Trabalhar a tabela periódica para o Ensino Fundamental com jogos será um método de aprendizado diferente para os alunos, que conseguirão absorver os conteúdos da matéria com facilidade. Estas aulas agregarão ao conhecimento e os auxiliarão durante o ensino médio, Enem e vestibular.
Qual a função da tabela periódica?
A tabela periódica tem como objetivo facilitar o processo de estudo, com os elementos agrupados de uma maneira simples e prática. Por intermédio dela, é possível reconhecer as siglas, verificar seu nome, camada de valência, número atômico e número da massa.
É possível observar que há uma relação estabelecida das propriedades periódicas de todos os elementos, que seriam o raio atômico e a eletronegatividade. Além de estarem dispostos em ordem crescente, de acordo com seu número de prótons.
Como ensinar a tabela periódica para o ensino fundamental?
É possível ensinar aos alunos com jogos de cara-a-cara, stop!, adivinhações, forca, twister, dentre outras brincadeiras lúdicas que servirão especialmente para ajudá-los a aprender melhor sobre a matéria. Para mais dicas sobre métodos de ensino, confira formas básicas de apresentação de textos.
Este é um conteúdo que pode ser complexo inicialmente, mas com bons métodos de aprendizagem, os alunos memorizarão as informações e terão facilidade em estudar para provas e atividades para nota.
Sugestão de 5 jogos para fazer com tabela periódica
O professor poderá conferir agora jogos didáticos para fazer com seus alunos na sala de aula. Cada game terá como base os tradicionais, que auxiliarão diretamente no aprendizado dos alunos. Confira:
Adivinhações
As adivinhações serão feitas com todos os alunos do ensino fundamental, pois será um aprendizado mútuo que contará com a participação do grupo. Neste caso, o aluno deverá escutar com atenção tudo o que for dito pelo professor de ciências durante a brincadeira.
Como fazer a atividade
O professor deverá dizer informações acerca de determinado elemento químico e deixar que os alunos tentem adivinhar com algumas respostas. Ganha aquele que disser o nome correto.
Para contabilizar os acertos, o professor poderá escrever os nomes dos alunos em uma folha ou na própria lousa. Dessa maneira, eles terão um controle maior sobre aquele que pode ser o vencedor do jogo.
Materiais para a atividade
Caderno e caneta, ou giz e lousa.
Objetivos para a atividade
O objetivo da tabela periódica para o Ensino Fundamental com jogos é fazer os alunos conhecerem outro método interessante de aprendizado. Eles poderão trabalhar com a memorização visual dos elementos vistos durante a matéria, para conseguirem descobrir o nome correto.
Stop! ou Adedonha
A brincadeira de Stop! ou Adedonha faz parte da vida de muitas pessoas, e é por conta dela que certas informações costumam ser aprendidas. Com base nesta informação, o professor poderá brincar com seus alunos com química.
Como fazer a atividade
Nesta atividade, o professor deve escolher qualquer letra e deixar que todos escrevam suas respostas no caderno. Aquele que terminar a brincadeira primeiro, deverá gritar “adedonha” ou “Stop!”, e os outros param de escrever. Posteriormente, serão corrigidas as respostas de todos os alunos, e ganhará aquele que fizer mais pontos durante a somatória.
Materiais para a atividade
Caderno e caneta serão essenciais para os alunos brincarem.
Objetivos para a atividade
O objetivo da tabela periódica para o Ensino Fundamental com o “Stop!” é fazer com que possam aprender um método lúdico de jogos com os colegas que abordem especificamente o conteúdo da matéria.
Eles terão a oportunidade de estudar de outra forma, conseguindo memorizar nomes e outras informações postas na tabela do jogo. Todos aprenderão o conteúdo com facilidade, durante uma brincadeira didática.
Cara-a-cara com elementos
O jogo cara-a-cara consiste em perguntas para descobrir o que é a figura, e o professor poderá montar as cartas com os elementos da tabela periódica ao utilizar figuras didáticas com as siglas dos nomes para manter o jogo completo.
Como fazer a atividade
Em duplas, os alunos deverão se sentar, observar as imagens que possuem e fazer perguntas para descobrir a carta que pode ser. Todos farão uma pergunta de cada, até que todas as cartas tenham acabado.
Objetivos para a atividade
Nesta atividade sobre tabela periódica para o Ensino Fundamental, o professor trabalhará com outra brincadeira lúdica que facilite o aprendizado dos alunos do 9° ano do fundamental II.
O trabalho em duplas auxiliará no melhor desempenho para a atividade, onde fornecerá momentos divertidos e didáticos aos adolescentes que terão uma excelente base do conteúdo.
Twister periódico
O Twister é o jogo mais interessante a ser feito com os alunos do fundamental, pois reunirá a memorização dos nomes dos elementos da tabela periódica. Eles precisarão se orientar com as siglas para brincarem.
Como fazer a atividade
Nesta atividade, o aluno precisará, junto do professor, criar um Twister periódico em sala de aula. É importante que ele possua um tamanho médio a grande, e que contenha diversos círculos coloridos com os nomes dos elementos.
Posteriormente, o professor poderá girar a roleta ou tirar uma carta que diga o que eles deverão fazer. Consiste em colocar a mão no elemento “Al” que é alumínio ou o pé em “Rh” que significa ródio. Ganha aquele que colocar mãos e pés nos locais corretos.
Objetivos para a atividade
O objetivo dos jogos com tabela periódica para o Ensino Fundamental é ensiná-los outro método de jogatina que consiste em aprender o conteúdo de maneiras lúdicas e didáticas ao mesmo tempo.
Eles memorizarão ao invés de decorarem as informações da tabela. É importante que o professor evite deixá-los trabalhar com decoreba, pois as informações serão perdidas ao longo do tempo.
Além deste fator, o aluno trabalhará com a coordenação motora grossa. Isso significa que movimentará o seu corpo com frequência, exercitando seus músculos, bem como controlando seus pés e mãos para ficarem parados no mesmo lugar.
Forca com elementos químicos
O jogo da forca da tabela periódica para o Ensino Fundamental é ideal para o 8° e 9° ano poderem aprender com facilidade o nome dos elementos químicos que a compõem, e desta forma, lembrar com facilidade dos nomes.
Como fazer a atividade
O professor deverá colocar a forca na lousa, definir o número de palavras, inserir uma dica e deixar os alunos dizerem as letras. A brincadeira é simples, mas garantirá que os alunos possam aprender melhor o nome do bário, hélio, hidrogênio, cobre, ferro, cobalto, níquel e titânio.
A maioria das palavras são curtas, o que facilitará a adivinhação durante toda a brincadeira. No entanto, o aluno precisará escrevê-las no caderno para fazer uma pesquisa em casa e falar brevemente sobre cada elemento.
Objetivos para a atividade
O objetivo é ensinar aos alunos sobre a tabela periódica de outra maneira que não seja apenas com explicações de livros, apostilas e caderno. Há formas lúdicas de ensinar sobre os elementos químicos aos alunos, que sentirão vontade de participar e aprender a respeito do conteúdo abordado.
Os jogos da tabela periódica para o Ensino Fundamental ajudarão os alunos do 8° e 9° ano a conhecerem melhor sobre o que são elementos químicos, qual a função e por que precisam aprender este conteúdo.
Os métodos a serem trabalhados pelo professor ajudarão os alunos durante o conteúdo aplicado, e conseguirão ter maior facilidade durante os estudos tanto na escola quanto em casa.
Se você gostou de nosso artigo, confira mais conteúdos diretamente no Pedagogia Ao Pé Da Letra, para trabalhar com seus alunos!
Para otimizar o desempenho do seu site, considere utilizar ferramentas como ferramentas de otimização.
Escreva um comentário