5 Atividades sobre o folclore para o ensino infantil
Veja 5 atividades sobre o folclore para as crianças do ensino infantil
As atividades sobre o folclore devem ser aplicadas para crianças no ensino infantil, para que possam conhecer melhor cada personagem de maneira lúdica, sem a parte mais teórica tratada nas outras turmas. O folclore pode ser um tema bem mais complexo, e é necessário apenas introduzir o tema às crianças, para posteriormente explicar suas origens.
Qual a história dos personagens do folclore?
Folclore são representações da cultura de um povo em específico, que pode ter influência em músicas, costumes e até representações fantásticas. No Brasil, há vários exemplos de seres mágicos, apontados pelos povos antes da chegada portuguesa. Veja alguns exemplos.
Fonte/Reprodução: original
Boitatá
O Boitatá ou cobra de fogo é um dos personagens mais conhecidos nas lendas folclóricas, principalmente por proteger os animais e as matas de caçadores que vendem animais e toda a sua pele em troca de dinheiro.
Esta bela cobra pode se transformar em um toco de árvore de fogo, com a principal motivação de enganar pessoas ou apenas fazê-las se tornarem cegas e loucas caso a vejam.
Boto-Cor-De-Rosa
Nos dias festivos de festa junina, dizem que um animal presente nos rios da Amazônia se retira de seu habitat para se transformar em um homem extremamente belo. O seu objetivo é específico: atrair belas moças para namorar e ter filhos. Por este motivo, o povo do Amazonas afirma que o Boto-Cor-De-Rosa é pai de todos aqueles que possuem origem desconhecida.
Cuca
A Cuca costuma ser associada ao famoso bicho-papão, além de ser temida por todas as crianças pela sua aparência diferente e assustadora de jacaré. Ela rapta crianças que não obedecem aos pais e não gostam de dormir. Uma famosa canção de ninar se originou desta lenda: “Nana neném, que a Cuca vem pegar”.
Muitos acreditam que a lenda da Cuca tenha se iniciado diretamente no folclore galego-português, com base em uma criatura denominada Coca, que em português significa especificamente “Cabeça”. A Coca é um fantasma ou um dragão que come crianças que não gostam de obedecer aos pais e sempre fica escondida acima das casas para raptá-las a qualquer momento que forem malcriadas.
Como ensinar o folclore?
Existem diversas atividades sobre o folclore para serem trabalhadas em sala de aula com os alunos, e o professor pode reuni-los no pátio para contar as lendas, passar desenhos, séries, trabalhar com desenhos para serem coloridos ou até mesmo canções sobre o folclore. Para mais ideias sobre atividades lúdicas, confira atividades variadas para educação infantil.
As atividades podem variar desde brincadeiras que envolvam o folclore até a participação dos alunos com perguntas sobre os personagens mais importantes ou que mais acharem interessantes. O intuito é sempre tornar as aulas no ensino infantil mais lúdicas, com a participação das crianças e seus questionamentos, além de haver um estímulo melhor com relação ao aprendizado.
Sugestão de 5 atividades sobre o folclore
Muitas atividades podem ser trabalhadas com os alunos do ensino infantil sobre o folclore, porém, isto poderá causar uma certa dúvida no professor e o Pedagogia Ao Pé Da Letra preparou 5 atividades lúdicas para serem trabalhadas em sala de aula com as crianças.
Canção Sítio do Pica-Pau Amarelo
A canção de Gilberto Gil composta para a abertura do desenho Sítio do Pica-Pau Amarelo é antiga, e por este motivo o professor deverá apresentá-la aos alunos através do Youtube. A música está disponível no canal do cantor, com milhões de acessos desde a data de envio à plataforma, e será uma boa pedida para apresentar não somente essa maravilhosa música, mas a série de Sítio do Pica-Pau Amarelo (2001), disponível na plataforma.
Como fazer a atividade
O professor deve abrir o link que redireciona ao site do Youtube e, através de seu computador, reproduzir a canção aos alunos que devem escutar devidamente para compreenderem a letra.
Materiais para a atividade
Será necessário que o professor utilize seu notebook ou celular para reproduzir a canção aos seus alunos do ensino infantil, que retrata algumas das mais variadas lendas do folclore brasileiro.
Objetivos para a atividade
Esta atividade visa apresentar algo totalmente novo aos alunos, que conta de uma maneira mais lúdica contos folclóricos brasileiros, que fazem parte da cultura desde muitos anos, e dessa maneira os fazer conhecer mais sobre os personagens do folclore, como a Cuca, Saci Pererê e Iara.
Maquete
As atividades com maquete estimulam a coordenação motora fina, além de mostrar aos alunos que existem possibilidades de se utilizar outros materiais para construir este projeto, os quais não precisam ser especificamente comprados, mas reutilizados.
Como fazer a atividade
Para esta atividade, o professor deverá formar alguns grupos e escolher o tema para cada um, que deverá seguir as instruções fornecidas em classe para conseguirem construir a maquete com os materiais recicláveis.
Materiais para a atividade
Isopor, garrafa pet, tecidos velhos, tinta guache, cola, tesoura, palitos de churrasco, argila ou outro material como massinha de modelar e biscuit. Esses materiais deverão ser entregues pelos pais de alunos dos grupos montados pelo professor para todos trabalharem em sala de aula.
Objetivos para a atividade
As crianças desde bem novas devem aprender a trabalhar em equipe, escutar os colegas e realizar aquilo que havia sido planejado pelo grupo. A conversa será o principal percursor para ocorrer um trabalho eficaz e excelente.
História em roda
O professor deverá pegar alguns livros sobre folclore e juntar as crianças em roda, para ele poder realizar a leitura de alguns capítulos sobre este interessante tema, criados por diversos escritores, sejam brasileiros ou não.
Como fazer a atividade
Os alunos deverão escolher algum livro que o professor apresentar para ser possível ocorrer a história em roda, de modo a tornar este momento mais lúdico e entretê-los com o que acontece nos textos escritos pelos escritores.
Objetivos para a atividade
Mexer com a criatividade é o foco principal para a história em roda, que promoverá não somente um contato diferente com o professor, mas com os colegas que estarão juntos e atentos à história.
Dia de vídeos
Existem muitos vídeos pela internet que tratam do tema de atividades sobre o folclore de maneira mais infantil, que seja possível as crianças conseguirem compreender devidamente o que se trata cada história destes personagens.
Como fazer a atividade
Os professores do colégio deverão se reunir na sala de vídeo com os alunos ou em qualquer lugar amplo para reproduzirem vídeos sobre o folclore, e deixar que os alunos possam assistir e conhecer mais sobre suas histórias.
Objetivos para a atividade
O foco é apresentar algo totalmente novo e que fará parte do conhecimento de cada criança do ensino infantil, visto que as atividades sobre o folclore são únicas, lúdicas e cheias de diferenças de local para local.
Jogo da forca sobre os personagens do folclore
As atividades sobre o folclore podem ser trabalhadas de diversas maneiras, dentre elas, o fato de o professor aplicar algumas perguntas sobre este tema aos alunos do ensino infantil. As perguntas devem ser fáceis e compreensíveis, que se encaixem à matéria estudada na sala de aula.
Como fazer a atividade
Deverá ser feita através do desenho de um bonequinho de palito na lousa, de modo a apresentar a quantidade de letras que compõem a palavra. No caso de Saci, somente quatro letras fazem presença em seu nome.
Objetivos para a atividade
Os alunos devem pensar por conta própria ao analisarem as informações postas na lousa pelo professor responsável por esta atividade, de modo a descobrirem sozinhos qual é o personagem do folclore brasileiro posto na brincadeira.
O folclore brasileiro permeia as culturas de todos os habitantes do país, e seus ensinamentos ocorrem desde muitos e muitos anos, seja pelos pais, avós, tios e professores. Este tema permanece forte e muito necessário nas salas de aula.
Meta Descrição: Atividades sobre o folclore são ideais para serem trabalhadas em sala de aula com os alunos do ensino infantil. Confira mais no Pedagogia Ao Pé Da Letra.