fbpx

Atividades de desenhar desafiadoras para o ensino fundamental

Atividades de desenhar desafiadoras para o ensino fundamental
Avalie!

Atividades de desenhar desafiadoras para o ensino fundamental podem ser trabalhadas de muitas maneiras lúdicas, de acordo com o que o professor de artes planeja para as aulas. Trazer desafios aos alunos é importante, porque poderão aprender e se sentirão aptos a criarem desenhos por conta própria somente com o estímulo das aulas de desenhar desafiadoras.

O que são atividades de desenhar desafiadoras?

Atividades de desenhar desafiadoras costumam ser o que professores de artes chamam de uma releitura da imagem, a qual o aluno deverá observar e reproduzir de acordo com o que interpretou, além de poder – caso deseje – fazer alterações nas cores. Normalmente, este tipo de atividade trabalha com pinturas famosas, de muitos artistas renomados, e se tornam desafiadoras aos alunos do ensino fundamental por conter uma certa complexidade.

Atividades de desenhar desafiadoras para o ensino fundamental (2)
Fonte/Reprodução: original

A observação dos traços, os movimentos reproduzidos e a tonalidade do lápis de cor, serão importantes aliados ao realizar o desenho no caderno. Estas atividades podem contar, inclusive, com outras categorias de desenhos como o pontilhismo que é uma técnica de pintura para trabalhar somente com pequenos pontos.

Desafiar os alunos com estes desenhos significa que poderão ampliar suas técnicas de desenho, trabalharão com a coordenação motora fina e terão a oportunidade de colocar em prática o que aprendem na classe e em suas casas. Estes desafios trazem à tona a criatividade de cada aluno do ensino fundamental, e desta maneira conseguirão criar desenhos por conta própria, sem a necessidade de realizar consultas nas imagens para usar como base.

Como trabalhar com atividades de desenhar desafiadoras para o ensino fundamental?

O professor poderá ter consigo uma diversidade de pinturas realizadas por artistas famosos e permitir que cada aluno escolha a imagem que gostaria de pintar. Algumas poderão ser mais desafiadoras e outras um pouco menos, de acordo com o que o aluno deseja aprender naquele momento.

Nesse sentido, será possível introduzir o pontilhismo para os alunos trabalharem de acordo com a criatividade e tentarem produzir um desenho diferente dos outros. Além de haver outra sugestão que será divertida e diferente: a técnica do desenho quadriculado.

Atividades de desenhar desafiadoras para o ensino fundamental (3)
Fonte/Reprodução: original

O desenho quadriculado deve ser sempre feito em papel quadriculado, para garantir a qualidade e diferença única dos desenhos. Basta que os alunos observem os quadrados que serão coloridos e seguir este esquema para poderem criar o desenho, que poderá ter suas cores alteradas para dar uma nova essência ao que está em produção.

Sugestão de atividades de desenhar desafiadoras para o ensino fundamental

As atividades de desenhar desafiadoras são interessantes de serem trabalhadas e postas em prática, porque farão os alunos se sentirem desafiados e prontos para criar algo do zero, aprenderem a não recorrer a uma base, além de colorirem os desenhos com cores distintas para experimentar outras perspectivas. Confira cinco atividades para serem feitas com os alunos do ensino fundamental:

Abaporu

Esta pintura produzida pela artista Tarsila do Amaral no ano de 1928, é comumente utilizada em salas de aula pelos professores de artes para incentivar os alunos a criarem uma releitura da imagem, através do desafio de observar e modificar o desenho.

Como fazer a atividade

O aluno deverá apenas observar a pintura Abaporu de Tarsila do Amaral, para poder desenhar em seu caderno um Abaporu diferente do que é apresentado.

Materiais para a atividade

Lápis de cor, lápis de escrever, borracha e caderno de desenho.

Objetivos para a atividade

O principal objetivo da atividade de desenhar desafiadoras, será o aluno observar, interpretar e procurar entender o que a imagem quer dizer e dessa maneira modificá-lo de acordo com suas ideias. Trabalhar com modificações significa estimular a criatividade dos alunos.

A noite estrelada

No ano de 1889, Vincent van Gogh pintou um dos quadros mais famosos e reconhecidos mundialmente por sua beleza, significado e criatividade. Os tons azulados são muito bem trabalhados e contrastam com tons terrosos, amarelos, verdes e brancos.

Como fazer a atividade

Da mesma maneira que idealizou o pintor Vincent van Gogh, o aluno deverá fazer um bom uso de seus lápis de cor para realizar a releitura da pintura e combinar as tonalidades de acordo com o que tem em mente.

Objetivos para a atividade

Trabalhar com a observação do aluno sobre as cores que serão usadas e que aprendam a diferenciar tons frios, quentes e terrosos, a fim de combiná-los. Além, é claro, de saber se a combinação é apropriada a releitura de Noite Estrelada, além de os desafiar a pintar com tons monocromáticos.

A persistência da memória

Uma das principais obras do artista Salvador Dali, criada no ano de 1931 que retrata o surrealismo, que significa ser uma expressão espontânea dos pensamentos, sonhos e instintos. 

Como fazer a atividade

O aluno deverá observar atentamente a obra feita por Salvador Dali e optar pela releitura ou criar algo surrealista, que transmita especificamente as expressões mais espontâneas capturadas do pensamento para esta atividade. 

Objetivos para a atividade

O objetivo de trabalhar com atividades de desenhar desafiadoras fará com que estimule a criatividade dos alunos, além de os ensinarem a reler imagens e interpretá-las devidamente.

Pontilhismo

O pontilhismo é uma técnica que veio diretamente do movimento impressionista, que trabalha com pequenas manchas ou pontos pequenos coloridos que através de justaposição criam uma mistura nos olhos de quem observa as imagens.

Como fazer a atividade

Nesta atividade não haverão imagens de releitura, o aluno contará somente com os lápis de cor e caderno de desenho para criar algo diferente, que pode ser uma variedade de desenhos, desde algo mais simples como uma flor ou mais complexos como uma paisagem que contenha árvores, sol, nuvens, lagos e outros animais inseridos.

Objetivos para a atividade 

O principal objetivo de trabalhar com atividades de desenhar desafiadoras, se dá pelo fato de realmente trazer um desafio na vida dos alunos e mostrar-lhes que é possível realizar uma pintura por conta própria, somente com a inspiração do momento.

Desenho quadriculado

O desenho quadriculado é feito, normalmente, em uma folha quadriculada que contém pequenos quadrados que medem cerca de 0,5 centímetros, com linhas que cobrem todo o seu espaço. Não há a pauta normal de cadernos convencionais, além de ser possível notar que em algumas folhas há linhas mais escuras e outras um pouco mais claras e servem para ajudar na diferenciação de formas. 

Como fazer a atividade

O professor deverá solicitar que os alunos levem folhas quadriculadas para a sala de aula, com uma imagem base de desenho quadriculado, dessa maneira poderão utilizar as informações e criar o mesmo desenho com uma variedade de modificações de acordo com o gosto de cada aluno.

Materiais para a atividade

Folhas de caderno quadriculado e imagem de desenho quadriculado para usar de base.

Objetivos para a atividade

Esta será uma maneira diferente de introduzir um novo tema para ensinar aos alunos, que poderão ter uma visão diferente do mundo das artes e adquirirem estímulos para criar outros tipos de desenho, seja com base em outros ou algo completamente original e agradável aos olhos do aluno.

Por fim, as atividades de desenhar desafiadoras para ensino fundamental, podem ser trabalhadas de muitas maneiras, que trazem à tona as qualidades artísticas de cada aluno, além de os mostrar que desenhar se dá por muito treino e eles poderem ser tão incríveis quanto artistas renomados. Cada aluno terá uma maneira distinta de enxergar as imagens, de realizar releituras feitas no caderno de desenho.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.