fbpx Skip to main content

Atualizado em 08/10/2022

5 atividades sobre os primeiros habitantes da América

Confira 5 atividades sobre os primeiros habitantes da América no Pedagogia Ao Pé Da Letra!

5 atividades sobre os primeiros habitantes da América

Os primeiros habitantes da América chegaram ao continente há muito tempo, e o que surpreenderá os alunos durante estas aulas é saber sobre a origem deste povo, que por mais que seja longínqua, era possível chegar ao nosso continente.

Quem eram os primeiros habitantes da América?

Estes povos chegaram na América há mais de 15 mil anos, e vieram diretamente da Ásia com cerca de três ondas migratórias distintas e totalmente separadas umas das outras. Esta informação chegou a uma conclusão por conta de estudos feitos através de uma equipe de cientistas. 

5 atividades sobre os primeiros habitantes da América
Fonte/Reprodução: original

A primeira tribo é descendente da primeira migração que ocorreu, porém, as outras duas ficaram somente pela América do Norte. Estes povos conseguiram chegar ao continente por conta do Estreito de Bering que ligava Ásia e América que havia ficado congelado, e por conta disso utilizaram-no como uma ponte. 

Como trabalhar com sobre os primeiros habitantes da América?

O professor poderá aplicar uma variedade de atividades, dentre elas a elaboração de pesquisas sobre este povo, bem como atividades em grupo que poderão ser para nota acerca deste interessante tema.

Como trabalhar com sobre os primeiros habitantes da América
Fonte/Reprodução: original

Todos os alunos poderão conhecer melhor sobre a trajetória destes povos, como chegaram, como sobreviveram e compreender toda a descendência dos povos dos países pertencentes ao continente da América.

Sugestão de 5 atividades sobre os primeiros habitantes da América

O professor poderá conferir cerca de 5 atividades sobre os primeiros habitantes da América, para trabalhar em sala de aula com os alunos do ensino fundamental II, de modo que conheçam outros temas e possam compreender um pouco mais da história que gira em torno de nosso continente, o qual é um dos mais importantes do mundo e deve ser estudado em aulas de história e geografia para apresentar aos alunos outros conteúdos deveras interessantes.

Ensiná-los sobre um tema diferente e um pouco mais atual os fará ter mais interesse e curiosidade de saber melhor sobre o povo que veio de tão longe para outro local diferente. Confira:

Cartaz sobre os primeiros habitantes da América

O professor deverá formar todos os grupos para realizarem esta atividade sobre os primeiros habitantes da América conforme o número de alunos, presentes em sala de aula.

Como fazer a atividade

Posteriormente, haverá a necessidade de dar este tema aos alunos que deverão fazer uma pesquisa ampla acerca destes habitantes que vieram de longe, e escrever na cartolina as principais informações e as mais interessantes de serem lidas por outras pessoas, pois estes cartazes serão expostos no mural da escola para todos verem.

Materiais para a atividade

Será necessário que o professor solicite aos alunos cartolina, canetas, lápis de escrever e borracha, bem como colagens se houver necessidade por parte dos alunos durante a elaboração do trabalho.

Objetivos para a atividade

O principal objetivo desta atividade é fazer os alunos trabalharem em grupo para poderem aprender a conviver entre si, além de terem a oportunidade de fazer uma nova amizade, bem como conseguir fazer coisas novas com a colaboração de todos. O trabalho em equipe é um dos mais importantes para a sociedade, e deve ser incentivado em sala de aula com os alunos do ensino fundamental II. Cada aluno poderá se auxiliar durante toda a criação do trabalho, conversar melhor sobre o tema e aprender um pouco mais com os demais.

Maquete

Trabalhos com maquete são agradáveis e divertidos de serem feitos tanto em casa quanto na escola com ajuda do professor, e portanto, será necessário que os alunos se formem em grupos para poderem se reunir e combinar a maneira com a qual farão a montagem da maquete.

Como fazer a atividade

Para realizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que façam uma maquete do continente americano nos tempos mais antigos, antes do século XX, e outros grupos terão temas diferentes como, por exemplo, poderão criar os primeiros habitantes da América, e outros terão a oportunidade de criar locais históricos como o Templo dos Maias chamado Kulkucán, que se encontra em Yucatan no México. 

Materiais para a atividade

Será necessário que os alunos tenham consigo um isopor reto de tamanho médio ou grande, bem como pincéis, tinta látex, biscuit, palitos de churrasco, tesoura e cola universal.

Objetivos para a atividade

O principal objetivo desta atividade sobre os primeiros habitantes da América é fazer com que os alunos possam recriar diversos cenários de povos antigos que pisaram em nosso continente, bem como conhecer outras histórias de acordo com que o professor de história propor com relação aos temas. 

Debate sobre os primeiros habitantes da América

Debates costumam ser incômodos para alguns alunos mais tímidos, porém o professor poderá solicitar que falem apenas se sentirem mais à vontade, e os demais deverão debater sobre a chegada de outros povos para o continente americano.

Como fazer a atividade

Basta que todos sentem em círculos em sala de aula e o professor inicie este debate através de uma breve explicação sobre os primeiros habitantes da América, para os alunos poderem formular o que dirão uns aos outros, bem como pensarem em possíveis respostas para o que for necessário dizer. 

Objetivos para a atividade

O objetivo é o de trabalhar com a opinião dos alunos acerca de um tema tão interessante de nossa sociedade e antepassados. O professor deve escutar todas as falas, além de evitar possíveis conflitos por opiniões contrárias, porque o importante é apenas dialogar calmamente e incentivar os alunos pensarem antes de falar. 

Pesquisa individual

Para esta atividade sobre os primeiros habitantes da América, o professor deverá solicitar aos alunos que realizem uma boa pesquisa para entregar e haverá a necessidade de fazer o texto sem cópias da internet.

Como fazer a atividade

Será necessário que os alunos anotem o tema da pesquisa para poderem pesquisar em casa e conseguir compreender determinadas informações sobre os primeiros habitantes da América, e fazer as devidas anotações do que compreendeu para poder elaborar devidamente o trabalho que será entregue impresso ao professor responsável pela matéria.

Objetivos para a atividade

O objetivo, além de fazê-los conhecer sobre este tema, é fazer com que saibam a importância de evitar plagiar os conteúdos expostos pela internet, visto que simplesmente copiar e colar sem fazer a leitura e releitura através da escrita poderá ser considerado um crime grave. O hábito de escrever por conta própria precisa ser estimulado pelos professores, pois dessa maneira, eles entenderão melhor sobre o conteúdo. 

Atividade em grupo

As atividades sobre os primeiros habitantes da América deverão ser feitos em grupos, e em sala de aula para poderem responder dez questões que abordem o tema de maneira geral conforme as explicações do professor durante as aulas. 

Como fazer a atividade

Esta atividade sobre os primeiros habitantes da América deverão ser feitos com grupos de até quatro alunos, que serão escolhidos pelo professor da matéria, e consequentemente deverão responder uma série de perguntas sobre tudo o que aprenderam em sala através do que o professor lhes disse.

Objetivos para a atividade

O principal objetivo desta atividade é fazer com que os alunos possam conhecer melhor sobre a história dos primeiros habitantes da América, de onde vieram, como chegaram ao continente e memorizarem as informações aprendidas durante todos os dias nas aulas.

Por fim, as atividades sobre os primeiros habitantes da América serão de grande ajuda aos alunos do fundamental II, que terão a oportunidade de estudar melhor sobre o tema e sair bem em provas.


Este texto foi publicado na categoria Ciências.

Escreva um comentário

Não se preocupe, seu email ficará sem sigilo.