A Educação em um Mundo Diversificado
A Educação é a aquisição e a transmissão da cultura dos mais diversos grupos sociais, se dá de acordo com as necessidades de cada povo e de cada época. Não existe, portanto, um modelo único e definitivo de educação, tanto em sociedades tribais de povos caçadores, agricultores ou nômades, quanto em sociedades de países desenvolvidos e industrializados.
Geralmente, quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros e materiais pedagógicos. Ou seja, a palavra remete imediatamente ao universo escolar. No entanto, a escola não é o único lugar onde a educação acontece; ela ocorre em todos os lugares, em todos os dias e em todas as horas: para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar.
Num sentido amplo, a educação se dá ao longo de toda a vida, ocorrendo de diferentes modos. Ela é anterior ao aparecimento da escola. Trata-se de um ensino informal que é passado de geração para geração em ambientes não institucionalizados, pelos chefes ou pessoas que tinham o maior grau de conhecimento e de força dentro do seu grupo social, através da imitação e cerimônias religiosas. Tendo como objetivo promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social.
A educação que antes reproduzia a igualdade para torná-los todos sujeitos livres na comunidade primitiva passa a reproduzir as desigualdades sociais com o desenvolvimento da escola.
A partir daí, começou a surgir a escola formal. Quando apareceu a escola, o aluno e o professor, é o momento em que a educação inventa a pedagogia, em que a educação vira ensino, onde o espaço educacional ainda é o lugar de vida e de trabalho. Espaço onde reúne pessoas e variados tipos de atividades; portanto, o espaço educacional ainda não é o escolar.
Cada vez mais, a educação vai se institucionalizando para controlar o desenvolvimento humano e foi surgindo de diferentes formas nas antigas civilizações: Oriental, Grega, Romana, etc. A educação escolar surgiu na Grécia e foi para Roma, deles derivaram todo o nosso sistema de ensino.
A educação escolar foi sendo construída de acordo com as necessidades de cada momento histórico até a modernidade e pós-modernidade.
Partindo destas concepções, o Brasil ainda tem um projeto de modernização a cumprir, com uma proposta de educação escolar voltada para a diversidade, atentos às diferenças econômicas, sociais e raciais. Buscar o saber crítico que permita interpretá-las, pois a nossa educação é objeto de preocupação de intelectuais, educadores e estudantes que fazem e refazem todos os dias críticas da educação aqui aplicada.
No atual processo educativo no Brasil, controlado por um sistema político dominante, há interesses econômicos que privilegiam pessoas e grupos, o que determina a que e a quem serve, produz e consagra a desigualdade social cada vez mais explícita na vida dos brasileiros.
Sendo a educação inevitável para o ser humano, devemos lutar como cidadãos e exigir do poder público maiores investimentos nessa área para colocar em prática outra educação que responda aos anseios de melhoria da condição de vida dos brasileiros, com liberdade, valorizando o respeito, a pluralidade cultural ou até mesmo construir um outro tipo de “mundo”, pois só a educação, através da produção de conhecimento, é capaz de transformar a realidade do indivíduo, de uma sociedade, de uma nação.
- Tema: Práticas Pedagógicas
- Autor: Norma Marinho
Geralmente quando falamos em educação,pensamos em escolas, professores, livros, matérias pedagógicos etc…ou seja, a palavra remete imediatamente ao universo escolar, no entanto a escola não é o único lugar onde a educação acontece, ela acontece em todos ou lugares, em todos os dias, em todas as horas, para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar etc…