Releitura e Produções de Histórias Infantis: Os Clássicos
A releitura de histórias infantis dos clássicos eternos como: Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, enfim todas as outras consideradas clássicos, fica mais interessante ao relermos nos dias atuais para os nossos filhos e nossos alunos, numa nova versão elaborada por autores consagrados como: La Fontaine e os Irmãos Grimm. Mesmo as produções realizadas em sala de aula, com a visão apurada dos educandos dos anos iniciais, são valiosas, pois os alunos de anos mais avançados preferem leituras diferentes ou já estão muito influenciados pelo uso da internet e optam por ler virtualmente.
É por isso que defendo a ideia de que devemos realizar esse trabalho na faixa etária inicial, porque o encantamento ou o desencantamento flui mais facilmente com crianças que entendem muito sobre o ‘bem ou o mal’ e a capacidade de mudança e aceitação dessa mudança de final mágico, fantasioso ou inusitado e diferente. Para mais atividades que estimulem a criatividade, confira atividades variadas para educação infantil.
Características estas que ocorrem com a história de Chapeuzinho Amarelo, em que não existe a maldade do lobo e nem a simplicidade da menina que visita sua avó. E não posso deixar de me referir aos cineastas que reinventaram a versão contrária em: “Deu a Louca na Chapeuzinho”, “Deu a Louca na Cinderela” e “Cinderela às Avessas”, em que os autores desafiam os leitores a tornarem-se telespectadores e, portanto, novos leitores, podendo assim também tornarem-se releitores e produtores de novas possibilidades de finais ou mesmo novas histórias infantis que renascem através das leituras clássicas.
Cabe a nós, educadores, incentivar as referidas leituras e propor produções inovadoras. Para enriquecer a experiência de leitura, considere utilizar brinquedos educativos que estimulam a imaginação das crianças.
Autora: Ligia Fermiano Marim – Formada pela UNIC – Cuiabá, MT – Professora de Língua Portuguesa e Espanhola. E.E. ‘Regina Tenório de Oliveira’ – Município de Porto Estrela.
Escreva um comentário