Crianças na hora do recreio, saiba como animar e criar interação!

As crianças na hora do recreio buscam entretenimento e diversão. Para isso, os coordenadores pedagógicos das escolas podem desenvolver atividades interativas.

Como trazer animação para crianças na hora do recreio?

Para entreter crianças, coordenadores pedagógicos podem unir tecnologia com brincadeiras antigas. Iremos mostrar alguns exemplos de brincadeiras antigas que podem ser aplicadas no recreio.

  • Passa anel

Trata-se de uma brincadeira muito popular, onde as crianças ficam sentadas em fila ou em pé, com as mãos juntas. E uma criança é escolhida para ir passando o anel. Ao chegar no último, a criança pergunta com que está o anel, e todas devem descobrir.

Após descobrir, se quiserem o ciclo se repete constantemente até acabar o recreio.

  • Telefone sem fio

As escolas utilizam muito essa brincadeira. Primeiro, deixamos os jogadores sentados um ao lado do outro, o primeiro a falar passa uma mensagem, e quando chega no último a mensagem sempre vem diferente.

  • Jogos de mesa

Crianças gostam de jogos de mesa, como exemplo, tabuleiros, cartas e damas. Estes tipos de jogos, ajudam na matemática e no raciocínio.

Há ainda a possibilidade de trazer jogos em celulares, como veremos a seguir, para reforçar o aprendizado dos alunos.

Jogos educativos para reforçar o ensino

Uma boa sugestão é que na hora do recreio, o laboratório possa ser aberto, para que as crianças possam jogar online.

Veja dicas de jogos educativos, que os coordenadores podem implementar em suas escolas.

1-Little Big Planet

Trata-se de um jogo onde as crianças podem construir escorregadores, montanhas, e até desenvolver um robô para habitar a cidade. Este tipo de jogo é muito bom para o raciocínio e o aprendizado de programação.

2-The Sims

Este jogo mostra uma simulação da vida real, por meio da convivência e do respeito às características de cada jogador. O jogador apenas passa para a próxima fase quando apresenta um progresso em suas atividades.

3-Smarty Pants

Por meio de perguntas, as crianças podem aprender inglês. Neste jogo, também há um dicionário que pode servir como recurso para a aprendizagem.

4-Lego Rock Band

A criança deve incentivar os bonecos feitos de lego a tocarem cada vez melhor, e assim poder passar de fase.

Não se esqueça, jogos são complemento

Embora seja um momento divertido, os educadores não devem se esquecer que se trata de escola. E para reforçar o aprendizado, eles devem incluir jogos educativos.

Esses jogos são capazes de reforçar o conteúdo aprendido, e ainda otimizar a capacidade de raciocinar de cada aluno.

Em outras palavras…

Crianças na hora do recreio devem se divertir e se sentirem incluídas. Portanto, se você lida com crianças deficientes, lembre de colocar jogos para elas também.

As crianças devem aprender desde cedo, que a educação é um bem comum, e que todos têm direito, não importa sua cor, classe social, ou etnia. A educação é um bem democrático, conforme cita a nossa Constituição Federal.

Use o horário do recreio para complementar o aprendizado com a ajuda dos jogos educativos. Em nosso site, você que é educador ou coordenador, pode ter informações úteis para acrescentar em seu trabalho no dia a dia.

 

 

Talvez você se interesse por

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *