Oscar-Claude Monet nasceu em Paris, França, no dia 14 de novembro de 1840. Filho de um modesto comerciante, com cinco anos mudou-se com a família para Saint-Adresse, próximo ao porto de Le Havre, na Normandia. Desejava ser pintor e recebeu o incentivo da tia Marie-Jeanne Lacadre, uma amante da pintura. Com 15 anos, ficou conhecido em sua cidade por fazer e vender caricaturas. Duas influências marcantes despertaram-lhe o interesse pela luz e pela cor: descobriu as gravuras do japonês Hokusai e a pintura de Eugène Boudin, que o incentivou a praticar a pintura ao ar livre e se tornar um pintor paisagista, pouco comum na época.
Claude Monet (1840-1926) foi um pintor francês considerado um dos mais importantes da Escola Impressionista. O termo “impressionista” surgiu durante uma exposição realizada em 1874, quando o quadro de Monet, “Impressão, Nascer do Sol”, foi criticado por retratar a “impressão” de uma cena e não a realidade. O termo, que fora usado pejorativamente, se tornou corrente e Monet passou a ser considerado o chefe da Escola Impressionista, uma das mais importantes da história da pintura. Seu quadro encontra-se hoje no Museu Marmottan Monet, em Paris.
No verão de 1869, Claude Monet e Auguste Renoir se instalaram no balneário de Bougival, uma pequena comunidade localizada na margem esquerda do rio Sena, onde produziram uma série de telas consideradas como os primeiros exemplos do estilo que posteriormente seria denominado de “Impressionista”. Os quadros produzidos ao ar livre retratavam a natureza, a luz do Sol na água, as mudanças de luz, tudo com pinceladas largas que iam de encontro à tradição acadêmica da época.
Para quem deseja conhecer mais sobre a educação e a cidadania, uma boa leitura é a síntese do livro Escola Cidadã de Moacir Gadotti, que aborda a importância da formação cidadã na educação.
Se você está interessado em adquirir algumas das obras de Monet, considere explorar as opções disponíveis em lojas de arte online. Você pode encontrar uma variedade de produtos relacionados ao impressionismo, como quadros de Claude Monet que podem trazer um toque especial à sua decoração.
Escreva um comentário