fbpx

A EDUCAÇÃO NUM MUNDO DIVERSIFICADO

Leia livros sobre este assunto

A Educação em um Mundo Diversificado
A Educação é a aquisição e a transmissão da cultura dos mais diversos grupos sociais, se dá de acordo com as necessidades de cada povo e de cada época. Não existe, portanto um modelo único e definitivo de educação tanto em sociedades tribais de povos caçadores agricultores ou nômades, quando em sociedade de países desenvolvidos e industrializados.
Geralmente, quando se fala em educação pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros, materiais pedagógicos. Ou seja, a palavra remete imediatamente ao universo escolar. No entanto, a escola não é o único lugar onde a educação acontece, ela acontece em todos os lugares, em todos os dias em todas as horas: para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar.
Num sentindo amplo, a educação se dá ao longo de toda a vida, ocorrendo de diferentes modos, ela é anterior ao aparecimento da escola. Trata-se de ensino informal que é passado de geração para geração em ambiente não institucionalizado pelos chefes ou pessoas que tinham o maior grau de conhecimento e de força dentro do seu grupo social, através da imitação, cerimônias religiosas. Tendo como objetivo promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social.
A educação que antes reproduzia a igualdade para torná-los todos sujeitos livres na comunidade primitiva, passa a reproduzir as desigualdades sociais com o desenvolvimento da escola.
A partir daí, começou a surgir a escola formal, quando apareceu a escola, o aluno e o professor. É o momento em que a educação inventa a pedagogia, em que a educação vira ensino, onde o espaço educacional ainda é o lugar de vida e de trabalho. Espaço onde reúne pessoas e variados tipos de atividades, portanto o espaço educacional ainda não é o escolar.
Cada vez mais a educação vai se institucionalizando para controlar o desenvolvimento humano e foi surgindo de diferentes formas nas antigas civilizações: Oriental, Grega, Romana, etc. A educação escolar surgiu na Grécia e foi para Roma, deles derivaram todo o nosso sistema de ensino.
A educação escolar foi sendo construída de acordo com as necessidades de cada momento histórico até a modernidade e pós modernidade.
Partindo destas concepções, o Brasil ainda tem projeto de modernização a cumprir com uma proposta de educação escolar voltada para diversidade, atentos as diferenças econômicas, sociais e raciais. Buscar o saber crítico que permita interpretá-las, pois a nossa educação é objeto de preocupação de intelectuais, educadores e estudantes que fazem e refazem todos os dias criticas da educação aqui aplicada.
No atual processo educativo no Brasil controlado por um sistema político dominante, há interesses econômicos, ou seja, privilegiam pessoas e grupos, o que determina a que e a quem serve, produz e consagra a desigualdade social cada vez mais explicito na vida dos brasileiros.
Sendo a educação inevitável para o ser humano, devemos lutar como cidadãos e exigir do poder público, maiores investimentos nessa área para colocar em pratica outra educação que responda aos anseios de melhoria da condição de vida dos brasileiros, com liberdade, valorizando o respeito, a pluralidade cultural ou até mesmo construir um outro tipo de “mundo”, pois só a educação, através da produção de conhecimento, é capaz de transformar a realidade do individuo, de uma sociedade, de uma nação.

  • Tema: Práticas Pedagógicas
  • Autor: Norma Marinho
O que você achou do texto acima? Gostou? Acha que pode ser útil pra mais alguém?

Se sim, eu gostaria de te pedir encarecidamente que compartilhasse, além de transmitir a informação, você ajuda no crescimento do nosso site! 😘

Kit Acelera ABC

Comentários

É muito importante saber a sua opinião. Adoramos quando você comenta, pois assim sabemos quais os rumos que devemos seguir através dos nossos artigos. Tudo o que você sugere ou comenta é avaliado para somar ao conteúdo que desenvolvemos.

Deixe uma opinião sobre o que achou do texto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saiu artigo novo! em 08/07/2020
O Poço do Visconde de Monteiro Lobato