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Atualizado em 09/08/2024

Movimento: Jogos e Exercícios Sensório-Motores

Explore a diversão e os benefícios dos jogos e exercícios sensório-motores. Aprenda a desenvolver coordenação motora, equilíbrio e raciocínio lógico com atividades lúdicas.

Movimento: Jogos e Exercícios Sensório-Motores

São atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadência e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.

1. Andar

  • livremente, batendo palmas.
  • para frente.
  • de costas.
  • com as mãos na cabeça ou na cintura.
  • na ponta dos pés.
  • encostando um pé à frente do outro.
  • sobre diferentes tipos de linha traçados no chão: reta, curva etc.
  • seguindo o contorno de figuras geométricas traçadas no chão com giz (quadrado, triângulo, círculo etc.).
  • com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão.
  • procurando seguir determinado ritmo, que poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar recursos como palmas, batidas de pé, coquinho etc., para marcar o ritmo).
  • aos pares ou trios, de mãos dadas, seguindo um estímulo auditivo (uma música, por exemplo); cessando o estímulo, as duplas ou trios param. Repetir várias vezes.

2. Correr

  • com as mãos na cintura ou na cabeça.
  • rolando uma bola.
  • chutando uma pedrinha ou um saquinho de areia.
  • num pé só (como um saci).
  • e parar bruscamente, a um sinal combinado.
  • seguindo ritmo marcado por tambor, palmas etc.
  • sobre uma linha traçada no chão.
  • pisando sobre formas desenhadas no chão com giz (círculos etc.).
  • desviando de obstáculos colocados no chão.
  • em duplas de mãos dadas com o colega.
  • ao lado do colega, sem lhe dar as mãos.
  • estando atrás do colega, sem no entanto tocá-lo.
  • em duplas ou trios, um atrás do outro, segurando no ombro do colega que está à sua frente.
  • Corrida dos patos: correr de cócoras, com as mãos sobre o joelho e os braços flexionados, como se Corrida de gigantes: correr na ponta dos pés, com os braços levantados.
  • Corrida do pé à frente: colocar um pé à frente do outro, o mais depressa possível.
  • Corrida do transporte: correr em duplas, segurando o mesmo objeto (um banquinho, um balde etc.).
  • Corrida do copo: correr, segurando um copo de plástico que contenha um pouco de água, procurando não derramá-la.

3. Levantar (o corpo, partes do corpo ou objetos)

  • Deitados ou sentados, a um sinal combinado, levantar o corpo do chão ou da cadeira.
  • Elevar os braços pelos lados (como se fossem asas), levantando-os e abaixando-os; até o alto da cabeça, bater palmas.
  • Deitados de costas, com pernas e braços estendidos, elevar os braços, movimentando-os para trás, para frente, para um lado e para outro.
  • De costas para uma mesa, braços para trás, tentar apanhar um objeto que se encontre sobre ela. Levantá-lo, atrás do corpo, até a altura permitida pela mobilidade de seu braço; recolocá-lo em cima da mesa.
  • Observação: o objeto deve ser inquebrável e flexível, de maneira a facilitar sua apreensão, como, por exemplo, objetos de espuma ou bonecas de pano.
  • Levantar com os pés saquinhos de areia, feijão, ou milho.
  • Em duplas, tentar levantar com a testa uma bola grande, que está sobre a mesa;

4. Transportar (puxando, carregando, empurrando, removendo, afastando, esvaziando, lançando, rolando)

  • Carregar, de um local a outro previamente combinado, com o auxílio das mãos, um objeto (cadeirinha, banquinho, brinquedo).
  • Puxar, até um local combinado, objetos mais pesados como, por exemplo, saquinhos com pedrinhas etc.
  • Transportar no braço, sem o auxílio das mãos, roupa, caderno, jornal, uma folha de papel etc., até um local combinado.
  • Transportar, com o auxílio do pé, objetos que possam se acomodar sobre ele, tais como: borracha, retalhos de tecido, saquinhos de areia, feijão, milho, alpiste etc.
  • Transportar pequenos objetos a um local combinado, empurrando-os vagarosamente com os pés.
  • Transportar na cabeça pequenos objetos (borracha, caderno, uma folha de papel etc.), até um local combinado.
  • Empurrar uma bola com os calcanhares, levando-a de um lado para outro com leves impulsos.
  • Passar água ou areia de um baldinho para outro, utilizando-se de copinhos etc.
  • Em trio, transportar um colega sentado em uma cadeirinha; sentado sobre os braços de dois participantes (brincadeira de cadeirinha).
  • Em fila, passar a bola do primeiro ao último participante (por cima da cabeça, por entre as pernas, pelo lado).

