fbpx
Pular para o conteúdo

5 atividades de artes para festas juninas

    5 atividades de artes para festas juninas

    As aulas de artes para festas juninas são aguardadas durante meses pelos alunos, e até mesmo pelos professores. É nelas que se pode aprender coreografias, brincadeiras, conhecer comidas diferentes e se divertir na companhia do professor e colegas.

    O que é a festa junina?

    A festa junina é especificamente um estilo de festa popular que costuma ocorrer todos os anos em junho. É muito comum você observar a festividade acontecer em todos os estados do Brasil, pois é uma tradição antiga.

    O que é a festa junina
    Fonte/Reprodução: original

    Neste caso, os portugueses trouxeram a festa junina durante o século XVI ao Brasil, mas diferente do que se pensa, a festividade era bem religiosa e com homenagens para Santo Antônio e São João.

    Como trabalhar em artes para festas juninas?

    O professor poderá trabalhar com o conteúdo em dança, pintura, recortes e colagens ou simplesmente brincadeiras típicas da data. Há uma variedade de possibilidades que o professor pode usar com seus alunos, e cada uma delas mais lúdica que a outra.

    Como trabalhar em artes para festas juninas
    Fonte/Reprodução: original

    É importante que todos os alunos estejam reunidos para poderem aprender sobre o conteúdo, e realizarem as brincadeiras divertidas que os ajudarão a se desenvolver corretamente.

    Sugestão de 5 atividades de artes sobre festas juninas

    O professor poderá conferir 5 atividades de artes para festas juninas, que servirão de auxílio para trabalhar com os alunos na sala de aula e fora dela. É importante que o professor use o lúdico com todos, pois facilitará o aprendizado dos conteúdos a serem elaborados na classe. Veja:

    1. Pintura caipira

    As pinturas faciais de artes para festas juninas são divertidas, alegres e é um momento de descontração para criar uma maquiagem diferente que esteja inserida nos parâmetros da aula.

    Como fazer a atividade

    Para fazer a atividade, o professor precisará usar tinta guache para fazer algumas alterações no visual das crianças. Podemos citar o bigode nos meninos e a sobrancelha quase junta. Nas meninas pode-se fazer sardas ou pintas bem chamativas com a tinta preta, pois não sairá facilmente.

    O ato de caracterizar as crianças, farão com que se sintam confortáveis e felizes por poderem brincar e apreciarem a data festiva, em um misto de aprendizado. O fato de usar pintura servirá de gatilho para os pequenos quererem fazê-los uns nos outros.

    Materiais para a atividade

    Tinta guache e pincel.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é fazer com que os alunos possam aprender a caracterizar os colegas, e fazer consigo mesmo, por exemplo. Eles devem se sentir livres para realizar a atividade, pois artes corporal é pura imaginação.

    Outro fator importante, é o de trabalhar com a coordenação motora fina, esta que precisa ser estimulada em todas as etapas de aprendizagem dos alunos, sejam do ensino infantil, fundamental ou médio.

    2. Paródia para festa junina

    Nas aulas de artes para festas juninas, é comum que toque muita música típica da data, porém o professor poderá pedir que os alunos escrevam uma paródia de alguma canção no ritmo de uma música junina.

    Como fazer a atividade

    O professor pedirá que os alunos se reúnam em grupos para escreverem a canção de acordo com a música escolhida. Neste caso, precisarão escolher uma canção brasileira e breve para trabalharem a paródia.

    Eles deverão escrever na folha de caderno nome, número, série, o nome original da canção, e a letra da paródia com o título. Posteriormente, cantarão na frente da classe, e entregarão a folha ao professor para corrigir a atividade.

    Materiais para a atividade

    Caneta, lápis de escrever, borracha e folha de caderno.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é fazer com que os alunos possam aprender a trabalhar com a criatividade, rimar e respeitar o tempo musical canção. Eles terão a oportunidade de compreender o funcionamento de uma música, e abordá-la de maneiras diferentes na construção da paródia.

    3. Desenho das comidas

    As artes para festas juninas são aliadas em fazer com que os alunos consigam demonstrar seus trabalhos não só pela dança, mas com desenhos ou pinturas. Por esta razão, o professor poderá trabalhar um conteúdo diferente com os estudantes.

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade, o professor deverá escrever na lousa todos os pratos presentes nas festas juninas. Em especial, os típicos feitos com milho que são os mais gostosos e muitas pessoas adoram.

    Posteriormente, os alunos deverão desenhar de suas maneiras, o milho, canjica, pamonha, curau, pé de moleque, amendoim, maçã do amor, cocada, maria-mole, pipoca doce e salgada, em uma folha de sulfite que pode ser colorida ou branca. No final, poderá escrever qual comida mais gosta.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é apresentar aos alunos as diversas iguarias que uma festa junina pode conter. Por este motivo, é que a festa é tão aclamada em alguns estados brasileiros, e tantas pessoas gostam de participar das comemorações.

    O aluno poderá contar sobre o que gosta de comer na folha de atividades, a fim de compartilhar com seu professor seus gostos pessoais. É um fator interessante, que vale a pena ser trabalhado para os alunos aprenderem a conhecer melhor seus próprios gostos.

    4. Ensaio para a festa junina

    A dança está ligada diretamente com o movimento artístico, e por esta razão é interessante que o professor trabalhe com os alunos a dança. Poderá introduzir a tradicional dança junina, a fim de fazer com que os alunos trabalhem a coordenação motora grossa.

    Como fazer a atividade

    Para realizar as atividades de artes para festas juninas, o professor precisará reunir todos os alunos no pátio e explicar o que deverão fazer. Os movimentos a serem ensaiados são extremamente importantes para o momento de apresentar para toda a escola.

    O professor poderá deixar os alunos escolherem os pares para a dança, de modo que se sintam confortáveis e possam participar tranquilos, e confortáveis do começo ao fim da atividade proposta.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é fazer com que os alunos possam trabalhar com a coordenação motora grossa, a qual será estimulada diversas vezes por conta da dança. O ato de dançar corrobora para a melhoria na saúde, e garantirá que não tenham dificuldades de movimentação.

    5. Recorte as bandeirolas

    Uma atividade de artes para festas juninas que muitos estudantes gostam, é de recortar as bandeirolas para decorar as salas ou o próprio pátio que poderá receber a comemoração festiva.

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade, o professor deverá separar os alunos em grupos e entregar papéis de seda coloridos para que o trabalho possa ser feito. Com auxílio de um molde, todos farão o recorte das bandeirolas.

    O trabalho é simples, mas divertido e poderá ficar mais animado se o professor introduzir alguma canção junina. Recomendamos a playlist com pouco mais de 1 hora de duração para reproduzir.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é fazer com que os alunos consigam trabalhar em equipe, e possam aprender a construir bandeirolas com materiais simples. De modo que eles compreendam que com simplicidade se constrói uma variedade de objetos ou figuras decorativas para qualquer época do ano.

    As artes para festas juninas são essenciais para os alunos poderem trabalhar com a motricidade, socialização, imaginação e criatividade. Deve-se instigar cada um destes aspectos nos estudantes para ampliar suas habilidades.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *