Plano de aula sobre árvore genealógica para crianças pequenas de acordo com a BNCC
Confira o plano de aula sobre árvore genealógica para trabalhar com crianças do ensino infantil. Veja mais no Pedagogia Ao Pé Da Letra!
A árvore genealógica faz parte da vida de todo ser humano. É graças a elas que todos podem entender suas ligações com antepassados e descobrir a quem herdou traço X ou Y. É algo muito interessante, que vale a pena ser estudado e ensinado para as crianças.
O que é árvore genealógica?
A árvore genealógica é basicamente a representação gráfica de ligações familiares de alguma pessoa. É possível encontrar informações completas e bem organizadas sobre ascendentes ou descendentes.
É por intermédio de uma árvore genealógica que se tem informações sobre problemas congênitos, dentre outros problemas de saúde. Além disso, se torna possível conhecer melhor seus traços e saber de quem herdou tal fisionomia ou aspecto físico.
Como trabalhar com a árvore genealógica?
O professor poderá solicitar que os alunos realizem pesquisas sobre o tema, conversem com avós, perguntem sobre objetos e façam anotações sobre cada um deles. É um exercício bem peculiar, mas que certamente ajudará no desempenho do aluno durante as aulas. Para mais informações sobre como ensinar história, veja Habilidades da BNCC: História (Ciências Humanas) no Ensino Fundamental 1.
Outro exemplo é o de entrevistar os avós e perguntar como era o mundo há 30 anos. Esse tipo de pergunta garantirá aos alunos bons momentos ao lado dos avós, além de aprender sobre informações novas.
Sugestão de atividades sobre árvore genealógica
O professor poderá conferir agora cinco atividades sobre árvore genealógica para trabalhar com seus alunos. As aulas, em sua maioria, serão feitas com pesquisas em casa com os parentes mais velhos, o que facilitará na compreensão do conteúdo. Veja:
Apresente documentos pessoais de parentes
Nesta primeira atividade sobre árvore genealógica, o professor deverá solicitar aos alunos que peçam aos seus responsáveis que lhes apresentem um pouco sobre informações antigas.
Como fazer a atividade
O aluno deve solicitar aos pais que lhes mostrem um pouco sobre documentos antigos, neste caso, pode-se listar CPF, RG, cartas bem antigas, cartões, fotografias, roupas, brinquedos se houver, e outros itens que forem encontrados.
Neste caso, o aluno poderá registrar por intermédio de fotografias ou escrita sobre tudo o que seus responsáveis lhes apresentaram. Deverá conter algumas explicações acerca de cada tipo de item e o que eles são.
Materiais para a atividade
Artigos familiares antigos, câmera de celular ou caderno, com lápis e borracha.
Objetivos para a atividade
O objetivo desta atividade sobre árvore genealógica é fazer com que os alunos possam entender que alguns objetos vieram de geração em geração. Cada um deles possui seu significado e importância.
EF02HI05: o aluno precisará saber selecionar qualquer tipo de objeto ou documento pessoal de parentes, a fim de compreender e entender a sua função e significado.
Trabalho sobre as mudanças ocorridas ao longo dos anos
Este é um trabalho que o aluno precisará realizar em casa, na companhia de seus responsáveis. É importante que haja um auxílio às crianças que não sabem mexer na internet direito.
Como fazer a atividade
Para realizar esta atividade, o aluno precisará pesquisar na internet sobre as principais mudanças que ocorreram ao longo dos anos, porém, o trabalho será dividido em duas partes.
A segunda parte será feita com perguntas aos parentes, onde eles devem dar suas opiniões acerca das mudanças ocorridas durante os anos e conferir se correspondem com o que está mencionado na internet.
Materiais para a atividade
O principal material desta atividade será o computador.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que os alunos possam entender as mudanças que ocorreram no mundo, mas compreender em conjunto as alterações que a sua própria família sofreu com o decorrer deste período.
EF02HI03: o aluno deve saber selecionar algumas situações que ocorrem no cotidiano e que possuem ligação com mudanças de tempo.
Fotografe e monte um cartaz com objetos pessoais dos avós ou bisavós
A turma da 2ª série deverá se reunir com pais ou avós e solicitar a permissão para fotografar alguns objetos pessoais.
Como fazer a atividade
Em casa, o aluno deverá fotografar alguns itens que possuam 10 ou 25 anos de existência. Caso haja outro item mais antigo, poderá ser fotografado e listado durante a elaboração deste trabalho.
O aluno deverá pedir ajuda aos pais para montar o cartaz, que deverá conter obrigatoriamente 3 ou 4 imagens com descrição, para facilitar no momento de fazer a leitura e ter melhor compreensão sobre o que é tal objeto e a qual ano pertence.
O cartaz deverá ser pendurado no mural da escola. Desta forma, todos poderão observar alguns itens antigos e conhecer melhor sobre cada um.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que os alunos possam conhecer melhor um pouco mais sobre a história de sua família, assim como objetos e outros itens mais antigos. Atualmente, recebem o nome de vintage, e muitas pessoas gostam de colecionar.
EF02HI04: o aluno precisa somente selecionar e entender qual o significado de determinado objeto, documentos pessoais antigos ou qualquer fonte de memória familiar.
Entrevista com avós
Não há nada mais legal do que poder fazer uma entrevista com os avós. Essa atividade dará aos alunos melhores possibilidades de conhecerem mais sobre a sua família e entenderem sobre a árvore genealógica.
Como fazer a atividade
O aluno deve ter consigo um caderno e lápis de escrever com borracha, pois deverá realizar algumas perguntas aos avós. Uma delas seria sobre: “como era o local onde viviam há 30 anos?”
Perguntas como estas devem ser feitas para o aluno perceber a diferença de décadas e como o tempo passa depressa. Ele deixa registros para todas as pessoas poderem analisar, basta que façam da maneira correta.
Objetivos para a atividade
O objetivo é fazer com que os alunos possam aprender melhor sobre a árvore genealógica e conhecer melhor a época na qual seus avós viviam. Muitos deles terão histórias legais para compartilhar com os netos, garantindo um melhor entendimento do conteúdo.
EF01HI06: o aluno deverá conhecer um pouco mais sobre a história de sua família, de acordo com as conversas contadas por parentes mais velhos.
Escreva as mudanças sofridas na família
É comum que todas as famílias sofram mudanças com o passar dos anos, seja em sua estrutura ou por conta da chegada de membros novos. Por esta razão, o professor deve solicitar que as crianças trabalhem com a árvore genealógica na companhia dos responsáveis.
Como fazer a atividade
O aluno deverá conversar com os pais acerca deste tema e procurar compreender quais foram as mudanças ocasionadas ao longo dos anos. Neste caso, é importante que haja as devidas anotações do que for contado pelos responsáveis aos alunos.
Na sala de aula, o professor deverá solicitar que todos os alunos entreguem as folhas à parte para realizar a correção e conferir se as informações postas nas folhas condizem com o solicitado.
Objetivos para a atividade
O objetivo da atividade sobre árvore genealógica é fazer com que as crianças possam aprender um pouco mais acerca de sua própria família e conhecer sobre a sua origem, de qual local vieram, dentre outras informações.
EF01HI07: o aluno precisará identificar mudanças e outras permanências na organização familiar.
O professor poderá trabalhar com seus alunos sobre árvore genealógica de maneiras diferentes, para fazer com que todos possam compreender melhor a atividade e conhecer mais profundamente as origens da sua família.
Para complementar o aprendizado, é interessante que os alunos conheçam a história da escrita e como ela se relaciona com a comunicação familiar.
Além disso, para tornar as atividades mais dinâmicas, o uso de materiais como materiais didáticos pode ser muito útil.