fbpx
Pular para o conteúdo

5 dinâmicas na piscina para Ensino Fundamental I

    5 dinâmicas na piscina para Ensino Fundamental I

    As dinâmicas na piscina para trabalhar com o ensino fundamental I podem ser feitas com diversos objetos. Há uma variedade de opções que os professores de educação física podem seguir para manter as aulas o mais diversificadas possível, para garantir que todos os alunos tenham interesse de aprender.

    Quais as melhores brincadeiras na piscina?

    Corrida com boias, pegar moedas, caça ao tesouro, travessia maluca, esponjas molhadas e o Marco Polo são algumas das várias brincadeiras legais que o professor pode optar para trabalhar.

    Quais as melhores brincadeiras na piscina
    Fonte/Reprodução: original

    Há a possibilidade de o professor fazer um sorteio com as dinâmicas que poderão ser realizadas na piscina. Este será outro fator interessante que manterá as crianças interessadas na brincadeira.

    Como realizar as dinâmicas com o fundamental I na piscina?

    O professor poderá trabalhar com vôlei, elefante colorido, pega-rabo, choca-ovo, corrida com boias ou simplesmente o passa no túnel. É possível observar a variedade de brincadeiras que podem ser realizadas na piscina com os alunos do fundamental I.

    Como realizar as dinâmicas com o fundamental I na piscina
    Fonte/Reprodução: original

    Caberá especialmente ao professor de educação física, que escolha as melhores dinâmicas para fazer com as crianças. Dessa maneira, garantirá que todos possam participar, se divertir e aprender brincadeiras diferentes e novas.

    Sugestão de dinâmicas para piscina

    As dinâmicas para piscina devem ser feitas com os alunos do fundamental I para aprenderem brincadeiras diversificadas e interessantes. São propostas que auxiliarão na mobilidade e coordenação motora grossa, bem como na memorização visual. Confira

    Vôlei

    Uma dinâmica atrativa e que faz todos os alunos quererem participar é o vôlei. Este é um momento divertido, que fará todos movimentarem os músculos dos braços e pernas, de modo que fiquem mais fortes.

    Como fazer a atividade

    O professor instruirá seus alunos a jogarem o vôlei e não mudará as regras do esporte tradicional, apenas lembrará aos demais que é preciso manter a ordem e o respeito entre todos.

    É importante, inclusive, que o professor escolha os membros do time para evitar brigas ou que algum aluno fique de fora. Este é outro método de trabalhar a socialização sem excluir absolutamente ninguém.
    Materiais para a atividade

    Bola de vôlei e rede.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das dinâmicas na piscina com o fundamental I no vôlei é ensiná-los que é possível praticar esportes diversificados na água, para manter o corpo forte e resistente. Além de mostrá-los a necessidade de respeitar os colegas e não excluírem absolutamente nenhum deles para nada.

    A exclusão social gera nas crianças e adolescentes um sentimento desagradável, o qual precisa ser evitado nas escolas do Brasil. Dessa maneira, professores compactuarão para que o ambiente se torne agradável para todos os alunos, e possam realizar as atividades com vontade e segurança.

    Elefante Colorido

    A brincadeira de elefante colorido é uma das mais antigas, e que pode ser feita tanto na piscina quanto fora dela. Será mais interessante que o professor solicite aos alunos que o façam na piscina.

    Como fazer a atividade

    Por intermédio da decisão do professor, o aluno escolhido ficará do outro lado da piscina e os demais o questionarão com: “Elefante colorido, podemos passar?”, e somente poderão caso tenham a cor escolhida pelo colega.

    Aqueles que estiverem com um tom X podem passar tranquilamente. Os demais deverão aguardar a troca por outro colega, até conseguirem atravessar a piscina conforme a cor de seu traje de banho.

    Materiais para a atividade

    Se houver um ou mais alunos que tenham dificuldades em nadar, é importante ter boias.

    Objetivos para a atividade

    As dinâmicas na piscina fornecerão aos alunos oportunidades distintas de brincarem e se divertirem com os colegas. O elefante colorido é didático e lúdico, pois faz com que eles prestem atenção nas cores mencionadas e não se confundam na hora de falar.

    É importante que todos mantenham a ordem e brinquem unidos, para tornar o momento mais agradável e divertido para todos.

    Pegue as moedas

    Similar às brincadeiras de caça ao tesouro e encontre os números, o professor precisará jogar quantidades de moedas na piscina. Neste caso, será necessário que o aluno tenha atenção no momento de realizar a atividade.

    Como fazer a atividade

    Nesta atividade, o aluno mergulhará na piscina para encontrar as moedas jogadas pelo professor de educação física. Eles precisam procurar com atenção, sem deixar que o tempo proposto se encerre.

    Vence aquele que encontrar o maior número de moedas sem demorar para sair da piscina. Significa que o aluno terá a oportunidade de conferir se ganhou ou não apenas pela quantia encontrada, pela soma de 10 centavos ou 25, por exemplo.

    Objetivos para a atividade

    Dinâmicas na piscina com as moedas auxiliarão as crianças da 3° série a contar e trabalhar com o raciocínio lógico. Significa que saberão se venceram a brincadeira apenas pelo volume de moedas, ou simplesmente pela somatória do resultado.

    O professor poderá auxiliar os alunos a contarem as moedas, porém é interessante que as crianças o façam por conta própria. Dessa maneira, aprenderão com maior facilidade sobre como se deve contá-las.

    Encontre os números para 1° série

    Esta é uma atividade direcionada especialmente às crianças da 1° série do ensino fundamental. Nesta dinâmica, o professor deverá usar folhas de E.V.A coloridos que representem os números e colocar no interior da piscina.

    Como fazer a atividade

    Assim o professor concluir a colocação das figuras, deve solicitar que as crianças que pulem na piscina. Eles precisarão pegar a maior quantia de números que conseguirem, da mesma maneira que a dinâmica de caça ao tesouro.

    Por ser E.V.A, é mais fácil de segurar, não estraga e poderá ser utilizado mais vezes pelo professor de educação física.

    Objetivos para a atividade

    As dinâmicas na piscina auxiliarão as crianças a aprenderem sobre cores e a diferença de formas. Neste caso, significa que eles observarão que o 2 é diferente de 3.

    Existem crianças que realizam a escrita dos números ao contrário, e é normal que aconteça este fator. Caberá ao professor trabalhar com a diferenciação destes por intermédio das cores.

    Caça ao tesouro

    A caça ao tesouro consiste em basicamente colocar objetos no interior da piscina, mas que não afundem. Neste caso, os professores poderão escolher brinquedos que permaneçam no interior da piscina.

    Como fazer a atividade

    Para a atividade, o professor de educação física escolherá os objetos a serem afundados na piscina. O ambiente precisará estar devidamente pronto, pois os alunos precisarão mergulhar e pegar uma quantidade de objetos.

    Ganha aquele que conseguir coletar o maior número de objetos por um tempo menor. Esta é uma atividade didática e lúdica, que auxiliará na mobilidade dos alunos da 2° série do ensino fundamental I.

    Objetivos para a atividade

    O objetivo das dinâmicas na piscina é fazer com que os alunos trabalhem com a percepção e observação dos detalhes dos objetos. Eles trabalharão com o foco e mais atenção no momento de pegar por uma folha ou um item similar.

    É interessante que o professor estimule esse tipo de brincadeira com as crianças da 2° série, pois auxiliará na coordenação motora grossa. Eles saberão controlar melhor a respiração, e trabalhar melhor seus próprios movimentos corporais de acordo com a necessidade do momento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *