Se você é um pai ou uma mãe, já deve ter notado que as crianças têm uma imaginação sem limites e uma criatividade digna de inveja. Por conta disso (e também pela falta de limites infantis), muitas crianças costumam rabiscar paredes e móveis da casa, o que pode trazer uma grande dor de cabeça para os pais. Isso pode ser revertido se você educar os pequenos a fazer isso apenas no papel.
Neste texto, você vai entender um pouco mais dos motivos pelos quais você deve estimular as suas crianças a colorir. Vamos entender um pouco mais das razões pelas quais isso faz bem a elas e que vão além das mais óbvias.
Antes de entrar nas razões, fica uma dica: estabeleça um local na sua casa para que os pequenos possam colorir. O ideal é uma mesa com todos os materiais adequados para isso. Você vai precisar comprar papéis, lápis de cor e livros de desenhos para colorir. Uma opção para economizar neste último item é baixar desenhos para colorir pela internet, em sites como o Colorindo, que divide os desenhos por temas e facilita encontrar aqueles que os seus filhos mais gostam.
É ideal também não transformar a tarefa em uma imposição. Embora existam inúmeros benefícios da tarefa – que veremos a seguir – não é algo que você deve impor ao seu filho. Ele deve fazer pelo prazer, de modo que, com o tempo, se transforme em hábito.
Chega de lero-lero, vamos à lista de benefícios. Vale dizer que muitos dos benefícios apresentados a seguir também servem para adultos. Por conta disso, observamos uma popularização da venda de livros de colorir para adultos nas principais livrarias do país.
Conexão de Emoções
A arte, de modo geral, é uma maneira de sublimar os impulsos reprimidos. Em outras palavras, desenhar, pintar, etc. são formas de expressar emoções que, com palavras, não seriam facilmente exprimíveis. Essa é uma das razões que leva algumas linhas de psicoterapia a utilizarem os desenhos em seus diagnósticos e tratamentos.
Estimular o Desempenho Cognitivo
Estimular a imaginação e a criatividade infantil corrobora para o desenvolvimento cerebral das crianças. Então, pintar teria um efeito de melhorar as capacidades mentais dos menores. Para mais atividades que estimulam o aprendizado, confira apostilas de atividades didáticas diversificadas.
Despertar Interesses
Outra função importante da arte é despertar os interesses dos seus filhos pela arte de modo geral. Outra ideia, complementar a essa, é levar seus filhos a um museu para que eles entendam um pouco mais do que é a arte e como se forma a história da arte. Muitos dos grandes artistas começaram rabiscando o caderno quando crianças.
Melhorar a Coordenação Motora
Alguns pais mais atentos costumam buscar atividades infantis que estimulem as suas capacidades motoras. Isso porque, nessa fase da vida, a capacidade motora ainda está se aprimorando. Desenhar e pintar ajuda a fazer isso, dado que estimula os músculos dos dedos e da mão, assim como a precisão do toque. Para mais ideias de atividades, veja atividades de educação infantil.
Promover o Relaxamento
Eis um dos benefícios que faz a tarefa de colorir ser procurada até mesmo por adultos e adolescentes. Existem estudos provando que colorir reduz os batimentos cardíacos, diminui o estresse e relaxa os níveis de ansiedade. Isso se deve a muitos aspectos envolvidos no procedimento. O interessante é que essa é uma excelente forma de acalmar crianças mais agitadas.
Melhorar a Autoestima
A satisfação de concluir algo é universalmente agradável. Quando a criança vê que conseguiu colorir um desenho, que conseguiu transformar a realidade através da ação manual, ela experimenta um incremento considerável de autoestima.
Aumentar a Concentração
Colorir é algo repetitivo, mas que exige concentração e precisão. Dado isso, é uma das atividades que favorece a concentração infantil. Isso é excelente principalmente para aquelas crianças sem foco, que “vivem no mundo da lua”.
Liberar Endorfina
Isso está muito relacionado ao prazer que a atividade proporciona. E esse é um dos motivos que levam muitas crianças a gostarem de colorir. Existem estudos comprovando que, de fato, quem pinta um desenho experimenta incrementos consideráveis de bem-estar.
Além dos motivos supracitados, colorir também é uma forma de aprendizagem. Por conta disso, é uma atividade muito utilizada com intuito pedagógico por várias professoras e escolas. O segredo, aqui, é fazer com que a criança tenha um contato visual com aquilo que você deseja que ela aprenda.
Outro efeito que ocorre é que a criança se torna mais ambientada com o que existe à volta dela, entrando em contato com os desenhos. Esse tipo de aprendizagem é ainda mais importante para crianças de menor idade.
Dado tudo o que expomos aqui, você pode perceber que existem bons motivos para estimular os seus filhos a colorir. Eis um investimento que você deve fazer se quer crianças mais fortes emocionalmente, mais inteligentes e com muitas habilidades desenvolvidas.
O que você faz para estimular os seus filhos a colorir? Faça um comentário abaixo!
Sou professora e proporciono sempre pintura para as crianças, estimulando a colorir e também criar suas obras de artes!