fbpx Skip to main content

Atualizado em 09/08/2024

5 brincadeiras sobre estações do ano para Educação infantil

Venha conferir no Pedagogia Ao Pé Da Letra, brincadeiras sobre as estações do ano para trabalhar com as crianças do ensino infantil!

5 brincadeiras sobre estações do ano para Educação infantil

As estações do ano em brincadeiras têm a função de apresentar o que significa verão, outono, inverno e primavera, quando começam e quando terminam. As crianças entenderão que tudo tem a ver com o tempo e a forma como o planeta Terra se movimenta.

O que são as estações do ano?

As estações do ano ocorrem por conta da translação do planeta e sua rotação. Significa que elas são determinadas de acordo com esses fatores em especial, portanto, cada uma delas pode ser identificada como: verão, outono, inverno e primavera.

O que são as estações do ano
Fonte/Reprodução: original

No Brasil, há uma ordem específica, porém em outras localidades do mundo, elas podem variar de acordo com a movimentação realizada pelo planeta, bem como sua inclinação no período em questão.

Como brincar com as estações junto das crianças?

Pode-se realizar uma variedade de brincadeiras em sala de aula, dentre elas a de construir bonecos de neve, fazer desenhos em folhas de sulfite, adivinhar o nome das estações do ano na forca, ou realizar brincadeiras que envolvam a coordenação motora grossa. Para mais ideias de brincadeiras, confira o guia completo de brincadeiras para crianças.

Como brincar com as estações junto das crianças
Fonte/Reprodução: original

Estas são maneiras lúdicas de trabalhar com as crianças do ensino infantil e mostrar que, com criatividade e imaginação, é possível realizar uma variedade de brincadeiras junto dos colegas.

Sugestão de 5 brincadeiras com estações do ano

Para as atividades sobre estações do ano, o professor poderá trabalhar brincadeiras com as crianças tanto dentro quanto fora da sala de aula. Determinadas sugestões consistem em trabalhar a coordenação motora fina e grossa, que precisam ser estimuladas nos anos iniciais das crianças. Veja:

Quebra-cabeça do outono

O professor poderá trabalhar com quebra-cabeças que possuam 500 ou menos peças com as crianças, porém deve conter qualquer imagem que lembre o outono. Dessa maneira, os alunos poderão observar com clareza as paisagens deixadas por esta época do ano.

Como fazer a atividade

Para esta atividade, o professor deverá reunir os alunos em uma mesa grande na sala de aula, juntamente do quebra-cabeça que será montado. As peças estarão espalhadas, porém, com o trabalho em equipe será fácil encontrá-las e montá-las.

O professor pode dar uma ajuda aos alunos se houver necessidade, porque algumas peças podem ser um pouco parecidas e confundi-los.

Materiais para a atividade

Será necessário somente o quebra-cabeça.

Objetivos para a atividade

Para a primeira brincadeira com as estações do ano, o professor poderá trabalhar o raciocínio lógico e a observação visual das crianças. Eles precisarão se manter atentos com relação às peças, observar os locais que podem encaixar e visualizar a imagem do desenho para auxiliar na montagem.

Faça um sol para representar o verão

O solstício de verão é um dos mais aguardados por diversos brasileiros, por conta do calor, pouca chuva, luz natural por mais horas do dia e tranquilidade ao andar na rua sem guarda-chuva.

Como fazer a atividade

O professor entregará tinta amarela e pincel para as crianças fazerem um sol na bochecha dos colegas. Esta é uma brincadeira que exige somente a coordenação motora fina dos pequenos para o aprendizado.

Eles terão de usar o pincel para fazer a forma circular com traços que representem o sol. Pode-se pintar por dentro para deixar mais colorido ou fazer uma carinha, que ficará a cara do verão: alegre.

Se o professor achar interessante, poderá fazer a brincadeira em uma folha sulfite para não haver sujeira nas crianças durante a tarefa proposta.

Materiais para a atividade

Tinta guache amarela e pincel.

Objetivos para a atividade

Para a brincadeira das estações do ano, o professor fará os alunos brincarem entre si com a tinta guache e o pincel, que será o auxiliar. Eles aprenderão que podem fazer arte no rosto dos colegas com permissão e brincar em conjunto.

O professor poderá entrar na brincadeira e deixar que as crianças façam o sol em sua bochecha. Será um momento lúdico para todos os pequenos, que precisam ser estimulados nos anos iniciais.

Recolha folhas secas com os alunos

É normal que, nos períodos de outono, as folhas das árvores caiam e fiquem espalhadas pelas ruas, varandas e pátio do colégio ou o jardim. Neste caso, uma brincadeira lúdica que trabalha a coordenação motora grossa poderá ser realizada.

Como fazer a atividade

O ato de recolher folhas pode ser cansativo, porém, se for feito com brincadeiras, despertará o interesse nas crianças de ajudarem. Para isso, basta propor que elas façam montinhos com as folhas secas e coloquem nos lixos após jogarem todas para o alto.

Os pequenos se divertirão ao ver as folhas caírem ao mesmo tempo acima de si e correrão em várias direções a fim de tentar pegar apenas uma para guardar após a brincadeira.

Objetivos para a atividade

Nesta brincadeira com as estações do ano, o professor deverá deixar as crianças brincarem com as folhas secas para estimular a coordenação motora grossa que precisa ser trabalhada.

É um método participativo, onde todas as crianças irão brincar e poderão se divertir enquanto auxiliam na limpeza de uma das áreas mais importantes da escola, que é o jardim ou o pátio.

Boneco de neve com bolinhas de isopor

Para a atividade em questão, o professor poderá trabalhar com materiais de diferentes texturas, dentre eles o isopor. Este material auxiliará na construção de um boneco de neve mediano.

Como fazer a atividade

É importante que haja a explicação do professor ao aluno sobre como eles deverão realizar a montagem do boneco de neve de isopor. Neste caso, os materiais precisam ser entregues aos pequenos para desenvolverem a atividade.

Eles usarão duas bolinhas redondas de isopor com um palito de churrasco cortado ao meio. O professor deverá observar os alunos realizarem a atividade, a fim de evitar possíveis acidentes.

Basta colocar uma bolinha, o palito para furar a base e outra bola por cima para encaixar. Posteriormente, basta inserir os olhos que podem ser feitos com guache ou botões pequenos, um chapéu de biscuit que o professor fará e um pedaço de cenoura.

Nesta brincadeira, as crianças brincarão com o boneco de neve, após a explicação do professor sobre não poder fazê-los em tamanho grande por o Brasil não conter clima propício para nevar.

Objetivos para a atividade

O objetivo da atividade sobre estações do ano é ensinar aos alunos como é a construção de um brinquedo inspirado no boneco de neve feito nos países que nevam.

Eles poderão brincar do que desejarem, mas com a ciência do porquê de não existir neve no Brasil.

Coroa de Flores de E.V.A para primavera

O professor poderá trabalhar com o material E.V.A com as crianças para criar flores que representem a primavera e auxiliem na brincadeira que será realizada pelo professor na sala.

Como fazer a atividade

Quando as flores estiverem prontas, o professor poderá entregá-las aos alunos para colocar acima da cabeça e brincarem de solstício, que consiste em agradecer aos deuses pela colheita. O professor deve explicar como a brincadeira será feita, de modo que as crianças entendam e possam se divertir.

Objetivos para a atividade

O objetivo destas atividades sobre estações do ano é ensinar às crianças que na primavera é a época em que as flores ressurgem após o inverno. Elas crescem fortes e bonitas, de diversas cores e formatos que estão presentes pela natureza.

Estas são as brincadeiras sobre estações do ano para trabalhar com as crianças do ensino infantil. Se você gostou de nosso conteúdo e deseja encontrar mais como este, permaneça no Pedagogia Ao Pé Da Letra!

Para complementar a experiência lúdica, considere utilizar fidget toys que podem ajudar a manter as crianças engajadas durante as atividades.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.