5. Saltar (pular)

  • no mesmo lugar, com os dois pés juntos.
  • com os dois pés juntos, para frente, para trás e para os lados.
  • no mesmo lugar, com um pé só; revezar os pés.
  • pular corda.
  • Pular amarelinha sem pedra.
  • com os dois pés (um pé só) juntos, sobre um bastão colocado no chão, para frente, para trás e para os lados.
  • com as pernas abertas, sobre um bastão ou pequenos objetos colocados no chão (por exemplo: saquinhos de areia).
  • de cima de um bloco (tijolo de construção) para frente, para trás, para um lado e para outro.
  • Em duplas ou trios, lado a lado, e de mãos dadas, pular no mesmo lugar.
  • Em duplas, frente a frente, pular no mesmo lugar com as mãos no ombro do companheiro.
  • Em duplas ou trios, pular no mesmo lugar, lado a lado, e abraçados pela cintura.
  • Em duplas ou trios, um atrás do outro e com as mãos no ombro do colega da frente, saltar seguidamente até chegar a um determinado ponto; girar o corpo, dando meia-volta, colocar novamente uma das mãos no ombro do colega da frente e reiniciar o percurso.
  • Em duplas e de mãos dadas, saltar uma corda parada.

6. Marchar

  • Marcar passos no local, elevar ao máximo uma perna, depois a outra, acompanhando um estímulo sonoro (batidas com coquinho, palmas etc.); batendo forte só um dos pés.
  • Marcar passos no mesmo lugar e, a um sinal combinado, mudar de posição (dando meia-volta, por exemplo); continuar marcando passo; movimentando os membros inferiores e superiores.
  • Marchar de forma mais rápida, de acordo com um estímulo sonoro (batida de tambor, coquinho etc.).
  • Marcha cadenciada com paradas bruscas: marchar enquanto durar um estímulo sonoro e parar imediatamente quando ele cessar; retomar a marcha logo que ele se reinicie.
  • Marcha cadenciada com mudança de direção: marchar numa direção; a um sinal combinado, marchar em sentido contrário.
  • Em duplas ou trios, marchar lado a lado, de acordo com um ritmo marcado por tambor, coquinho, palmas etc.

7. Galopar

  • livremente, montados num cabo de vassoura.
  • em ritmo acelerado, com paradas repentinas, marcadas por um sinal combinado (palmas, apito etc.).

8. Lançar e pegar

  • Lançar objetos (bolas etc.) a grandes distâncias, sem alvo definido; tendo em vista um alvo mais limitado (uma parede, por exemplo).
  • Lançar uma bola de meia, tentando alcançar um alvo desenhado na parede e bem acima da altura dos participantes.
  • Lançar uma bola de meia dentro de uma caixa de papelão, sapato etc.
  • Jogar a bola na parede e tornar a pegá-la.
  • Jogar a bola no chão e tornar a pegá-la.
  • Jogar a bola para o alto e tornar a pegá-la.
  • Jogar a bola no chão e rebatê-la.
  • Brincar de encestar bolas.
  • Em pares, lançar de um para o outro, uma bola ou um saquinho com areia, grãos etc.
  • Dispostos em círculo, jogar a bola uns para os outros.
  • Lançar uma bola para o alto e bater palmas uma ou mais vezes, antes de pegá-la novamente.

9. Chutar

  • Dar pontapés em saquinhos de areia.
  • Chutar bola.
  • Chutar pedrinhas.

10. Atividades dígito-manuais

  • Fazer movimentos de jogar beijos com a mão.
  • Movimentar os pulsos para os lados, fazendo um gesto de adeus.
  • Movimentar os pulsos, como um limpador de pára-brisas.
  • Movimentar os pulsos para frente e para trás.
  • Abrir e fechar as mãos, ora com as palmas voltadas para baixo, ora para cima.
  • Agarrar partes do próprio corpo (braço, dedos, coxa, perna, tornozelo).
  • Agarrar saquinhos de areia, amassá-los, bater com as mãos e os dedos e jogá-los de uma mão para outra.
  • Com a palma da mão sobre a mesa, levantar e abaixar cada dedo.
  • Separar e aproximar os dedos, como um leque (fazer em diversas posições).
  • Movimentar o polegar para frente e para trás.
  • Girar o polegar.
  • Girar cada um dos dedos separadamente.
  • Tocar, com o polegar da mesma mão, a ponta de todos os dedos sucessivamente; fazer o exercício ora com uma mão, ora com outra.
  • Com as palmas das mãos unidas, separar e aproximar os dedos de uma mão aos dedos da outra mão, sem separar as palmas.
  • Movimentar o indicador e o dedo médio no plano vertical, como se fossem um homem andando.
  • Movimentar o indicador e o dedo médio no plano horizontal, como uma tesoura.
  • Fazer movimentos de pinça com todos os dedos juntos.
  • Fazer movimentos de pinça com o indicador e o dedo médio.
  • Girar pequenas argolas com os dedos.
  • Com a ponta dos dedos, levantar alguns fios do próprio cabelo.

11. Coordenação visomotora

  • Sobrepor objetos: colocar os objetos uns sobre os outros (cubos de madeira etc.).
  • Encaixar objetos: colocar, por exemplo, copos de papel de diferentes tamanhos um dentro do outro.
  • Fincar palitos sobre base de isopor.
  • Colocar pregadores de roupa em volta da borda de uma caixa de sapatos.
  • Perfurar retalhos de plástico com palitos.
  • Enfiar contas, macarrão ou canudinhos cortados, fazendo colares, pulseiras etc.
  • Picar e repicar papel, palitos, gravetos etc., com os dedos.
  • Cortar com tesoura: papel, barbante, diferentes fios e tecidos.
  • Alinhavar.

12. Explorar sons e movimentos e acompanhar ritmos lentos e rápidos

  • Provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar a língua, estalar os dedos, bater os pés no chão, bater um pé no outro, bater palmas, bater as mãos no próprio corpo ou em objetos etc.
  • Provocar ruídos com materiais disponíveis no momento: lápis, caneta, caderno, giz, cadeira (batendo, esfregando, puxando, arrastando etc.).
  • Manipular objetos que provocam ruídos, batendo, sacudindo, raspando, amassando, apertando. Utilizar objetos tais como: latinhas contendo pedrinhas ou grãos, reco-reco, língua-de-sogra, folha de papel etc.
  • Bater palmas ao som de uma canção; parar assim que ela termine.
  • Dançar e parar sucessivamente, seguindo um estímulo sonoro (músicas e cantos).
  • Variação: dançar seguindo ritmos lentos e rápidos.
  • Acompanhar estruturas rítmicas simples, movimentando as mãos e os dedos: batendo palmas; estalando os dedos.

Jogos e Atividades envolvendo Representação Simbólica

A representação simbólica supõe a formação da imagem mental. Por isso, os jogos e atividades a seguir têm como base a imagem mental e envolvem a imitação, imaginação e linguagem.

