fbpx

Atividade com mães para o maternal

Atividade com mães para o maternal
Avalie!

Antecipadamente, atividades com mães para o maternal são importantes de serem trabalhadas em conjunto das crianças em um dia especial, porque os pequenos poderão passar mais tempo junto delas ao mesmo tempo que aprendem, ouvem, sentem e demonstram o quanto amam suas mães.

Qual a importância de realizar atividade com mães para o maternal

A importância de realizar atividade com mães para o maternal, fará com que os pequenos possam compreender que brincadeiras com as mães seja algo divertido a ser feito na escola, além de considerar que o professor trabalhe com o desenvolvimento da motricidade, linguagem verbal e oral, introdução de texturas e claro, aproveitar um momento especial ao lado da mãe, que em muita das vezes possui jornada dupla e mal consegue ficar junto da criança para a curtir como gostaria.

Em outras palavras, as brincadeiras podem ser de total interação com outras mães e com suas crianças, para haver maior harmonia e diversão como um todo, ou seja, as brincadeiras se tornarão mais legais.

Haverá uma construção de valores, demonstração de afeto, carinho e respeito entre mães e filhos respectivamente. No entanto, o professor deverá saber se há alguma criança que vive com a avó ou outra figura adulta que lhe cuide no lugar da mãe porque esta pessoa deverá estar presente no ato de realizar atividade com as mães para o maternal.

Qual atividade com as mães para o maternal pode ser feita?

Antecipadamente, há muitas atividades com mães para o maternal que podem ser feitas e, dentre as mais lúdicas estão as de pintura específicas para bebês de até 3 anos, porque eles gostam de cores e de brincar com tinta ou lápis de cor. Tal atividade pode ser feita em conjunto das mães com os pequenos.

Realizar rodas de leitura com as mães para lerem para as crianças é uma prática diferente, e é interessante ser feita na sala de aula com os pequenos que estarão concentradas na leitura da história, mas principalmente na doce voz de suas mamães.

Atividade com mães para o maternal (3)
Fonte/Reprodução: original

Brincadeiras no pátio como amarelinha são lúdicas e as mães que participam dessas brincadeiras, conseguem se conectar ainda mais com seus filhos. Elas verão as crianças aprenderem movimentos diferentes e os usarem nas brincadeiras que exigem coordenação motora grossa em sua reprodução, além de os incentivar a brincar ainda mais.

Cantar músicas juntamente das crianças é uma atividade dinâmica e lúdica, que auxilia as crianças sentirem menos vergonha de cantar na frente de outras pessoas e demonstrar o quão felizes ficam por estar perto de suas mães. 

O professor pode perguntar às crianças o que a palavra mãe significa e sua importância para elas, e as mamães deverão apenas ouvir os pequenos responderem às perguntas realizadas pelo professor.

Lista de atividade com mães para o maternal

Nesse sentido, os professores poderão elaborar atividade com mães para o maternal que sejam lúdicas e incluam não somente as mães, mas avós ou outros parentes que cuidam da criança presente na turma. Confira mais atividades que podem ser realizadas com mães para o maternal:

1. Cantar músicas

O professor deverá reproduzir músicas infantis que as mães e as crianças conheçam, para haver total harmonia ao cantá-las em companhia dos pequenos, além de se tornar mais intuitivo e dinâmico a atividade.

Como fazer a atividade

Esta atividade deverá ser reproduzida através de uma playlist de músicas infantis para as crianças e as mães cantarem em conjunto.

Materiais para a atividade

Será necessário que o professor utilize uma caixa de som para reproduzir as músicas.

Objetivos para a atividade

O principal objetivo da atividade é o de criar um momento divertido entre mãe e filho para cantarem, além de o professor mencionar que as palavras costumam rimar ao final de cada frase das músicas. Isso será importante para a introdução da leitura em sala de aula.

2. Filmes infantis

Esta atividade é divertida e será feito um dia especial com filmes infantis para as crianças assistirem na companhia de suas mães na sala de vídeo da escola.

Como fazer a atividade

Através da sala de vídeo o professor deverá reproduzir alguns títulos infantis que remetem a vida animal, como o caso de Vida de Inseto, O Rei Leão e Robin Hood de 1973 que está disponível na internet, para as crianças assistirem junto de suas mães.

Materiais para a atividade

Somente da sala de vídeo.

Objetivos para a atividade

Por mais que os títulos sejam infantis, as histórias contidas em cada filme possuem um ensinamento diferente que será absorvido pelas crianças e posteriormente, passarão a pensar mais sobre o filme e realizar diversas perguntas às mães.

3. Desenho com guache

Normalmente, as crianças adoram pintar desenhos e em conjunto com a mãe se tornará uma atividade ainda mais divertida de ser trabalhada na sala de aula.

Como fazer a atividade

As mães poderão pintar as mãos das crianças e as suas próprias para marcar suas mãos com tinta nas folhas junto de seus filhos.

Materiais para a atividade

Folha sulfite, tinta guache e pincel.

Objetivos para a atividade

As crianças desenvolverão a coordenação motora fina e aproveitarão para se divertir com as mães nesta atividade com mães para o maternal.

4. Roda de leitura com mães

A leitura desperta nas crianças a curiosidade e o interesse por saber o que ocorrerá na história, dessa maneira serão instigadas a permanecerem a ouvir atentamente a história na qual será contada.

Como fazer a atividade

Será importante que o professor disponibilize o livro Menino Maluquinho para que cada mãe faça a leitura de uma ou duas páginas para as crianças. Todos deverão estar sentados em uma roda com as crianças nos colos de suas mães, para ouvirem a leitura delas.

Materiais para a atividade

Livro O Menino Maluquinho.

Objetivos para a atividade

Esta atividade com mães para o maternal visa ensinar as crianças a ouvirem, prestarem atenção e interpretar a história, além de se divertirem com as peripécias do Menino Maluquinho desenvolvida e escrita pelo saudoso escritor Ziraldo.

5. Amarelinha

Desde já, atividades com mães para o maternal podem ser exploradas através de brincadeiras que trabalhem com a coordenação motora grossa das crianças, que seria o caso da querida amarelinha.

Criança pulando amarelinha

Como fazer a atividade

As crianças e as mães deverão se reunir no pátio e em fila para brincar de pular amarelinha nos tracejados feitos de giz de lousa.

Materiais para a atividade

A atividade deverá ser exercida no pátio, não requer nenhum outro material.

Objetivos para a atividade

O professor deverá focar na coordenação motora grossa que será desenvolvida nesta atividade com ajuda das mães. Trabalhar com a coordenação motora grossa é muito importante para o desenvolvimento muscular das crianças, além de evitar o sedentarismo futuramente.

Este dia deve ser trabalhado com carinho tanto pelos professores quanto pelas mães, que estarão presentes na escolinha de seus filhos para curtir um momento agradável com eles. Poderá ser feito o registro desse dia através de fotos tiradas pela câmera do celular da professora da turma em questão.

Por fim, atividades com mães para o maternal podem ser feitas de muitas formas divertidas e lúdicas que incitam o conhecimento das crianças, além de haver um aumento do conhecimento dos pequenos ao desenvolverem determinadas atividades e se divertirem enquanto aprendem uma série de habilidades importantes para o desenvolvimento infantil. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.