fbpx

A EDUCAÇÃO DO FUTURO: O CAMINHO PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

A Educação do Futuro: O Caminho para a Sociedade do Conhecimento


Ao ignorarmos o presente, fechamos os olhos para o futuro, assim temos feito quando negamos a qualquer criança o direito à educação.

Quando a natureza acolhe em seu solo, uma sementinha, oferece cuidados especiais tais como: ar, água, solo, luz e calor. E são tais cuidados, que possibilitam o crescimento de uma árvore com raízes profundas e frutos doces. Esse deve ser o papel da sociedade, Pais, Educadores e Governo, cada um com sua responsabilidade no que diz respeito à educação.

Se os pais transmitem aos seus filhos valores imprescindíveis como: a tolerância, o respeito e a paciência, a criança desde cedo aprende que o mundo está repleto de diferenças, sejam raciais, sociais, religiosas ou até mesmos ideológicas e graças a tantas diferenças que a vida é um constante aprendizado. E cada ser humano tem o seu valor por ser único e sendo assim, a tolerância deve andar de mãos dadas com o respeito. E aprende também que ter paciência é necessário porque nem sempre o caminho mais fácil é o do sucesso. Já educador tem um papel fundamental no desenvolvimento de qualquer indivíduo. Ele será responsável por um adulto formador de opiniões, consciente de seus direitos e deveres. Desse modo, deve ter em mente que não é suficiente apenas, transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo de seus estudos , é preciso fazer a diferença, ir além, levar o cotidiano para a sala de aula e despertar em cada um o gosto pelo conhecimento.

Todos sabem que o problema da educação no Brasil, não pode ser resolvido da noite para o dia é uma situação complexa e necessita de medidas preventivas porque se o aluno tiver uma base sólida no início de sua formação educacional, sempre que galgar um degrau em sua vida escolar terá mais confiança em si mesmo. Então para que essas medidas sejam colocadas em práticas é que contamos com a colaboração do governo, embora que nos últimos anos, tenham havido investimentos e consequentemente uma melhoria, que resultou na diminuição do índice de analfabetismo e nos esforços em nivelar o ensino médio e superior, contudo ainda há muito por fazer . Como investir ainda mais nas escolas públicas de ensino médio e superior que necessitam de estruturas adequadas, onde as bibliotecas e laboratórios assegurem aos alunos e a própria comunidade, o direito a informação e a estarem aptos as exigências do mercado de trabalho. Uma outra providência a ser tomada é o estímulo à pesquisa, para que os pesquisadores tenham condições em permanecerem em seu país. Mas este quadro pode ser mudado através do empenho de todos, porque a porta para a sociedade do conhecimento, só poderá ser aberta pela chave da educação.

Autor: Evoneth Patricio Matias

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5oNicDmqRu0&feature=player_embedded[/youtube]

Deixe um comentário

Deseja receber nosso conteúdo direto no seu email?