Análise do “Mito da Caverna” de Platão
A Metáfora de Platão
A metáfora de Platão define a realidade como sendo composta de dois domínios: o domínio das coisas sensíveis e o domínio das ideias. Para ele, a maioria da humanidade vive na infeliz condição da ignorância, ou seja, vive no mundo ilusório das coisas sensíveis, as quais são mutáveis, não são universais e nem necessárias, e, por isso, não são objetos de conhecimento. Este mundo das ideias, percebido pela razão, está acima do sensível (dominado pela subjetividade), que só existe na medida em que participa do primeiro, sendo apenas sombra dele. Mais tarde, Aristóteles criticaria Platão, dizendo que ele não havia questionado o que é participar.
O filósofo é aquele que, através de um processo dialético, se liberta das correntes, saindo assim da ignorância para a opinião e, depois, para o conhecimento. Estabelece, portanto, etapas bem definidas e dolorosas.
As Etapas do Conhecimento
É importante ressaltar que o autor faz uma analogia entre aptidão para ver e aptidão para conhecer, exercício da visão e exercício da razão, e entre a faculdade da visão e a faculdade da razão. Há aí, também, uma relação entre o mundo visível e o mundo inteligível, sendo, como já foi dito, o primeiro uma sombra do segundo. Feito isso, pode-se afirmar que, durante a descrição do mito, as fases pelas quais a visão do sujeito passa são as fases pelas quais passa a razão.
A primeira etapa é chegar à opinião (doxa), ilustrada pela subida do fundo da caverna até às imagens exteriores, tentando superar a inércia da ignorância (agnosis). O sujeito é ofuscado pela luz da fogueira, sendo esta (a luz) a representação da verdade, a qual lhe causa dor aos olhos que representam o órgão do conhecimento. Neste primeiro instante, ele não consegue distinguir muito bem o que está a ver, mas com persistência e olhar investigativo, contempla as formas bem definidas dos objetos que geram as sombras do fundo da caverna. Então, ele atinge o conhecimento (episteme). Mas a investigação não acaba por aí. A busca pelas ideias gerais, unas e imutáveis, é ilustrada pela saída até à luz do Sol, que simboliza o bem (alegoria do Sol), que está no topo da hierarquia das ideias universais, das quais também fazem parte o belo e a justiça.
Essas etapas são representadas também por outra metáfora em que o sujeito olha primeiro para a sombra dos objetos, depois para a imagem deles refletida na água e, por último, para os próprios. Note-se aí a passagem da ignorância para a opinião e depois para o conhecimento. Então, ele passa a ser capaz de contemplar o que há no céu e o próprio céu à noite, representando a contemplação das ideias imutáveis. Finalmente, ele torna-se apto a olhar para o Sol e o seu brilho de dia, ilustrando o descobrimento da ideia do bem.
A Função do Filósofo
Então, Platão pergunta o que aconteceria a esse homem se ele descesse novamente à caverna e tentasse contar o que havia descoberto. Sua vista demoraria a acostumar-se às trevas novamente. Certamente, ele seria ridicularizado, hostilizado e até morto pelos demais. Esta descida à caverna representa o dever do filósofo para com o Estado de compartilhar com os outros cidadãos o conhecimento a que chegou com o apoio deste Estado. Por mais que seja dolorosa esta atitude, para o homem sábio, de conviver com os demiurgos, o Estado deve preocupar-se com a felicidade de toda a cidade e não apenas de uma parte dela. Por isso, o filósofo teria a função de orientador e educador nessa cidade, além da função de governante.
E por que a função de governante? Justamente por ele ter sido o único a ter contemplado o belo, o bem e o justo. E, por ter o conhecimento do que é a justiça, governaria melhor a cidade. Também por ser mais indiferente ao poder, não estaria brigando por ele contra rivais e não governaria por interesses próprios. Agiria de acordo com o que é justo. Platão imaginou um estado ideal que é sustentado no conceito de justiça.
Mas por que Platão precisou usar esta alegoria? Ele termina o livro VI (511 a-e) ordenando os modos de conhecimento da seguinte forma: o mais elevado, a inteligência; o segundo, o entendimento; o terceiro, a crença e a opinião; e o último, a imaginação ou a suposição. O terceiro e o quarto baseiam-se no mundo sensível e, portanto, não levam à verdade suprema. Os dois primeiros são do domínio do inteligível, mas o entendimento diferencia-se da inteligência porque não vai até ao princípio, mas parte de hipóteses, o que o torna um intermédio entre a doxa e a episteme.
A Educação e a Formação do Homem Moral
O livro VII começa com o seguinte (514 a): “Em seguida – continuei – imagina a nossa natureza, relativamente à educação ou à sua falta, de acordo com a seguinte experiência”. Esta primeira fala de Sócrates neste capítulo mostra a sua intenção de tratar da educação ao utilizar-se de tal alegoria. Ele estava preocupado em ilustrar como deveria ser a formação dos habitantes da cidade, ou seja, eles deveriam ser orientados a buscar as ideias e os valores mais elevados. A ideia principal da pedagogia de Platão é formar o homem moral dentro do Estado justo. Para orientar os habitantes a tais ideias, é necessário o filósofo como educador, pois é ele quem tem o conhecimento das ideias unas e imutáveis.
Bibliografia
1) PLATÃO. A República. 1ª edição. São Paulo: Martin Claret, 2002.
2) CHAUÍ, Marilena. Introdução à História da Filosofia. 1ª edição. Vol.1 São Paulo: Brasiliense, 1994.
3) JAEGER, Werner. Paidéia – A Formação do Homem Grego. 4ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
4) BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de Filosofia. 1ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
Autor: Daniel Pires Nunes
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