fbpx Skip to main content

Atualizado em 09/08/2024

Acha que palmadas educam?

Este artigo explora a polêmica sobre o uso de palmadas como método de disciplina, discutindo suas implicações e a visão de educadores sobre a educação infantil.

Acha que as palmadas educam?

Este é um tema que causa demasiada polêmica e onde existem diversos pontos de vista e opiniões, mas na verdade, quando se fala de educação, os castigos corporais não devem ter lugar.
Os educadores/pais que utilizam as palmadas e outros castigos corporais não estão, de modo algum, a disciplinar, mas sim a dotar a criança de medos e receios pela dor. Ao exercer a violência física sobre a criança, a única vantagem é que ela, no momento, irá pôr fim ao comportamento inadequado, mas na verdade não fez uma aprendizagem. Ficou com receio da consequência, e isso não é educar nem dotar as crianças de capacidades morais. Para saber mais sobre métodos de disciplina, veja atividades educativas para famílias.
Deste modo, os pais e educadores transmitem às crianças que a violência física deve ser utilizada e aceita, mas não percebem que a criança não está a ser disciplinada. Foca-se na dor física, que é deveras destrutiva, criando revolta e distorcendo a imagem e o respeito pelos pais.
Geralmente, os pais que foram educados com castigos corporais têm tendência para reproduzir esse comportamento. Os pais que o fazem geralmente estão fora de controle, não transmitindo nada de positivo à criança. Ao fazerem isso, passam a ideia de que a criança deve se portar bem por obrigação ou receio, e não por dever. Muitos adultos que foram castigados corporalmente têm recordações desses castigos, que foram marcantes pela dor e medo. Na realidade, recordam-se menos do porquê de terem sido castigados; o peso do castigo corporal sobrepôs-se ao comportamento desajustado, e neste sentido, imperou o poder dos pais e o receio/medo da criança. O objetivo prioritário da disciplina é ensinar a criança a controlar-se sozinha; a violência não contribui para isso e deve ser sempre evitada.
Resultados da sondagem:
Acha que as palmadas educam?
Sim – 11, Não – 5, Raramente – 6, Quase sempre – 3
Não devemos ensinar as crianças a agirem com violência e nem devemos discipliná-las sem lhes darmos razões melhores e mais duradouras para assumirem a plena responsabilidade pelo seu comportamento.

Psicologia da Educação

E-mail: [email protected]
Telem. 96 3489511

http://caapsicologia.blogspot.com/search?updated-max=2011-01-12T12:49:00-01:00&max-results=5


Este texto foi publicado na categoria Maternidade e Desenvolvimento Infantil.

 About Pedagogia ao Pé da Letra

Sou pedagoga e professora pós-graduada em educação infantil, me interesso muito pela educação brasileira e principalmente pela qualidade de ensino. Primo muito pela educação infantil como a base de tudo.

Uma resposta para “Acha que palmadas educam?”

  1. Não concordo.Acho que o o diálogo educa,o explicar claramente porque não pode fazer,o sentar e mostrar porque está certo,porque está errado.Bater repassa a ideia de que quando as coisas derem errado eu tenho que partir pra violência.não pode.

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.