fbpx
Skip to main content

Atualizado em 02/08/2023

Atividades de conscientização sobre o uso de drogas

Obtenha informações úteis sobre as atividades de conscientização sobre o uso de drogas. Saiba como criar uma abordagem eficaz e como envolver a comunidade. Clique aqui para obter informações e ferramentas para ajudar a conscientizar sobre drogas!

Falar sobre drogas é sempre delicado. Geralmente as discussões são infladas por juízos de valor, pré-julgamentos ou preconceitos que nos levam a perceber a problemática sem, no entanto, conseguirmos dominá-la eficientemente. E essa temática deve ser adequadamente debatida e trabalhada no ambiente escolar, para que tenhamos condições de enfrentar este problema de modo a preveni-lo, promovendo a saúde de todos os sujeitos que vivenciam o dia a dia escolar, sejam educadores, colaboradores, alunos ou familiares.

O consumo de drogas cresce consideravelmente a cada dia, pois ela não escolhe religião ou nível social. Está presente em todos os lugares e é realidade desde muito tempo. Esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, principalmente ao que se refere na forma em que é transmitida a informação sobre a droga em que se recebe. A prevenção do uso indevido de drogas é fundamental para a sensibilização sobre os riscos e os perigos causados por elas. As ações de prevenção ao uso de drogas nas escolas não deveriam ser isoladas ou tratadas fora do contexto de uma prática pedagógica.

O papel da escola é de formar cidadãos participativos e capazes de analisar o que é bom ou não para si, de fazer suas escolhas e de refletir se isso afetará ou não a vida de outras pessoas. Por isso tal assunto não foge do contexto escolar. Trabalhar formas de prevenção nas escolas ao se tratar de assuntos relacionados às drogas (licitas/ilícitas), de uma maneira que venha a contribuir com informações necessárias a serem passadas aos nossos alunos, instituição e sociedade em si; é uma maneira de sensibilizá-los em um ambiente próprio.


Este texto foi publicado em Cursos e com as palavras-chave , , by Pedagogia ao Pé da Letra. Adicione este texto aos favoritos.

 About Pedagogia ao Pé da Letra

Sou pedagoga e professora pós-graduada em educação infantil, me interesso muito pela educação brasileira e principalmente pela qualidade de ensino. Primo muito pela educação infantil como a base de tudo.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.