ACHA QUE PALMADAS EDUCAM?

Leia livros sobre este assunto

Acha que as palmadas educam?

Este é um tema que causa demasiada polémica e onde existem diversos pontos de vista e opiniões, mas na verdade quando se fala de educação os castigos corporais não devem ter lugar.
Os educadores/pais que utilizam as palmadas e outros castigos corporais, não estão de modo algum a disciplinar mas sim a dotar a criança de medos e receios pela dor, porque ao exercer a violência física sobre a criança a única vantagem é que ela no momento irá pôr fim ao comportamento inadequado e certamente sempre que o progenitor estiver presente, mas na verdade não fez uma aprendizagem, ficou  com receio da consequência e isto não é educar nem dotar as crianças de capacidades morais.
Deste modo os pais e educadores só transmitem às crianças que a violência física deve ser utilizada e aceite, mas não tomam a noção de que a criança não está a ser disciplinada, foca-se na dor física e emocionalmente é deveras destrutivo, cria  revolta  e distorce a imagem e respeito pelos pais.
Geralmente os pais que foram educados com castigos corporais têm tendência para reproduzir esse comportamento, e sobretudo os pais que o fazem é quando se encontram fora de controlo, não transmitindo nada de positivo à criança, e ao fazerem-no passam a ideia de que a criança tem de se portar bem por obrigação ou receio e não por dever. Muitos adultos que foram castigados corporalmente têm recordações desses castigos, foram marcantes pela dor e medo, na realidade recordam-se menos do porquê de terem sido castigados, ou seja, o peso do castigo corporal sobrepôs-se ao comportamento desajustado e neste sentido imperou o poder dos pais e o receio/medo da criança. O objectivo prioritário da disciplina é ensinar a criança a controlar-se sozinha, a violência não contribui para isso e deve ser sempre evitada.
Resultados da sondagem:
Acha que as palmadas educam?
Sim -11         Não – 5       Raramente – 6       Quase sempre – 3
Não devemos ensinar as crianças a agirem com violência e nem devemos discipliná-las sem lhes darmos razões melhores e mais duradouras para assumirem a plena responsabilidade pelo seu comportamento.

Psicologia da Educação

E-mail: [email protected]
Telem. 96 3489511

http://caapsicologia.blogspot.com/search?updated-max=2011-01-12T12:49:00-01:00&max-results=5

O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

4 respostas para “ACHA QUE PALMADAS EDUCAM?”

  1. Não concordo.Acho que o o diálogo educa,o explicar claramente porque não pode fazer,o sentar e mostrar porque está certo,porque está errado.Bater repassa a ideia de que quando as coisas derem errado eu tenho que partir pra violência.não pode.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *