fbpx
Pular para o conteúdo

5 atividades com doces para Educação infantil

    5 atividades com doces para Educação infantil

    As atividades com doces para trabalhar na educação infantil, precisam ser feitas de maneiras lúdicas e didáticas. Garantirá que os pequenos aprendam com facilidade não somente os números, mas a interpretação de determinadas questões matemáticas.

    Quais as atividades com doces

    Existem muitas atividades com doces, e caberá ao educador apresentar questionamentos sobre quantos doces há no interior do pote, ou qual o sabor e quantas balas foram provadas. Estes são métodos específicos para certas atividades que possam ser interessantes abordar na sala de aula.

    Quais as atividades com doces
    Fonte/Reprodução: original

    Há outras hipóteses que o professor trabalhará com as crianças, mas a princípio é interessante introduzir inicialmente questões que as façam pensar. O fato de colocá-las para encontrar um resultado auxiliará no raciocínio lógico.

    Como ensinar com doces para crianças?

    O professor pode introduzir atividades com cartazes, doces dentro do pote, divisão ou adição de balas. Existem diversas possibilidades que professores do ensino infantil poderão trabalhar com as crianças.

    Como ensinar com doces para crianças
    Fonte/Reprodução: original

    É interessante que o conteúdo seja introduzido com o máximo de ludicidade possível. Garantirá que os pequenos compreendam o que é mais, menos, divisão e multiplicação com ajuda de doces. Por esta razão, é importante introduzir conteúdos variados, coloridos e chamativos na educação infantil.

    Sugestão de 5 atividades com doces

    Confira a sugestão de 5 atividades com doces para trabalhar com crianças do ensino infantil. O professor poderá ter ideias interessantes para aplicar este conteúdo com os alunos, e auxiliá-los no processo de estudos e aprendizagem. Veja:

    Quantos doces cabem em um pote?

    O professor levará para a sala de aula outro tipo de material. Um pote transparente que facilite na colocação de doces variados em seu interior. O aluno precisará dizer quantos doces podem caber dentro daquele mesmo frasco.

    Como fazer a atividade

    Procure inserir todos os doces no interior do pote para as crianças poderem observar. Dessa maneira, eles poderão dizer números aproximados, e saberão anular valores menores de 10, 25 ou 35, por exemplo.

    Eles trabalharão com hipóteses e aquele que mais se aproximarem, o professor poderá contar o valor real dos doces no pote. As crianças ficarão surpresas por ser uma quantia abundante, mas estarão felizes por terem acertado o chute.

    Materiais para a atividade

    Pote com diversos doces.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades com doces é ensinar aos alunos os métodos de chute. Significa que poderão trabalhar com hipóteses, e pensarão em uma conclusão para o problema encontrado.

    Um dos objetivos é auxiliá-los com o raciocínio lógico que será treinado pelos alunos. Este é um método didático e lúdico que professores podem trabalhar junto das crianças.

    Cartaz com problemas matemáticos e doces

    O professor montará um cartaz junto de seus alunos na sala de aula. Este não será feito em grupos, pois todas as crianças participarão em simultâneo. Será mais interessante que a atividade seja feita desta maneira, pois aprenderão dicas interessantes com o professor.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o professor trabalhará com a cartolina junto das crianças e escreverá um problema de matemática. Este probleminha precisará conter informações para realização dos cálculos, não pode faltar os números e nem a especificação dos doces.

    No cartaz com o problema feito, as crianças que farão a leitura para o resolver em conjunto. Este é um trabalho distinto, mas que auxiliará no aprendizado de longo prazo dos pequenos do ensino infantil.

    Materiais para a atividade

    Cartaz, lápis de escrever e borracha.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades com doces, é ensinar um método conjunto de aprendizagem em que todos devem participar. Os alunos precisam resolver o dilema do probleminha proposto e pensarem juntos em como chegar ao resultado final.

    Paladar com sabores de balas

    Apesar de ser uma atividade específica, o professor trabalhará a matemática em cima de um dos cinco sentidos das crianças. Será um momento distinto, interessante e que auxiliará na memorização ao mesmo tempo.

    Como fazer a atividade

    O professor reunirá vários sabores de balas em uma caixa, e colocará uma de cada sabor na boca da criança. Elas precisam adivinhar os nomes, e lembrar a quantidade de doces que comeram.

    Elas poderão contar nos dedos quantas doces comeram enquanto estavam de olhos fechados. Dessa maneira, trabalharão diretamente com a memorização dos sabores que provaram instantes antes.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades com doces, é ensinar aos pequenos que se pode aprender um conteúdo de matemática de olhos fechados e apenas com o paladar. O fato de provar sabores diferentes de bala faz com que as crianças não esqueçam dos sabores, procurarão lembrar até responderem corretamente ao professor.

    É interessante deixá-las contarem com os dedos das mãos, pois chegarão ao resultado com facilidade. Posteriormente, o professor dirá se as respostas estão certas ou erradas.

    Problemas matemáticos de adição

    Nesta atividade, o professor trabalhará probleminhas de adição com as crianças. O conteúdo será focado apenas nos doces e no que podem oferecer ao aprendizado infantil em sala de aula.

    Como fazer a atividade

    Nesta situação, o professor criará um cenário X em que uma pessoa quer 15 balas, mas faltam 10. Os alunos usarão os dedos das mãos para contar quanto falta, e responder ao professor com a resposta correta.

    Este é um método específico e fácil de introduzir o conteúdo. Quanto mais os alunos compreenderem o tema, mas o professor poderá torná-lo difícil e com riqueza de informações a serem observadas.

    Objetivos para a atividade

    As atividades com doces para crianças, precisam ser feitos com ludicidade para auxiliar no aprendizado e assimilação de conteúdo. A matemática com doces costuma ser mais fácil aos pequenos, e esta é a principal razão aos professores para incluírem os doces no dia a dia.

    Divisão com doces

    A introdução inicial da divisão numérica costuma ocorrer justamente com doces, frutas ou outros alimentos coloridos. É mais fácil de atrair a atenção das crianças, e elas prestarão atenção durante a explicação.

    Como fazer a atividade

    O professor dará exemplos fictícios de situações em que determinada pessoa comprou 6 balas, e precisa dividir entre três pessoas. O aluno poderá pensar para chegar ao resultado e mencionar duas balas para cada.

    Este é o método correto de realizar a divisão das balas entre as pessoas. É interessante que o professor aplique esse conteúdo com frequência em sala de aula, a fim de garantir aos alunos um excelente aprendizado.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das atividades com doces, é ensinar às crianças um método mais prático de aprender a divisão. Apesar de aparentar ser complexa, o fato de dividir com doces se torna mais fácil quando usado como exemplo.

    Trabalhar com doces ou formatos coloridos auxiliarão no aprendizado das crianças, e garantirá que elas tenham uma assimilação descomplicada da matemática. É normal que muitos dos alunos possuam dificuldade com a matéria, mas com a explicação correta e a introdução de ferramentas de ensino ideais, as crianças aprenderão com facilidade.

    Este é um dos motivos mais importantes para professores trabalharem com conteúdos diversificados. Não há necessidade de permanecer com cópias do quadro. É possível auxiliá-los a estudarem de maneiras distintas, agradáveis, que os façam socializar e participar mais das atividades propostas.

    Se gostou da sugestão de atividades com doces para trabalhar com crianças, fique no Pedagogia Ao Pé Da Letra para conhecer mais conteúdos didáticos!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *