.

    Outro aspecto que pode ser trabalhado em sala de aula é sobre deixá-las contarem nos dedinhos para conseguirem descobrir o resultado. Elas poderão consultar os valores, mas precisam descobrir como chegar neles.

    Adição com cenouras

    As cenouras fazem parte dos legumes que se encontram pelas fazendas, e os fazendeiros recolheram muitas dessa vez. Para contar, os alunos precisarão auxiliá-los a chegarem no resultado!

    Faça a resolução

    Fonte/Reprodução: original

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o aluno precisará ajudar os fazendeiros a chegarem no resultado mais rápido, e que seja correto. Será necessário fazer continhas de adição para descobrir os valores.

    O aluno, a partir do momento em que fizer as contas e obter o resultado, poderá conferir as respostas para saber se está certa. O professor poderá questioná-los caso tenham feito a atividade com facilidade ou se sentiram dúvidas.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades com matemática sobre contas na fazenda é ensinar aos pequenos outro método didático e interativo para chegarem aos resultados. Imaginar determinadas situações tendem a facilitar no aprendizado.

    Por esta razão, é interessante que os professores e pais trabalhem mais vezes esse tipo de atividade com crianças do ensino infantil ou fundamental I. Especialmente com as crianças da 1° e 2° série.

    Conte os ovos

    Diariamente as galinhas botam ovos no galinheiro para as pessoas pegarem e o levarem para a fazenda. Neste caso, o aluno poderá observar que na folha de atividades entregue pelo professor, existem diversos ovinhos que precisam ser contados.

    Contando Ovos

    Fonte/Reprodução: original

    Como fazer a atividade

    Após receber a folha de atividades, o aluno fará a soma de quantos ovos consistem dentro de cada frasco e colocará a resposta na linha indicada. É importante que façam a soma com cuidado para não se confundirem ou errarem.

    No final da folha conterão as respostas para cada um dos frascos de ovos das galinhas. O aluno pode conferir para saber se estar certo ou errado, e corrigir após realizar a devida observação.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo de trabalhar com atividades de matemática sobre contas na fazenda é ensinar às crianças outro método intuitivo que auxilie na memorização e corrobore para que os pequenos recebam os estímulos lógicos.

    Ensinar matemática é uma tarefa complexa aos professores, pois determinados conteúdos podem exigir muito da capacidade das crianças. Principalmente dos pequenos que sentem dúvidas, e ensinar a contar com ovos facilitará no aprendizado infantil.

    Some os animais

    Trabalhar com a soma é importante para auxiliar no aprendizado das crianças, e ensiná-las com figuras fará com que aprendam o conteúdo com facilidade. Isto porque as cores chamam mais atenção dos pequenos, e a memorização será estimulada.

    Some os animais

    Fonte/Reprodução: original

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, os alunos precisarão realizar a soma de todos os animais para chegar ao resultado correto. No final, verificarão se responderam às questões corretamente, de acordo com as respostas do resultado.

    A atividade pode ser realizada com os pais em casa, caso seja possível. Dessa maneira, as crianças aprenderão com facilidade, pois estão na companhia dos pais e compreenderão os valores com ajuda deles

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades de matemática sobre contas na fazenda é ensinar para as crianças métodos diversificados de trabalhar com os números. Elas não precisarão o tempo todo observar o mesmo cenário do caderno.

    Trabalhar com animais e outros bichinhos que vivem pela fazenda será essencial para garantir um aprendizado rico às crianças. Por esta razão, é importante incluir outros métodos de atividades.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *