fbpx
Pular para o conteúdo

5 atividades de artes para trabalhar psicomotricidade na educação infantil

    5 atividades de artes para trabalhar psicomotricidade na educação infantil

    A psicomotricidade na educação infantil, é direcionada especialmente às crianças em fase de desenvolvimento e precisam movimentar o corpo para aprimorar as suas habilidades iniciais. É essencial que o professor trabalhe com bons conteúdos para auxiliá-los neste período de aprendizagem.

    O que é a psicomotricidade?

    A psicomotricidade consiste em movimentos corporais que auxiliam seres humanos a se comunicarem, a trabalhar com seus desejos e aprenderem a controlarem melhor seus próprios corpos. A ter consciência dos movimentos mais simples até os mais complexos.

    O que é a psicomotricidade
    Fonte/Reprodução: original

    A psicomotricidade na educação infantil, possui um papel de auxiliar a desenvolver os movimentos motores, intelectuais e até mesmo afetivos. Esta área da ciência auxiliará as crianças a terem melhor noção de espaço-tempo, velocidade e demais padrões da motricidade.

    Como trabalhar com a psicomotricidade na educação infantil?

    O professor poderá trabalhar com a psicomotricidade na educação infantil com brincadeiras, músicas, danças, caretas, pinturas, recorte e colagem que são clássicos métodos para lidar com os pequenos.

    Como trabalhar com a psicomotricidade na educação infantil
    Fonte/Reprodução: original

    Será possível proporcionar aulas lúdicas e que os auxiliem no aprendizado e claro, para controlar todo o corpo e conhecer mais sobre ele e como deve funcionar no dia a dia para qualquer atividade.

    Sugestão de 5 atividades de artes com psicomotricidade

    O professor poderá conferir 5 atividades de artes para trabalhar com as crianças psicomotricidade, a qual precisa ser instigada com frequência nos anos iniciais dos pequenos. Veja:

    Dança

    Um ramo da psicomotricidade na educação infantil, interessante ser trabalhado com as crianças se chama Organização-Espaço Temporal, o qual pretende o de auxiliar as crianças a perceberem o tempo de duração de nossas ações, e diferenciarem o rápido do lento.

    Como fazer a atividade

    O professor deverá reunir seus alunos para realizarem uma dança que pode ser simples e apenas acompanhar o ritmo e duração da música, ou simplesmente ter uma coreografia bem elaborada.

    Para uma excelente aula lúdica, coloque uma playlist para ser reproduzida. Mantenha sempre no aleatório para pegar todos de surpresa, e manter a brincadeira o mais imprevisível possível. Deixe a criatividade trabalhar nas crianças, e elas mesmas saberão quais movimentos executar para a dança.

    Materiais para a atividade

    O professor precisará apenas de um rádio com bluetooth para reproduzir as músicas.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é fazer com que as crianças consigam se movimentar por conta própria, no ritmo da música e possam observar que há um tempo para começar e terminar. Dessa maneira, eles compreenderão melhor o significado da palavra “tempo”, e qual a sua função para a humanidade.

    Fazer caretas

    As caretas estão ligadas a um método artístico de expressividade, o qual será trabalhado com os alunos do ensino infantil nas aulas de psicomotricidade. Todos deverão trabalhar entre si para a atividade ser bem sucedida.

    Como fazer a atividade

    Em grupos ou duplas, os alunos deverão se reunir para fazer caretas uns aos outros, a fim de trabalhar com a coordenação motora fina facial. Eles conseguirão mover as sobrancelhas, nariz, mostrar a língua e ter controle ampliado da musculatura facial.

    Peça aos pais dos alunos que participem das brincadeiras de caretas na frente do espelho com os filhos. Eles se sentirão mais confiantes de realizar a atividade, e não se sentirão tímidos.

    Materiais para a atividade

    Na escola, não haverá necessidade de materiais. Em casa, pode-se usar os espelhos para brincar com os pais.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é fazer com que os alunos consigam trabalhar com a coordenação motora fina, e mover os músculos faciais, os quais precisam ser instigados. Deixe-os semicerrar os olhos, franzir a testa e o nariz, dentre outras feições que auxiliarão na aula proposta pelo professor.

    Pule de um pé só como o Saci Pererê

    Nesta atividade de psicomotricidade na educação infantil, o professor trabalhará com a lateralidade. O que é essa área? Tal área tem como função a de auxiliar as crianças a reconhecerem os lados direito e esquerdo de seus corpos, bem como o lado externo e o lado interno do corpo.

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade, o professor deverá pedir que os alunos pulem primeiro com o pé direito somente, e depois com o esquerdo. Dessa maneira, eles conseguirão observar que um lado do corpo se difere do outro, sendo um fator que geralmente causa confusão em crianças menores.

    Além de todos esses fatores, o professor trabalhará com a coordenação motora global, a qual tem como função de movimentar o corpo dos pequenos. Eles terão um controle melhor sobre sua musculatura e demais membros corporais.

    Objetivos para a atividade

    A psicomotricidade na educação infantil, servirá de evolução para as crianças. Eles conseguirão controlar partes simples do corpo, como, por exemplo, os braços, dedos e as próprias mãos. Além de terem consciência dos lados corporais, e entender o que significa esquerda e direita.

    Desenho de figuras geométricas

    As figuras geométricas nos dão noção de espaço, e é o que deverá ser abordado nas aulas de psicomotricidade na educação infantil com os pequenos. Eles poderão conhecer o que é um trapézio e discernir entre uma figura ovalada, por exemplo.

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade, o professor deverá pedir que os alunos desenhem círculos, retângulos, quadrados, triângulos, formas ovais e outras figuras apresentadas para eles.

    Dessa maneira, os alunos trabalharão com o conhecimento nas formas geométricas, e com as cores que os ajudarão a memorizar informações importantes e conseguirão distinguir um triângulo de um quadrado.

    Objetivos para a atividade

    Trabalhar com a psicomotricidade na educação infantil, fará com que os pequenos consigam ter firmeza nos músculos das mãos ao segurar um lápis, o qual será importante trabalhar nos anos iniciais dos pequenos na escolinha.

    O professor ajudará os alunos a aprenderem sobre as formas geométricas em atividades lúdicas, que corroborem para o fortalecimento dos dedos das mãos os quais futuramente terão papéis essenciais em segurar com força um lápis ou caneta.
    Recorte e colagem com revistas ou jornais

    Um método de trabalhar a psicomotricidade na educação infantil, é fazer com que os alunos possam recortar de revistas e jornais, figuras de objetos ou letras para formar palavras.

    Como fazer a atividade

    Para a atividade, o professor deverá pedir que os alunos formem grupos para poderem trabalhar melhor, a fim de deixá-los socializarem. Em seguida, peça que procurem em revistas figuras de mochilas, tênis, calças, perfumes, maquiagem, comida, brinquedos e símbolos de times de futebol.

    Em uma folha de papel sulfite ou cartolina, as crianças deverão colar todas as figuras solicitadas pelo professor com uma cola bastão. Deste modo, elas trabalharão com aspectos visuais e memorização.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é fazer com que os alunos trabalhem a psicomotricidade por intermédio de atividades lúdicas, mas que sejam simples. O recortar e colar é algo prático que deve ser instigado nos pequenos, principalmente pelo fato de trabalhar com a coordenação motora fina.

    A psicomotricidade na educação infantil, possui forte papel no correto desenvolvimento das crianças dos anos iniciais, e deve-se estimulá-las não apenas na escola, mas em casa. É essencial que haja brincadeira ou atividades lúdicas que os façam se movimentar com frequência, e consigam controlar o corpo com facilidade e sem complicações.

    Se você gostou de nosso conteúdo, venha conferir mais artigos para educação infantil diretamente no Pedagogia Ao Pé Da Letra!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *