fbpx

Como aprender a ler por meio da música e entreter crianças?

Aprender a ler por meio da música pode ser uma boa forma de ensinar crianças pequenas. Os professores de letras podem utilizar e muito a recreação musical para educar os alunos.

Aprender a ler por meio da música é possível?

Aprender a ler por meio da música faz com que as crianças se sintam interessadas pela leitura. Com ótimos canais de música para crianças, o YouTube tornou-se a maior fonte de inspiração de professores.

Os professores podem utilizar a música, e assim transformar o modo de contar histórias para as crianças. Graças a música, as crianças criam o hábito de repetir as frases e com isso, aprendem palavras diferentes.

Uma boa sugestão, é aproveitar as histórias infantis e fazer um sarau de música, inclusive se o professor souber tocar algum instrumento, a aula ficará mais interessante.

Há ainda, as cantigas de roda antigas, que são ideais para fazer com que as crianças aprendam a ler e interpretar textos.

Como estamos na era dos aplicativos, convém aos professores baixarem determinados aplicativos de música para deixar a aula lúdica.

As músicas podem integrar conteúdos, ou seja, os alunos aprendem português cantando músicas sobre matemática, por exemplo.

Como utilizar a música para reforçar o conteúdo?

Se você é educador e lida diretamente com crianças pequenas, é bom aproveitar os recursos tecnológicos para tornar sua aula menos cansativa e mais prazeirosa.

A música e a internet têm papel importante no desempenho de seus alunos, se você souber escolher os aplicativos corretos.

Os canais famosos de músicas infantis no YouTube, por exemplo, ensinam as crianças a contar números, aprender outras línguas.

A música é essencial para ajudar crianças pequenas a entenderem conteúdos mais complicados para sua faixa etária, assim com a música elas aprendem melhor.

No caso do ensino do português, os professores podem separar clássicos da nossa literatura, e assim conseguir montar músicas.

As crianças automaticamente irão lembrar do conteúdo, devido a música que foi cantada em sala de aula.

Os pais e os professores devem ter em mente que, os alunos precisam de ferramentas para poder absorver esses conteúdos.

O bom uso da internet juntamente com a música poderá fazer diferença no final de cada semestre, dentro dos boletins de cada aluno.

Quais melhores canais do YouTube para utilizar com crianças?

Os educadores podem indicar aos pais, bons canais para que, com o auxílio da música as crianças entendam os conteúdos.

Vejam a seguir, uma pequena lista de canais de música que ensinam diversas matérias por meio da música:

1-Os Pequerruchos

É um canal que conta histórias de cantigas de rodas, no formato 3D é indicado para os professores de português.

2-Mundo Bita

Este canal possui músicas que falam sobre a educação em vários ângulos, seja no ponto de vista do meio ambiente como no ponto de vista social.

3-Little  Baby Bum

Aqui tem mais um recurso lúdico para professores de português, por meio de canções infantis em 3D as crianças podem aprender a interpretar textos.

Porque a música ajuda na educação?

Segundo profissionais pedagogos, a música tem o papel importante de estimular o cérebro da criança que está na escola.

Além de otimizar a concentração e a memória, a música faz com que as crianças sejam sensíveis e com  a criatividade elevada.

A música desenvolve outras áreas no cérebro, que a escrita e a fala não são capazes de alcançar. Nos primeiros anos de vida, a música é fundamental para um bom desenvolvimento.

Os profissionais que trabalham com musicoterapia para crianças, recomendam que, a música deve ser utilizada mesmo por quem não entende.

Como começar a ensinar com música?

Para evitar exageros, além dos canais que citamos, os professores poderão mesclar as atividades feitas com a música, veja a seguir, algumas sugestões de brincadeiras que poderão ser realizadas com a música:

1-Brincar de roda

Quando a criança brinca de roda, ela consegue perceber melhor seu ritmo e seu tom de voz. Atualmente, existem bons livros de cantigas de rodas que podem ser úteis aos professores.

2-Assistir filmes

Os filmes são uma boa forma de atrair a atenção dos alunos, além de prestar atenção no filme, eles ainda podem memorizar a música fazendo sua interpretação.

3-Contar histórias

Este clássico pode fazer com que os alunos tenham percepção do que acontece ao seu redor, há ainda, a possibilidade de desenvolver muitas habilidades por meio das histórias.

4-Bater bola

Ao adquirir o hábito de bater bola, a criança vai percebendo que ali há um ritmo sonoro. A medida que a criança vai batendo com mais velocidade, o som vai aumentando.

6-Brincadeiras de adivinhar

Também são brincadeiras antigas, mas que sempre atraem os olhares e a atenção das crianças. Os professores podem utilizar uma caixa, e colocar vários instrumentos dentro.

Ao fazer o som, sem ver os instrumentos, os alunos terão que adivinhar de que instrumento se trata.

Como podemos perceber, são muitas as brincadeiras que podem ser utilizadas. Crianças pequenas precisam desenvolver estímulos para conseguir absorver melhor conteúdos de mais complexidade.

Para os professores, a música atua como uma grande aliada, inclusive se o professor for iniciante e ainda não consegue atrair a atenção dos alunos.

Aprender a ler por meio da música, faz com que os alunos gostem das matérias e mais ainda dos professores. Por isso, se você é professor e gosta de música, aproveite e utilize-a para encantar seus alunos.

Deseja saber mais informações sobre nosso trabalho?

Em nosso site temos muitas dicas importantes para que, os educadores possam utilizar em seu dia a dia.

Não se esqueça que, a internet é nossa maior aliada, e cm o apoio da música podemos reforçar o conteúdo ensinando em sala de aula.

A música atua diretamente na memória e na concentração. Devido a isso, se você trabalha com crianças pequenas procurem sempre fazer bom  uso da música.

Podemos ensinar várias matérias ao mesmo tempo, utilizando somente músicas em sala de aula. Os alunos podem nos ajudar e assim o ambiente fica agradável a todos.

Deixe um comentário

Deseja receber nosso conteúdo direto no seu email?