A Arte de Ser Mãe e Pai
Ao engravidar, assumimos (ou pelo menos deveríamos assumir) uma condição de eterna responsabilidade e compromisso. Para isso, não existem receituários, fórmulas ou treinamentos preparatórios. É agir sem chance de errar; tomamos as rédeas de uma situação que não nos remete a uma segunda chance.
A necessidade de proporcionar aos nossos filhos uma família bem estruturada e emocionalmente saudável é fundamental para o desenvolvimento fisiológico e psicológico deles. A nós, pais e mães, cabe o discernimento para manter esse equilíbrio na monitoração e acompanhamento das reações comportamentais e cumprimento das tarefas, até mesmo as mais simples, como higiene, alimentação e hora de dormir. Para mais informações sobre a importância da estrutura familiar, veja Infância e Sociedade: O Conceito de Infância.
Às vezes, nos perguntamos como educar melhor, quais artimanhas utilizar e quais os melhores recursos e orientações. Na verdade, existem alguns “nutrientes básicos” que podemos e devemos usar, como amor, ética, respeito, atenção e honestidade; sem esses, a “nutrição emocional” para o bom e saudável desenvolvimento fica deficiente.
Se tivermos disciplina, persistência e vontade, conseguiremos embutir na criação/educação das nossas crianças a capacidade de separar o certo do errado, o adequado do inadequado, o essencial do supérfluo. Saberemos esperar na certeza de um futuro promissor e feliz para elas.
Aprendemos a ser bons pais à medida que aplicamos na relação com os nossos filhos princípios valoráveis, como a humildade. Reconhecer a nossa imperfeição é o primeiro passo para acertarmos. As dificuldades nasceram para serem superadas e, na convivência, o exemplo determina a imitação. Portanto, cuidado com os belos discursos e as falhas ações! Prestem mais atenção aos pequenos e singelos detalhes do seu dia a dia e valorize-os. Reserve tempo para estar ao lado, abraçar, observar e beijar seus pequenos, porque nada substitui o amor, o carinho e a atenção. Para mais dicas sobre como melhorar a autoestima dos seus filhos, confira Dicas para Melhorar a Autoestima do Seu Filho.
Escreva um comentário