fbpx
Pular para o conteúdo

Plano de aula: alimentação para crianças pequenas

    Plano de aula alimentação para crianças pequenas

    A alimentação para crianças pequenas, é algo que não deve ser deixado de lado. Os professores podem trabalhar atividades lúdicas em sala de aula, para fazer com que haja uma curiosidade maior por parte delas. O mesmo serve para os pais, que poderão auxiliar os filhos neste tipo de atividade.

    O que é uma alimentação saudável?

    A alimentação saudável é um fator específico, que dá a opção de pessoas comerem frutas, legumes, verduras, proteínas e carboidratos. Neste tipo de alimentação, não há a possibilidade de comer outras coisas gordurosas.

    O que é uma alimentação saudável
    Fonte/Reprodução: original

    Os produtos industrializados estão fora de cogitação, pois são os maiores causadores de problemas de saúde. A gordura inserida em junção de químicos e conservantes, faz com que as pessoas se viciem e queiram comer mais e mais.

    Isto pode ser contornado com uma reeducação alimentar, mas nada melhor do que já possuir uma alimentação saudável desde sempre. É algo que pode ser construído gradualmente.

    Por que trabalhar alimentação para crianças pequenas?

    Deve-se trabalhar alimentação para crianças pequenas, pois estão em fase de crescimento e seus organismos exigem uma concentração maior de comida. Isso não significa haver necessidade de fazê-los comer salgadinhos, bolos e tortas.

    Pelo contrário, você como pai e mãe, devem sempre instigar nos pequenos a curiosidade de consumir alimentos saudáveis. Faça com que eles queiram comer em todas as refeições, reproduza em seu prato o mesmo vegetal ou verdura.

    Crianças aprendem por imitações. É algo que o professor do ensino infantil sabe bem, portanto, poderá aplicar este tipo de aula aos alunos com tranquilidade em alguns dias da semana.

    Sugestão de aulas para trabalhar a alimentação

    Elaboramos algumas dicas de aulas para serem usadas em sala de aula. Todas são lúdicas e com foco total no que pode ser ensinado aos alunos, de modo que todos consigam compreender as atividades. Veja:

    Explique o que é saudável

    O professor deverá explicar sobre alimentação para crianças pequenas na sala de aula, e falar sobre cada um dos itens inseridos nas figuras. Eles fazem parte da alimentação de muitas pessoas diariamente.

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade, o professor deve falar sobre cada alimento com calma, e deixar os alunos realizarem perguntas. É normal que eles fiquem interessados em saber porquê o sorvete não é saudável, assim como uma torta de morango. 

    Dê os motivos de maneira lúdica para gerar entendimento e melhor compreensão nos seus alunos. Isto fará com que eles consigam utilizar essas informações no dia a dia, e evitar comer tantos doces e salgados.

    Materiais para a atividade

    Será necessário somente da folha de atividades para a explicação.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é fazer com que os alunos consigam entender melhor porquê cada alimento é saudável, e, porque outros não são. Deve-se deixá-los perguntarem, pois o momento costuma gerar muita dúvida em cada um deles.

    Assinale os alimentos saudáveis

    Os alimentos saudáveis fazem parte da alimentação de muitas pessoas, mas é importante ensinar aos alunos quais são os que podem ser consumidos com frequência e outros que devem ser evitados.

    Como fazer a atividade

    Para realizar a atividade, o professor responsável deverá entregar a folha de atividades sobre alimentação para crianças pequenas, aos alunos. Eles devem observar e somente marcar com um X ou fazer um círculo em torno do alimento.

    Materiais para a atividade

    Lápis de escrever juntamente da folha de atividades.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é mostrar visualmente o que é, de fato, saudável e o que não é. Podemos ver que a batata frita é um alimento que pessoas amam consumir, mas que não possui qualquer fator saudável.

    Isto ocorre porque o alimento é frito em óleo, e a gordura predomina por toda a batata. Sabemos que a gordura não é saudável, e deve-se evitá-la. Procure explicar aos alunos o motivo de não consumi-la com frequência.

    Dia das frutas

    Frutas são saborosas e muitas delas são docinhas e outras mais refrescantes! O professor poderá trabalhar a alimentação para crianças pequenas, com sucos de frutas ou salada com as frutas.

    Como fazer a atividade

    Será necessário que o professor escreva na agenda de cada aluno para solicitar aos pais que preparem sucos saudáveis para os filhos poderem ingerir neste dia. Poderá ser levado alimentos saudáveis, inclusive, para haver um complemento.

    Como sugestão, um dos sucos que podem ser feitos pelos pais é com beterraba e laranja. Pode parecer não ser tão gostoso, mas é uma delícia e extremamente refrescante! Ele possui uma cor legal e chamativa para as crianças.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo é reunir sucos naturais e frutas que os alunos trouxeram para comer no refeitório. Eles poderão provar outros tipos que nunca comeram antes, como kiwii, melão, fruta-do-conde, pitaya, dentre outras igualmente nutritivas e saborosas.

    Ensine sobre carboidratos, gorduras e proteínas

    Uma maneira lúdica de trabalhar a alimentação para crianças pequenas, é poder ensinar sobre carboidratos, gorduras e as proteínas essenciais para o corpo funcionar bem. Isto pode ser feito em casa ou na escola.

    Como fazer a atividade

    O professor infantil deverá apresentar aos alunos alguns vídeos lúdicos que ensinem de forma descomplicada, o que significa cada um destes itens. Uma dica para ser usada, é com um vídeo chamado Alimentação Saudável, que está no YouTube há quase 10 anos.

    Há uma explicação didática sobre higiene e os cuidados de tomar banho, para evitar bactérias e outros germes. Existe toda uma explicação do porquê ficar limpo, e se secar bem.

    Os alimentos, neste caso, são responsáveis por fornecerem os devidos nutrientes de que o corpo tanto necessita, mas é importante que as crianças prestem atenção em alguns fatores. 

    Objetivos para a atividade

    O objetivo principal é fazer com que as crianças consigam aprender de maneira lúdica e descomplicada, os princípios básicos não somente de uma boa alimentação, mas de ter uma boa higiene e claro, praticar exercícios físicos. Este trio, é essencial para o organismo funcionar corretamente durante diariamente.

    Dia dos alimentos saudáveis

    A alimentação para crianças pequenas deve ser feita com base em algo mais saudável, diferente de alimentos preparados por indústrias. O professor poderá separar um dia da semana para fazer um lanche saudável com as crianças.

    Como fazer a atividade

    Para realizar esta atividade, o professor deverá deixar separado em vasilhas tomate, alface, cenoura ralada e queijo não gorduroso. Será importante que haja uma explicação para cada criança, pois elas compreenderão melhor o fato de haver tanta importância em comer algo saudável.

    Complemente a atividade com frutas, que são sempre bem-vindas para as crianças. Os sucos naturais devem fazer parte deste dia em questão.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo de trabalhar alimentação para crianças pequenas, é que um adulto ao fazer uma ação, fará com que a criança o imite. É natural dos pequenos quererem imitar o professor ou os pais, por exemplo, portanto, faça com que ela fique interessada naquilo que você faz.

    Outro fator que contribui para uma alimentação saudável, é escrever na agenda dos pais dos alunos sobre uma sexta-feira diferente. Apenas com lanches feitos naturalmente, sem aditivos químicos que indústrias usam.

    Isto fará com que os pais possam pensar um pouco melhor na rotina alimentícia dos filhos, e que eles não precisam e nem devem comer doces e outros industrializados. O correto é ensiná-los desde bebês a comerem legumes e frutas.

    A questão é: “meu filho não gosta”. Ele não se sente interessado em provar, principalmente se for um bebê. Eles agem pela imitação de um adulto de confiança, portanto, se você tem costume de comer e compartilhar os alimentos, o seu filho comerá junto.

    Gostaria de mais planos de aula? Venha visitar o site Pedagogia Ao Pé Da Letra, para conferir outros artigos interessantes e que possam te ajudar durante as suas aulas na escola!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *