fbpx Skip to main content

Atualizado em 14/01/2022

Diferença entre andragogia e pedagogia

Quer saber a diferença entre Andragogia e Pedagogia? São ambos ligados à transmissão de conhecimento, porém, possuem diferenças que precisamos considerar na hora de pensar nos alunos. Leia e saiba mais!

Professora

Já parou para pensar na diferença entre Andragogia e Pedagogia? São dois termos ligados ao processo de ensino-aprendizagem, mas que possuem diferentes abordagens e público-alvo. Assim, para entender melhor sobre os dois campos, precisamos entender os conceitos e a partir deles pensar nas diferenças.

Isso porque A Pedagogia é bem conhecida hoje, logo pensamos nos professores infantis ou na metodologia de ensino escolar. Mas vai muito além disso, principalmente se consideramos outras abordagens, como a Andragogia. Ficou curioso? Continue a leitura e entenda melhor sobre o assunto!

Definindo Pedagogia

Quando o assunto é especialidade da Educação, definimos a Pedagogia como o campo responsável por práticas que auxiliam no ensino de crianças e adolescentes. A figura do professor nos primeiros anos de vida é fundamental para ajudar nos processos de alfabetização e interação com outros dos primeiros passos da vida escolar.

Se falamos pedagogia podemos nos referir ao ensino, por exemplo, citando “método pedagógico”, ao falar sobre diferentes abordagens de teóricos do ramo. Por outro lado, ao estudar Pedagogia os futuros professores estarão aptos a lidar com crianças até os primeiros anos do ensino fundamental.

E o que é Andragogia?

Já a Andragogia, termo muito menos conhecido, trata-se de um método que mais se adéqua ao aprendizado de adultos, porque considera o professor apenas como um mediador do conhecimento. São consideradas as experiências dos alunos, seu conhecimento prévio, em uma relação mais horizontal.

São técnicas e métodos diferentes, que consideram as necessidades dos adultos no processo de aprendizagem. O que é muito importante considerando treinamentos organizacionais, faculdade, classes de EJA, entre outros contextos. Dessa forma, o ambiente é mais dinâmico e com participação ativa do aluno.

As diferenças entre as duas abordagens

Observando os conceitos por trás dessas duas abordagens ligadas ao ensino, conseguimos perceber facilmente a diferença entre as duas, não é mesmo? Enquanto a Pedagogia está mais relacionada ao indivíduo na infância e suas descobertas, a Andragogia é focada em considerar as experiências e necessidades dos adultos ao aprender.

Imagine dar uma palestra para uma empresa como se todos fossem tratados como crianças no ensino básico, com carteiras enfileiradas e uma aula puramente expositiva. Sem dúvidas não são estratégias que se adequem à necessidade de adultos.

E tudo muda quando pensamos no aluno, por exemplo, em uma roda de debate sobre determinado assunto, onde o professor ajuda na mediação do conhecimento. Com isso os treinamentos são mais eficazes, atendem a demanda de adultos durante o processo de aperfeiçoamento profissional, por exemplo.

Viu como são conceitos distintos? Mesmo que Andragogia e Pedagogia sejam direcionadas ao ensino, as duas abordagens seguem caminhos diferenciados na hora de transmitir o conhecimento. Precisamos pensar nas necessidades do aluno na hora de interagir com ele durante uma aula ou contextos parecidos.

Isso torna o processo mais produtivo, além de valorizar o aluno, que sente suas necessidades atendidas e apresenta resultados. Afinal, adultos, crianças e adolescentes possuem diferentes formas de ver o mundo e experiências diversas, o que devemos considerar sempre.

Assim, nada mais justo do que trazer métodos que possam estar de acordo com essa demanda. O processo fica melhor para professores e alunos.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.