  1. 1. Metamorfose de objetos e desempenho de papéis: brincar de casinha, de escola, de médico e dentista, etc..
  2. 2. Jogos Imitativos
  • Imitar a forma de andar dos animais: andar como gato, elefante, tartaruga, pular como um sapo etc.
  • Cavalo e cavaleiro
  • Galopar livremente montados sobre um cabo de vassoura, imitando um cavalo-de-pau.
  • Galopar em ritmo acelerado, montados sobre um cabo de vassoura (cavalo-de-pau) e parar repentinamente a um sinal combinado (palmas, apito etc.).
  • Montados sobre um cabo de vassoura, imitando um cavalo-de-pau: galopar lentamente; galopar sobre cavalo bravo; galopar sobre cavalo teimoso (que quer ir para um lado diferente do que o cavaleiro quer caminhar);
  • Galopar em duplas no mesmo cavalo: inicialmente sobre um cabo de vassoura e depois sem ele, galopar apenas imaginando-se sobre um cavalo.
  • Imitar meios de transporte: voar como avião, correr como carro, andar como trenzinho.
  • Andar imitando pessoas e objetos:
    • um velhinho;
    • um cego atravessando a rua;
    • uma pessoa distraída;
    • alguém carregando uma coisa muito pesada; um robô;
    • uma pessoa com sapato apertado;
    • uma mãe carregando o filho no colo;
    • alguém com muita pressa etc.
  • Profissões:
    • Um bombeiro subindo a escada de seu carro para apagar o fogo.
    • Um domador de circo domando a fera com chicote. Um palhaço brincando de levantar peso.
    • Uma lavadeira lavando roupa (esfregando, torcendo, pendurando no varal e passando a ferro).
    • Um marceneiro serrando madeira e martelando prego.
    • Um padeiro preparando pão (batendo a massa, abrindo com rolo, fazendo os pãezinhos, arrumando-os na fôrma e colocando-os no forno).
    • Uma cozinheira fazendo comida (batendo ovo, mexendo a panela e lavando os pratos).
    • Um pianista tocando piano.
    • Uma costureira fazendo uma roupa (cortando e costurando).
    • Um relojoeiro consertando e dando corda no relógio.
    1. 3. Jogos de adivinhação:
    • Mímica: observar os movimentos realizados por um participante, tentando adivinhar a ação que ele está imitando. Por exemplo:
    • Comer;
    • Chutar uma bola;
    • Pegar uma flor e sentir-lhe o perfume;
    • Pintar uma parede;
    • Escrever na lousa;
    • Tocar um piano;
    • Lavar roupa etc.
  • Um diz: -“Estou pensando na parte do meu corpo que serve para ver. Qual é?”. Os outros tentam adivinhar, dizendo o nome dessa parte do corpo. Várias questões podem ser apresentadas para adivinhação como, por exemplo: -“Estou pensando na parte do corpo que serve para:
    • ouvir;
    • andar, correr, pular, chutar;
    • segurar um objeto, agarrar uma bola, desenhar, escrever” etc.
  • Uma criança (ou a professora) faz perguntas em forma de adivinhação: -“O que é, o que é:
    • que fica em cima do pescoço?
    • que fica entre o pé e o joelho?
    • que fica entre os olhos e a boca?” etc.
  • As crianças tentam adivinhar, nomeando a parte do corpo, apontando-a ou movimentando-a.
  • Uma criança diz que está pensando num objeto, e dá uma indicação de onde ele está como, por exemplo: -“Estou pensando num objeto que está:
    • em cima do armário;
    • ao lado da porta;
    • em frente à janela;
    • atrás da mesa “etc.
  • As outras crianças tentam adivinhar qual é o objeto.
  • Uma criança diz: -“O que é, o que é? Estou pensando num objeto que serve para:
    • escovar os dentes;
    • comer;
    • escrever;
    • apagar o que se escreve” etc.
  • As outras crianças tentam adivinhar qual é o objeto.
  • Formar um círculo; um participante vai para o centro, observa os outros à sua volta e diz: -“Estou pensando em alguém. Quem será?”.. Descreve, então, a criança em quem está pensando: tem cabelo curto, usa óculos, está de blusa branca, de tênis etc. As demais tentam adivinhar quem é, a partir da descrição feita.
  • Adivinhar quem é: as crianças ficam de olhos fechados, enquanto a professora escolhe um participante, que deverá cobrir-se com um lençol ou uma toalha e movimentar-se, fazendo aparecer de vez em quando alguma parte de seu corpo (ora levantando um pouco o lençol de maneira a mostrar os pés, ora colocando um dos braços para fora etc.). As outras abrem os olhos e observam, tentando descobrir quem se esconde sob o lençol.
  • Uma criança diz: -“Estou pensando em alguém que:
    • faz pão;
    • apaga o fogo;
    • vende jornal;
    • trabalha na feira;
    • dirige ônibus;
    • cuida dos dentes;
    • pinta casas;
    • constrói casas;
    • ensina crianças;
    • vende remédios;
    • faz roupas;
    • recolhe lixo;
    • conserta sapatos etc.
  • Quem será?”.
  • As demais crianças tentam adivinhar.
  • Uma criança imita um animal através de gestos e movimentos. As outras tentam descobrir qual é o animal que está sendo imitado.
    1. Telefone sem fio: duas crianças conversam uma com a outra, num telefone imaginário.
    2. Inventar finais diferentes para as histórias: a professora conta uma história e as crianças imaginam um final diferente para ela.
    3. Inventar histórias à vista de gravuras: a criança observa duas ou três gravuras, contendo cenas relacionadas entre si, e as coloca em ordem, de acordo com a sequência das ações. Depois imagina uma história à vista da sequência das cenas.
    4. Seguir um percurso indicado: divididos em pequenos grupos, brincar de trenzinho, movimentando-se segundo o percurso indicado pela professora ou por uma das crianças:
    • passar por entre a cadeira e a parede;
    • virar para a esquerda;
    • seguir em frente;
    • dobrar para a direita;
    • andar em volta da mesa etc.
    1. Estimar distâncias: marcar um ponto de saída e um ponto de chegada (por exemplo, uma pedra e uma caixa). A criança faz o percurso de um ponto a outro, contando quantos passos deu.
    2. Brincar de espelho, usando todo o corpo: uma criança se movimenta, virando a cabeça para o lado, levantando um braço ou uma perna etc. As outras crianças fazem o papel do espelho, reproduzindo as suas posições.

    Brincadeiras lúdicas para crianças em fase escolar podem ser uma ótima maneira de desenvolver habilidades motoras e sociais. Para mais ideias sobre atividades educativas, confira jogos lúdicos e sua importância na educação infantil.

    1. Brincar de espelho, usando apenas a cabeça e o rosto: formar duplas, um em frente ao outro; um movimenta a cabeça, os olhos, a boca, fazendo uma expressão de alegria, tristeza, surpresa, ou uma careta, e o outro reproduz a expressão facial do primeiro (revezar as crianças).
    2. Repetir e inventar: divididos em pequenos grupos, um ao lado do outro: um deles faz um movimento como, por exemplo, levantar braço ou a perna, dar um passo à frente etc.; o que está ao seu lado copia este movimento e acrescenta mais um, e assim sucessivamente; recomeçar a partir do último a realizar o exercício.
    3. Ampliar frases: uma criança diz uma frase para um colega, que deverá repeti-la para outra, ampliando-a, e assim sucessivamente. Por exemplo:

    “Paulo foi ao circo;

    “Paulo foi ao circo e viu o palhaço;

    “Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça;

    “Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça e o domador de leões;

    “Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça, o domador de leões e o mágico;

    “Paulo foi ao circo e viu o palhaço fazendo graça, o domador de leões e o mágico que tirou um coelho da cartola”.

    E assim a brincadeira continua, com as crianças repetindo o que os colegas disseram e acrescentando mais alguma palavra ou expressão.

