fbpx
Pular para o conteúdo

5 atividades de artes com colagem

    5 atividades de artes com colagem

    Artes com colagem consistem em aulas indicadas para crianças menores de 12 anos de idade, que precisam aprimorar a motricidade com diferentes materiais. Pode-se trabalhar com as texturas de papéis, revistas e até jornais para as atividades com os pequenos.

    O que é colagem?

    A colagem consiste em recortar figuras e colar em outra folha para criar uma imagem nova, ou simplesmente elaborar brincadeiras criativas. É ideal para crianças pequenas poderem brincar e aprender.

    O que é colagem
    Fonte/Reprodução: original

    Por esta razão, recomenda-se brincar de artes com colagem junto das crianças de até 10-11 anos de idade. Elas precisam desenvolver determinadas habilidades que nestas atividades ficarão aguçadas.

    Como trabalhar artes com colagem?

    Pode-se trabalhar com formas geométricas recortadas em folhas de papel e coladas no sulfite, bem como criar folhetos de supermercado com figuras retiradas de jornais, revistas ou outro material escolhido pelo professor.

    Como trabalhar artes com colagem
    Fonte/Reprodução: original

    Neste caso, o professor poderá trabalhar com uma diversidade de conteúdos que auxiliarão o aprendizado das crianças, bem como na socialização e motricidade que juntos se tornam aspectos importantes nos anos iniciais.

    5 atividades de artes para trabalhar colagem

    O professor poderá conferir 5 atividades de artes com colagem para crianças até a 4° série do fundamental I. É importante trabalhar com este conteúdo porque auxiliará diretamente em memorização tátil e visual, que serão essenciais para desenvolver novas habilidades nos pequenos. Veja:

    Crie um cenário para crianças da 3° e 4° série

    Para esta primeira atividade de artes com colagem, o professor entregará folhas coloridas que servirão para a construção de cenários diversos. O aluno da 3° série poderá usar a sua criatividade para criar o que desejar.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o aluno deverá recortar as folhas coloridas e colar na sulfite para formar o cenário que quiser. Pode conter formas de nuvens, sol, flores, árvores, pássaros, animais ou bancos para as pessoas sentarem.

    Não há uma regra para a criação, o ideal é deixar que as crianças trabalhem por conta própria a fim de usar a imaginação para ter uma ideia interessante. Se elas ficarem com dificuldades, o professor poderá dar ideias que serão fonte de inspiração para a construção de um cenário.

    Materiais para a atividade

    Folhas coloridas de qualquer material, tesoura, cola e folha sulfite.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é ensinar que as crianças podem criar o que sentem vontade por intermédio de recorte e colagem. Elas aprenderão que há diversas maneiras de fazer um desenho, não necessariamente com lápis de escrever e de pintar.

    Formas geométricas com papel veludo para o fundamental I

    O papel veludo possui uma consistência diferente, e muitas crianças gostam de tocar para sentir. Neste caso, se trabalhará com o tato das crianças da 1° série em boa parte da atividade de artes com colagem.

    Como fazer a atividade

    Entregue folhas coloridas de papel veludo às crianças, que deverão recortar formas geométricas de triângulos, círculos, quadrados, retângulos e trapézios. De modo que memorizem as formas por intermédio das cores e da textura daquele papel em especial.

    Todas as formas devem ser coladas na folha de papel sulfite para os alunos nomearem cada uma das figuras. Por esta razão, é importante trabalhar com crianças da 1° série em diante que precisarão de uma base de geometria para os anos futuros.

    Materiais para a atividade

    Papel veludo, tesoura, cola e folha de sulfite.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é ensinar às crianças outros métodos de aprendizagem que não seja apenas a lousa. Eles poderão aprender formas geométricas ao recortarem um papel e colar na folha sulfite, o que se adéqua em aulas lúdicas e prendam atenção das crianças.

    Papel crepom

    Para crianças do ensino infantil é ideal trabalhar com novas texturas, de modo que eles consigam sentir e identificá-las a longo prazo sem estarem com o objeto em mãos. A memorização têxtil de papéis ou tecidos é a mais adequada para os pequenos.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o professor deverá entregar folhas coloridas de papel crepom com cola e deixá-los picarem-no para fazer bolinhas e colar em sulfite. Poderão fazer algum desenho e por intermédio disto, criar uma imagem com base em suas ideias.
    É recomendável deixar as crianças trabalharem por conta própria em artes com colagem, para deixar-lhes adquirir conhecimento e entender o funcionamento daquele papel específico.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é fazer com que os alunos possam conhecer outros modelos de papéis que poderão ser utilizados para fortalecer a memorização, imaginação e a criatividade dos pequenos.

    Folheto de supermercado para 1° e 2° série

    Para os alunos do ensino fundamental I, especificamente a 1° e 2° série, o professor poderá trabalhar com uma atividade diferente de colagem que consiste na elaboração de folhetos de supermercado.

    Como fazer a atividade

    O professor deverá reunir os alunos em grupos e lhes entregar folhas de sulfite, cola bastão e tesouras juntamente de revistas que farão parte da atividade e fornecerão um desempenho melhor às crianças.

    Neste caso, elas devem recortar figuras de alimentos diversos e colar na folha de sulfite, que precisará ter um espaço de uma imagem para outra. Em baixo dos produtos deverão escrever os preços, e na parte de cima da folha colocar o nome de um supermercado criado por eles para a atividade.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das artes com colagem é fornecer aos alunos um método de aprendizado diferente do que estão habituados. Poderão trabalhar em grupo, conversar, e aprenderem juntos.

    Além de trabalhar a motricidade, o professor deverá conciliar a atividade com a socialização que é muito importante nessa fase da vida das crianças. Elas precisam conversar, se conhecerem e aprenderem em conjunto.

    Colagem de letras para crianças

    As letras alfabéticas fazem parte do aprendizado de muitas crianças, e por este motivo o professor poderá trabalhar a colagem do A até o Z, com os pequenos na sala de aula, e garantir que consigam reconhecê-las.

    Como fazer a atividade

    Para a atividade de artes com colagem, o professor deverá entregar revistas, tesouras e colas para as crianças poderem realizar a atividade. Neste caso, os pequenos precisarão procurar letras do alfabeto para formar seus nomes, e depois frases ou palavras com nomes de animais, ou objetos.

    É uma atividade simples, mas lúdica e que será feita em grupo. Todos os alunos poderão trabalhar em conjunto, pois será essencial para a socialização dos pequenos. É importante que todos conversem e se auxiliem na realização da atividade.
    Uma sugestão para a colagem, é trabalhar com músicas relaxantes. O ato de introduzir músicas auxiliará diretamente na memorização das crianças. Significa que elas conseguirão lembrar de letra A ou C por conta de partes de uma melodia.

    Recomendamos a playlist que possui apenas músicas instrumentais tocadas por um violão, que auxiliará a relaxar os pequenos e manterem-nos concentrados.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é fazer com que as crianças consigam trabalhar entre si, e aprenderem a conversar e se ajudarem quando for necessário. Dessa maneira, eles terão conhecimento não apenas sobre o alfabeto, mas em fornecer ajuda aos colegas.

    A coordenação motora fina é o principal destaque da atividade, a qual será trabalhada com o recorte das letras. Os alunos farão o formato de pinça com os dedos, que estarão bem desenvolvidos e conseguirão apreciar a atividade.

    Estas foram as atividades de artes com colagem para trabalhar com as crianças do ensino infantil e fundamental I, na sala de aula! Se você gostou de nosso artigo, venha conferir mais conteúdos interessantes no Pedagogia Ao Pé Da Letra.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *