fbpx

A ARTE DE SER MÃE E PAI

A Arte de ser Mãe e Pai

Ao engravidar assumimos (ou pelo menos deveríamos assumir) uma condição de eterna responsabilidade e compromisso, e, para esta não existe receituários, fórmulas ou treinamentos preparatórios. É agir sem chance de errar, tomamos as rédeas de uma situação que não nos remete a uma segunda chance.

A necessidade de proporcionar aos nossos filhos uma família bem estruturada e emocionalmente sadia é fundamental para o desenvolvimento fisiológico e psicológico deles, e, a nós pais e mães cabe o discernimento para manter este equilíbrio na monitoração e acompanhamento das reações comportamentais e cumprimento das tarefas, até mesmo mais simples como higiene, alimentação, hora de dormir…

Ás vezes nos perguntamos como educar melhor, quais artimanhas utilizar, quais os melhores recursos e orientações? Na verdade existem alguns “nutrientes básicos” que podemos e devemos usar como o amor, a ética, o respeito, a atenção e a honestidade; sem estes a “nutrição emocional” para o bom e saudável desenvolvimento fica deficiente.

Se tivermos disciplina, persistência e vontade conseguiremos embutir na criação/educação das nossas crianças a capacidade de separar o certo do errado, o adequado do inadequado, o essencial do supérfluo, e, saberemos esperar na certeza de um futuro promissor e feliz para elas.

Aprendemos a ser bons pais á medida que aplicamos na relação com os nossos filhos princípios valoráveis como a humildade; saber reconhecer a nossa imperfeição é o primeiro passo para acertarmos. As dificuldades nasceram para serem superadas e na conivência o exemplo determina a imitação, portanto cuidado com os belos discursos e as falhas ações! Prestem mais atenção aos pequenos e singelos detalhes do seu dia a dia e valorize-os. Reserve tempo para estar ao lado, abraçar, observar, beijar seus pequenos, porque nada substitui o amor, o carinho e a atenção.

Autora: Kelly Carneiro-Professora de História

4
Deixe um comentário

avatar
0 Conversas
0 Respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Comentário mais apreciado
0 Autores de comentários
Autores de comentários recentes
  Receber notificações  
mais novos mais antigos mais votados
Me notifique

Deseja receber nosso conteúdo direto no seu email?