fbpx

A AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR EM PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA INTEGRAL

A Ampliação do Tempo  Escolar em Propostas de Educação Pública Integral

O projeto Escola de Tempo Integral é um projeto criado pelo governo que visa atender crianças de adolescentes de determinadas regiões do Estado em torno de uma proposta pedagógica que responda ás necessidades básicas dos alunos das escolas públicas estaduais. As Escolas de Tempo Integral passam a oferecer, além de uma educação de qualidade no turno regular, mas também oficinas pedagógicas no turno inverso, atendendo os estudantes de forma completa. Além de profissionais capacitados e materiais didáticos, cada estudante recebe no mínimo três refeições diárias, garantindo melhores condições de aprendizado.

O programa é destinado a crianças e adolescentes de baixo poder aquisitivo, dando oportunidade para uma melhor qualidade de ensino, na medida em que são trabalhados em todas as áreas do conhecimento, ampliando, com metodologias diversificadas, os conteúdos da base curricular. A essência do projeto é a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo as aulas e projetos integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a auto-estima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem sendo alternativa para a redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção de idade.

É a escola publica o tempo todo ao lado da comunidade mantendo o objetivo de manter os estudantes com atividades, no instante em que os pais estão buscando o sustento da família no mundo do trabalho, educar os alunos para o pleno exercício da cidadania orientando para a vida, criar hábitos de estudos, aprofundando os conteúdos vivenciados no turno regular, vincular as atividades pedagógicas as rotinas diárias de alimentação, higiene, recreação e estudos complementares, orientar com auxilio de profissional competente, pais e educandos da importância de cultivar bons hábitos alimentares e de higiene, suprir a falta de opções oferecidas pelos pais no campo social, cultural, esportivo e tecnológico, incentivar a participação responsável da comunidade buscando através de seu engajamento no processo.

Fonte: Domínio Público

[button link=”https://pedagogiaaopedaletra.com/wp-content/uploads/2011/08/A-AMPLIA%C3%87%C3%83O-DO-TEMPO-ESCOLAR-EM-PROPOSTAS-DE.pdf” type=”icon” newwindow=”yes”] Baixar em PDF[/button]

 

Deixe um comentário

Deseja receber nosso conteúdo direto no seu email?