    1. Reconhecer sons: ficar em silêncio, com os olhos fechados, e ouvir os sons do meio ambiente, tentando reconhecê-los:
    • sons da natureza: água, vento, trovão, chuva etc.;
    • sons produzidos pelo corpo: vozes, batidas de pés no chão,
    • batidas de palmas, sons produzidos pelo andar etc.;
    • sons produzidos por objetos: barulho de carro, motocicleta, máquina de datilografar etc.
    1. Descobrir de onde vem o ruído: uma criança, de olhos vendados, deve dizer ou apontar para o local de onde provém determinado som (passos, palmas, vozes, sons produzidos por objetos etc.).
    2. Reconhecer objetos através do som: deixar cair alguns objetos (lápis, moeda, borracha etc.); a criança de olhos vendados, tenta adivinhar qual foi o objeto que, ao cair, provocou aquele som.
    3. Reconhecer partes do corpo através do som: uma criança faz um som com o próprio corpo (bater palmas, bater os pés no chão, estalar os dedos, tossir etc.), enquanto outro permanece de olhos vendados e tenta descobrir qual a parte do corpo que provocou aquele som, repetindo-o.
    4. Reconhecer o conteúdo dos objetos através do som: descobrir o conteúdo de latinhas, caixas etc., apenas ouvindo o som que delas provém, quando movimentadas. Exemplo: pedrinhas, moedas, grãos etc.
    5. Movimentar-se seguindo um som: executar movimentos pré-estabelecidos de acordo com as características do som emitido (breve-longo, forte-fraco, grosso-fino) como, por exemplo:
    • ao ouvir um som longo (aaaaaaaaaa), colocar as mãos na cabeça;
    • ao ouvir um som breve (aaa), sentar-se;
    1. Desenhar utilizando determinada cor quando ouvir sons fortes e, ao ouvir sons fracos, utilizar cor diferente etc.
    2. Reproduzir ritmos: repetir um ritmo produzido pela professora: com palmas, batendo os pés no chão, batendo o lápis sobre a mesa, com coquinhos, latinhas contendo grãos, pedras, etc.
    3. Modelagem: utilizar argila ou massa.
    4. Colagem:
    • de objetos, no plano tridimensional (caixas de fósforo, palitos de sorvete etc.);
    • de figuras em folhas de papel de vários tamanhos e espessuras;
    • de material variado: retalhos picados, algodão, folhas, lã, barbantes, grãos, confetes, serragem, pó de giz etc.
    1. Dobradura: utilizar vários tipos de papel, percebendo as diferentes texturas, formas etc.
    2. Pintura: a dedo, com lápis-estaca, giz, pincéis de grossuras diferentes, lápis de cor comum etc.
    3. Desenhos cegos ao som de ritmos diferentes: com os olhos fechados, segurando um lápis-estaca, deixar a mão deslizar sobre o papel, traçando linhas ao acaso, seguindo ritmos lentos e rápidos.
    4. Desenho em grupo: formar pequenos grupos, sentados em círculo; cada um recebe uma folha de papel, na qual faz um desenho. A um sinal combinado, cada criança passa a sua folha para o colega do lado, que deverá completar o desenho, e assim sucessivamente, até que todas as crianças do grupo tenham desenhado em todas as folhas. A primeira folha em que a criança desenhou acaba retornando para ela, acrescida dos detalhes desenhados por todos os colegas.
    5. Desenhar, pintar ou escrever ao som de uma música: desenhar, pintar ou escrever livremente e parar assim que a música seja interrompida.
    6. Jogos de Regras

      Os jogos de regras são jogos de combinações sensório-motoras ou intelectuais, regulamentados por regras previamente estabelecidas, que norteiam a cooperação e a competição entre os participantes.

      Esse tipo de jogo é, portanto, uma atividade eminentemente social, pois pressupõe a existência de parceiros e a observância a alguns regulamentos definidos.

    • Amarelinha
    • Barra Bandeira
    • Barra Manteiga
    • Batata-quente
    • Boca do forno
    • Bola no ar
    • Bola no túnel
    • Cabo de Guerra
    • Cabra-Cega
    • Caí no Poço
    • Coelhinho na toca
    • Corrida da Bola
    • Corrida da Centopéia
    • Corrida do Bastão
    • Corrida do ovo e da Batata
    • Corrida dos Sacis
    • Dança das cadeiras
    • Elefantinho Colorido
    • Esconde-esconde
    • Garrafão
    • Gato e rato
    • Lenço atrás
    • Lobos e Carneirinhos
    • Mãe da Rua
    • Passarás
    • Pega-Pega
    • Queimada, etc.

    Fonte de Consulta:

    Atividades Lúdicas na Educação da Criança

    Leonor Rizzi e Regina Célia Haydt

    Explore opções de brinquedos sensoriais para estimular o aprendizado.

    Brincadeiras na Educação Infantil: Benefícios e Importância

    5 Atividades para brinquedoteca: educação infantil


    Este texto foi publicado na categoria Maternidade e Desenvolvimento Infantil.

     About Pedagogia ao Pé da Letra

    Sou pedagoga e professora pós-graduada em educação infantil, me interesso muito pela educação brasileira e principalmente pela qualidade de ensino. Primo muito pela educação infantil como a base de tudo.

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