Planos de Aula BNCC

Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação

Descubra a importância do brinquedo na educação das crianças. Conheça as reflexões sobre o tema e entenda como esses pequenos itens podem trazer grandes resultados para o desenvolvimento dos pequenos. Saiba mais sobre a Criança, o Brinquedo e a Educação.

Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação

Importância do Brinquedo na Educação

O primeiro brinquedo utilizado pela criança é seu próprio corpo, que começa a ser explorado nos primeiros meses de vida; em seguida, ela passa a utilizar objetos do meio que produzem estimulações auditivas ou cinestésicas. A partir daí, o brinquedo estará sempre presente na vida da criança, do adolescente e mesmo do adulto.

O mundo do brinquedo é um mundo composto, que representa o apego, a imitação e a representação. Não aparece simplesmente como uma exigência indevida, mas faz parte da vontade de crescer e se desenvolver. Ao brincar com bonecas ou utensílios domésticos em miniatura, uma criança exercita a manipulação dos objetos, compondo-os e recompondo-os, designando-lhes um espaço e uma função, dramatizando suas próprias relações e, eventualmente, seus conflitos. Grita com as bonecas, usando as mesmas palavras da mãe, para descarregar sentimentos de culpa; acaricia e afaga-as para exprimir suas necessidades de afeto. Pode escolher uma delas para amar ou odiar de modo especial, caso a boneca lembre o irmãozinho amado ou do qual tem ciúmes.

Os brinquedos terão sentido profundo se vierem representados pelo brincar. Por isso, a criança não cansa de pedir aos adultos que brinquem com elas. Estes, quando brincam com as crianças, têm a vantagem de dispor de uma experiência mais vasta e rica, podendo ir mais longe com a imaginação, aumentando com isso seu coeficiente, não só de informações intelectuais, mas também de nível linguístico. Por exemplo, quando brinca de construção, o adulto sabe calcular melhor as proporções e o equilíbrio.

Possui um repertório mais rico do ponto de vista linguístico e, por isso, ganha em organização, direção e abre novos horizontes. Considerando a realidade em que vive a criança e a intenção do adulto com ela, não se pode esquecer que o brinquedo torna-se hoje um objeto de consumo numa sociedade que propõe qualquer objeto para ser consumido como brinquedo.

Absorvida pelo brinquedo (roupagem), a criança não joga mais, não explora mais, não cria nem representa concretamente seu pensamento e valores, mas torna-se objeto do verdadeiro objeto. É fundamental compreender que o conteúdo do brinquedo não determina a brincadeira da criança.

Ao brincar com bonecas ou utensílios domésticos em miniatura, uma criança exercita a manipulação dos objetos, compondo-os e recompondo-os, designando-lhes um espaço e uma função, dramatizando suas próprias relações e, eventualmente, conflitos. Grita com as bonecas, usando as mesmas palavras da mãe, para descarregar sentimentos de culpa; acaricia e afaga-as para exprimir suas necessidades de afeto. Pode escolher uma delas para amar ou odiar de modo especial, caso a boneca lembre o irmãozinho amado ou do qual tem ciúmes. Faz do brinquedo a representação, constituindo uma autêntica atividade do pensamento.

“Demorou muito tempo até que se desse conta de que as crianças não são homens ou mulheres em dimensões reduzidas – para não falar do tempo que levou até que essa consciência se impusesse também em relação às Walter Benjamin. Em A criança, o brinquedo e a educação, ultrapassa os limites técnicos do brinquedo, dando-lhe um significado, atingindo uma concepção filosófica e psicológica profunda. Para ele, jamais se chegaria à realidade ou ao conceito do brinquedo se tentasse explicá-lo unicamente pelo espírito da criança ou simplesmente pela concepção do adulto. Os brinquedos atuais variam entre brados de guerra, morte, combates, prazer e consumo utilizados pelas crianças, passando pelos jogos eletrônicos utilizados pelos adolescentes e atingindo os brinquedos eróticos e jogos nas estrelas utilizados pelos adultos.

Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação, 3ª ed., trad. Marcus Vinicius Mazzari, São Paulo: Summus Editorial, 19

Além disso, é possível encontrar diversos brinquedos que estimulam a criatividade e o aprendizado das crianças. Para isso, explore opções que podem ser encontradas em lojas especializadas. Descubra brinquedos que podem enriquecer a experiência de aprendizado.


Pedagogia ao Pé da Letra
Pedagogia ao Pé da Letra
Este site faz parte da Webility Network network CNPJ 33.573.255/0001-00