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Atualizado em 02/08/2023

A PRÉ-HISTÓRIA DA INFORMÁTICA E AS TRÊS ONDAS DE TOFFER

Descubra como os avanços na informática nos levaram para a Pré-História. Neste artigo, vamos explorar como as três ondas de Toffer influenciaram o desenvolvimento da informática. Leia agora para descobrir o que podemos aprender com o passado! Clique aqui para ler agora.

COMO SURGIU O COMPUTADOR?

 •Desde tempos antigos os homens se preocupavam em criar formas de ajuda para suas tarefas de cálculo numéricos.

• Os egípcios antigos tinham métodos de contagem baseados em grãos de trigo.

•Os incas contavam e transmitiam mensagens com o uso de cordões com uma sucessão de nós que dependendo da cor dos cordões,  do número e da posição dos nós em cada cordão, eles poderiam informar significados diferentes.

•A pré-história da Informática envolve um longo tempo de pioneirismo, mas também uma grande sucessão de fracassos, que antecederam a criação de um computador operacionalmente eficaz.

 •Surge então nos Estados Unidos, durante o século XIX, a primeira máquina mecânica de calcular realmente útil.

•A calculadora ENIAC foi criada com o objetivo de resolver problemas militares, tais como o cálculo de trajetórias balísticas de bombas e granadas.

Embora tivesse capacidade de uso geral o seu processamento interno era feito por circuitos eletrônicos, possuía 18 mil válvulas, pesava 30 toneladas e ocupava um espaço de 160 m².

•O ENIAC, além do seu avanço na evolução do computador, marca o fim de uma era histórica e o início de outra, completamente diferente.

O Brasil iniciou a busca de um caminho para informatizar a educação em 1971, quando pela primeira vez se discutiu o uso de computadores no ensino de Física na USP (Universidade de São Paulo).

•Com a evolução da microeletrônica os componentes dos computadores reduziam suas dimensões a cada ano e as possibilidades de redução do porte dos computadores se tornaram concretas.

COMPONENTES DE ENTRADA E SAÍDA DO COMPUTADO

Dispositivos de Entrada (Input)

Teclado,Mouse,Scanner,Compact  Disk ,Disquete( hoje em dia bem mais moderno)

Dispositivos de Saída (Output)

Impressora ,Monitor

A INTERNET :A REVOLUÇÃO  TECNOLÓGICA

•Originalmente concebida a partir de necessidades militares dos EUA, a Internet que na época ainda não levava esse nome, tinha como objetivo:

•Estabelecimento de um sistema de comunicação confiável diante de um ataque atômico dos seus inimigos.

Dentro da corrida armamentista desenfreada do pós-guerra, os militares norte americanos precisavam ter certeza de que se um dos importantes centros estratégicos fosse destruído por um ataque da então URSS, os demais centros poderiam continuar operando e se comunicando normalmente. Esta rede foi desenvolvida por uma instituição militar denominada ARPA (Advanced Research Projects Agency).daí a denominação primeira da Internet: ARPAnet. O número de universidades e centros de pesquisas conectados à rede teve um crescimento repentino e significativo em torno de 1980.

O que determinou a separação de suas funções militares em uma segunda rede, cuja principal função era comunicação educacional e científica entre universidades e institutos.

 TERMOS MAIS USADOS

•Hardware , Software Arquivo, Diretório ,Gabinete • Link ,Hipertexto • Browser ,

•Site •Web=WWW – World Wide Web (Super Rede Mundial.,E-mail,Login.LOGO –

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI

OBJETIVOS

•Sensibilizar os professores e demais profissionais  em ambientes educacionais quanto à importância da informática para o desenvolvimento das diversas habilidades humanas, bem como para as atuais e futuras realidades das economias de mercado.

•Apresentar a informática como um recurso que pode ser incorporado na escola independentemente da linha metodológica

•Expor uma reflexão das principais mudanças na atual sociedade da informação.

Principais aspectos que poderiam garantir o sucesso dos alunos, de hoje, no século XXI

Habilidade em leitura básica, escrita e habilidades matemáticas;

•Bons hábitos profissionais, como ser responsável, pontual e disciplinado.

•Habilidades em computação e tecnologia de mídia.

•Valorização do Trabalho.

•Honestidade e tolerância para com os outros.

•Hábitos de cidadania.

  Tais aspectos estão dispostos de acordo com o grau de importância, conforme a pesquisa realizada.

Símbolos e códigos “códigos de modernidade “

(Bernardo Toro)

•Alta competência em leitura e escrita.

•Alta competência em cálculo matemático e solução de problemas em todas as ordens.

•Alta compreensão de escrita: precisão para descrever fenômenos e situações, analisar, comparar e expressar o próprio pensamento.

•Capacidade para analisar o ambiente social e criar governabilidade.

•Capacidade para recepção crítica dos meios de comunicação de massa.

•Capacidade para planejar, trabalhar e decidir em grupo.

•Capacidade para localizar, acionar e usar as informações acumuladas.

AS SETE COMPETÊNCIAS INTELECTUAIS AUTÔNOMAS DO SER HUMANO :GARDNER

•Inteligência linguística;

•Inteligência lógico-matemática;

•Inteligência musical;

•Inteligência espacial;

•Inteligências intrapessoais;

•Inteligência interpessoal.

 AS NOVAS TECNOLOGIAS NA ATUAL SOCIEDADE: A TERCEIRA ONDA-Toffer

•A primeira onda foi quando a raça humana passou de uma civilização tipicamente nômade para uma civilização basicamente agrícola, sedentária.

•A segunda onda ocorreu quando a civilização basicamente agrícola passou para uma civilização basicamente industrial.

•A terceira onda ocorreu em 1945 nos EUA e em alguns países que estavam no auge do seu desenvolvimento industrial.

UM POUCO DA HISTÓRIA DA POLÍTICA DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL

OBJETIVOS:

•Apresentar as evoluções tecnológicas relacionadas aos sistemas produtivos.

•Informar às principais ações governamentais na área de informática no Brasil.

•Apresentar os projetos de informática educativa lançados pelo governo federal no Brasil.

AÇÕES DA POLÍTICA DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL :PROINFO

•Programa educacional que visa à introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na escola pública como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem.

O Programa Nacional de Informática na Educação é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a Distância, criado pela portaria nº 522 de 09 de Abril de 1997.

PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE

•Mudança na missão da escola;

•O foco é o aprendiz;

•De ensino à aprendizagem;

•Aprender a aprender;

•Currículo em ação;

•Educador – educando;

•Inteligências múltiplas;

•Intuição e criatividade;

•Mudança no conhecimento e nos espaços do conhecimento;

•Instrumentações eletrônicas e redes telemáticas;

•Qualidade com equidade;

Para exemplificarmos as correlações entre o computador e as demais abordagens apresentadas, podemos sugerir algumas, tais como:

  • Por meio de softwares abertos, como os editores de textos, é possível desenvolver várias atividades que estimulam as habilidades linguística, como a escrita e a leitura, promovendo diferentes tipos de produção.
  • Os softwares de simulações e de programação são excelentes recursos computacionais que permitem o aprimoramento das habilidades lógicas, matemática e resolução de problemas.
  • Por meio dos softwares gráficos, é possível estimular o desenvolvimento das atividades pictórias.
  • Como medidor e planejador de atividades físicas.
  • O grande “trunfo” do computador é sua característica interativa com o meio. Por meio dele é possível integrar diversas mídias e demais recursos tecnológicos, desde o rádio, televisão os vídeos, as filmadoras; portanto, um recurso periférico para trabalhar sons e ainda torna-los visuais conforme as descrições de seus compassos, medidas dos ritmos sonoros.
  • E a internet, como mídia que mais cresce nos últimos anos.

  IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI

 O computador como incorporador de vários recursos tecnológicos

Autora: Soraya M. Marques- Pedagoga e professora pós graduada em Educação Infantil (Vitória/ES)

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