fbpx Skip to main content

Atualizado em 28/06/2022

5 atividades sobre o líder comunitário para Ensino fundamental II

Confira mais sobre o líder comunitário para trabalhar com o ensino fundamental II. Veja este e outros conteúdos no Pedagogia Ao Pé Da Letra!

5 atividades sobre o líder comunitário para Ensino fundamental II

O líder comunitário é aquele que mantém a comunidade organizada. Por este motivo, é importante trabalhar o conteúdo com os alunos do fundamental II. Dessa forma, eles compreenderão e saberão melhor sobre o porquê de ser necessário existirem pessoas que desenvolvam este papel na sociedade.

O que é um líder comunitário?

Os líderes comunitários são aqueles que escutam e organizam as necessidades dos cidadãos de uma comunidade, de modo que levem as informações ao poderio público. Eles têm como foco o de auxiliar e trazer melhoria na vida de todos daquele local.

O que é um líder comunitário
Fonte/Reprodução: original

Eles é que cobram os governos para existir melhoria para a população da região. Além disso, é importante unir grupos de pessoas, entender e manter-se centrado no que precisa fazer na comunidade para ajudá-los.

É extremamente comum observar que em regiões como o Amazonas, existam uma quantidade maior de comunidades. Nestes locais é que os líderes comunitários surgem para auxiliar os moradores com o que for possível.

Quais atividades fazer sobre o líder comunitário?

O professor poderá trabalhar com apresentações, pesquisas na sala de informática, palestra com o líder comunitário, bem como solicitar aos alunos que lhe faça perguntas sobre o que acharem interessante.

Quais atividades fazer sobre o líder comunitário
Fonte/Reprodução: original

Diferente das matérias que todos estão habituados a ver em sala de aula, este conteúdo é completamente diferente. Os alunos compreenderão que na sociedade em que vivem, existem pessoas que desempenham papéis importantes e específicos ao dia a dia.

Pode-se exemplificar, por exemplo, médicos, dentistas, biólogos, professores ou músicos. Cada uma dessas pessoas possui um papel e uma função de grande importância aos seres humanos, seja para tratar, cuidar, ensinar ou simplesmente entreter as pessoas. Procure conversar com os alunos acerca destas informações.

Sugestão de atividades sobre líderes comunitários

O professor trabalhará com sugestões diversas sobre o líder comunitário junto dos alunos do fundamental II. Será um diferencial com relação aos conteúdos, pois nem sempre este é um tema amplamente tratado dentro das salas de aula. Veja:

Apresentação no PP

Para a primeira atividade, o aluno precisará fazer uma apresentação no Power Point. Neste caso, os grupos serão montados por eles mesmos e não poderá passar de 5 membros para não ficar extenso.

Como fazer a atividade

Esta atividade será feita na sala de aula caso tenha projetor na classe. Basta conectar o pen-drive na entrada USB do notebook para reproduzir o conteúdo proposto. Cada aluno falará um pouco sobre o líder comunitário, e explicará como se dessem uma aula.

Ficará a critério do professor se os grupos precisarão responder ou não perguntas sobre o tema. É uma forma de saber se o aluno realmente fez a pesquisa ou simplesmente copiou e colou as informações no PP.

Materiais para a atividade

Pen-drive com o conteúdo da apresentação.

Objetivos para a atividade

O objetivo da atividade, é fazer com que os alunos aprendam que existem certos trabalhos que exigirão apresentações como se fossem aulas. Eles não precisam se sentir envergonhados, pois todos estão lá para aprender.

O professor poderá tranquilizá-los com relação à isto, pois muitos estudantes ficam ansiosos e nervosos no momento de apresentação. É normal, mas podem se acostumar por ser um fator que ocorrerá com frequência.

Pesquisa no computador da escola

O professor colocará questões na lousa para os alunos copiarem, e posteriormente os levará até a sala de informática. Será interessante trabalhar esse tipo de conteúdo de formas distintas com os alunos fora da sala.

Como fazer a atividade

Esta é uma aula que, a princípio, pode parecer ser o mesmo de sempre, mas perceberão que o conteúdo programado é outro ao saírem da classe para a sala de informática. Com os computadores conectados, deverão pesquisar as informações sobre o líder comunitário.

Eles aprenderão acerca do tema de maneira didática, sem as explicações do professor e por esta razão, o conteúdo imposto nas respostas será completo. Não poderá faltar nenhuma informação a respeito do solicitado.

Materiais para a atividade

Computador, caderno, lápis de escrever ou caneta.

Objetivos para a atividade

O objetivo é ensinar aos alunos que se pode pesquisar determinados assuntos pela internet, a fim de entender melhor o que significa o tema. Responder às perguntas auxiliará na compreensão do conteúdo abordado, e tirarão suas dúvidas de maneiras diferentes.

Manchete de jornal sobre líder comunitário

Em uma cartolina, os alunos dos grupos formados poderão escrever como se fosse um jornal para inserir no mural da escola. Diferentes manchetes sobre o líder comunitário e sua função para as pessoas das comunidades.

Como fazer a atividade

Nesta atividade, os alunos formarão grupos entre 4-5 alunos para montarem a cartolina com colagens e informações similares às de uma manchete de jornal. O professor poderá deixar modelos com os estudantes para saberem o que é, de fato, as manchetes.

Desta forma, terão sucesso na realização das atividades, e a manchete ficará pronta para ser exposta no mural escolar. Os demais estudantes poderão observar o que fizeram, e conhecer mais sobre os líderes comunitários.

Objetivos para a atividade

O principal objetivo é ensinar aos alunos que existem métodos distintos de trabalhar com os conteúdos da aula. É possível entender sobre o tema apresentado de maneiras didáticas e lúdicas, sem caderno e cópias da lousa.

Este é outro aspecto importante que o professor da matéria precisará observar. É comum que alunos se cansem de apenas copiar e ler direto, portanto, deve-se incluir nas aulas mais ludicidade e optar por métodos de ensino distintos.

Pesquisa impressa

Esta é uma pesquisa que será feita impressa. O aluno pesquisará na internet o que seria o líder comunitário, e anotará o que achar interessante.no conteúdo do trabalho para entregar ao professor.

Como fazer a atividade

Este trabalho deverá ser feito por intermédio das normas ABNT. Neste caso, os alunos precisarão seguir as exigências que o professor do fundamental II achar melhor, pois manterá o conteúdo organizado.

Além de ser o principal método de auxiliá-los a utilizar estas normas, pois nos anos mais avançados será exigido frequentemente. Eles conhecerão os termos, utilizarão corretamente e terão boas notas.

Objetivos para a atividade

O objetivo é fazer com que os alunos pesquisem acerca do conteúdo proposto pelo professor. É importante que tenha uma introdução ao tema, a pesquisa, conclusão e referências.

Dessa maneira, o aluno aprenderá sobre a importância dos líderes comunitários, o que precisam fazer no dia a dia, e qual a sua função. É importante que adquiram o conhecimento acerca destas pessoas na pesquisa.

Conversa com o professor

O professor trabalhará com os alunos de outra maneira nesta atividade. Eles deverão fazer perguntas sobre o líder comunitário, e anotarão as respostas que acharem mais interessantes no caderno.

Como fazer a atividade

Nesta aula, o professor deixará os alunos fazerem uma diversidade de perguntas a respeito do que seria um líder, o que fazem, e a sua utilidade para todos da comunidade. É importante que escrevam no caderno todas as informações que considerem interessantes.

Eles poderão conversar em conjunto e reunir o que acharem interessante, e depois retomar o diálogo com o professor. Eles terão compreendido o conteúdo, e qual é o papel destes líderes.

Objetivos para a atividade

O fato de anotar informações a respeito de determinados aspectos das aulas, auxiliará na memorização à longo prazo dos alunos. Significa que não esquecerão sobre as explicações do professor, pois estudarão o conteúdo no caderno.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.