5 atividades para ensinar a ler e escrever
Veja 5 atividades para ensinar a ler e escrever! Só aqui no Pedagogia ao pé da letra.
As atividades para ler e escrever devem ser aplicadas no ensino infantil, para que as crianças consigam ter uma base de escrita e leitura, que poderá ser explorada com ajuda dos pais em casa através de lições de casa básicas aplicadas pelo professor. Todas as crianças têm o seu tempo de aprendizagem e não há a necessidade de forçar a leitura ou escrita por conta de idade, ou outro fator; todas aprenderão no seu devido tempo.
Por que trabalhar com atividades para ensinar a ler e escrever?
Deve-se trabalhar com atividades para ler e escrever com crianças, pois é a informação mais básica nessa faixa etária, onde é necessário haver um estímulo por parte dos professores e dos pais. A leitura e a escrita são os bens de conhecimento mais importantes, além de formá-los para outras etapas da vida, seja no âmbito escolar ou não. Para mais informações sobre a importância da leitura, veja A Importância da Leitura na Formação do Cidadão Crítico.
Para que todas as atividades possuam êxito, o professor deve procurar elaborar excelentes planos de aula que auxiliarão todas as crianças nesta etapa de aprendizagem. Deve haver uma metodologia menos pesada, mas que trabalhe sempre com algo lúdico. Crianças gostam de brincadeiras e costumam aprender dessa maneira; portanto, o professor poderá aplicar o que for necessário para ensinar os pequenos a ler e escrever.
Como estimular a leitura e a escrita?
O professor poderá estimular ambos através de atividades para ler e escrever, seja com gibis e suas histórias em quadrinhos, livros com gravuras que serão perfeitos para estimular uma boa leitura, ou simplesmente deixar as crianças brincarem com ditados mudos, jogos da forca, e claro, a escrita do próprio nome que garantirá que as crianças possam aprender de outra maneira. Para mais atividades educativas, confira Atividades educativas de letramento para educação infantil.
Cada aluno terá o próprio tempo para aprender a ler e escrever; portanto, dependerá da ajuda da família neste momento.
Sugestão de 5 atividades para ensinar a ler e escrever
O professor da educação infantil poderá conhecer 5 tipos de atividades para ler e escrever para trabalhar em sala de aula com as crianças, de maneira a estimular esse aprendizado em cada uma delas. Será possível fazer isso em casa junto dos pais, pois terá total facilidade por parte da criança que se sentirá mais segura em aprender com o pai e a mãe. Confira:
Decore as letras do nome
A principal e mais divertida maneira de se trabalhar com atividades para ler e escrever é pedir que cada criança escreva as letras de seu nome através da reprodução oral de cada uma, e dessa maneira poderão decorar todas as letrinhas.
Como fazer a atividade
Basta que os alunos reproduzam as letras de seu nome enquanto escrevem na folha de sulfite em um tamanho médio. Dessa forma, elas conhecerão as letras que compõem o nome e passarão a se perguntar mais sobre outras palavras que começam com aquelas mesmas letrinhas.
Materiais para a atividade
Será necessário que o professor distribua para cada criança as folhas de sulfite nas cores azul, verde, rosa e amarelo, pois assim os pequenos poderão dar um destaque legal no nome. Será necessária canetinha, giz de cera e lápis de cor para haver possibilidade de decorar as letras.
Objetivos para a atividade
O objetivo das atividades para ler e escrever, especificamente na hora de decorar letras, é fazer com que os alunos possam descobrir que em seus nomes existem diversas letras do alfabeto que podem possuir uma família silábica ou não, e pensarem em outras palavras para poderem escrever sozinhos.
Livro com figuras
Estes tipos de livro se tornam mais interessantes para as crianças durante as atividades para ler e escrever, pois são fáceis e possuem poucas palavras para realizar a devida leitura, além de todas as letras serem maiores e coloridas. O livro escolhido é: Cada Bicho Tem Seu Canto.
Como fazer a atividade
O professor deverá realizar uma pequena roda de leitura com seus alunos e realizar atividades para ler e escrever, com foco total na leitura. Cada criança deve ler uma página para conhecer mais sobre o cantinho de cada animal. Para mais sugestões de leitura, veja Textos e Histórias Infantis.
Materiais para a atividade
O professor deverá solicitar aos pais que adquiram o livro Cada Bicho Tem Seu Canto, para trabalhar a leitura em sala de aula com as crianças. É importante que cada uma tenha seu próprio livro para conseguirem acompanhar os momentos de leitura na companhia dos colegas e professor.
Objetivos para a atividade
O objetivo das atividades para ler e escrever com esse livro é o de fazê-los conhecer um pouco mais sobre cada animal e sua espécie, mas o mais importante é estimular a leitura através de uma roda de leitura lúdica.
Estimulação da escrita com objetos
Para estimular devidamente a escrita e leitura nas crianças em fase de aprendizagem, basta que o professor utilize determinados objetos bem coloridos e fáceis de memorizar aos pequenos, e pedir-lhes que escrevam o nome ao reproduzir o som de cada letra contida na palavra.
Como fazer a atividade
O professor poderá escolher um objeto aleatório, do tamanho que preferir, e distribuir folhas de sulfite com lápis de escrever às crianças que devem apenas falar o nome de cada letra inserida na palavra para conseguir reproduzir através da escrita na folha.
Objetivos para a atividade
O objetivo das atividades para ler e escrever é ensinar de modo lúdico às crianças uma maneira de aprenderem facilmente a escrever com objetos conhecidos, como uma bola, giz, lousa, dentre outras palavras curtas que sejam de fácil memorização. Cada criança conseguirá lembrar por conta própria e deverão escrever as palavras sozinhas. Para mais atividades diversificadas, veja Atividades Diversificadas para Alfabetização.
Este tipo de atividade pode ser trabalhada tanto em sala de aula quanto em casa, na companhia da família, que poderá auxiliar os filhos com mais objetos e deixá-los escrever por conta própria da maneira que sabem, até conseguirem fazê-lo da maneira correta e sem qualquer ajuda.
Apresente o alfabeto e família silábica
Uma das principais importâncias de se trabalhar com atividades para ler e escrever na educação infantil é fazer com que as crianças consigam aprender através do alfabeto e da família silábica.
Como fazer a atividade
Para realizar a atividade, o professor poderá apresentar o alfabeto com o nome de animais ou frutas, que poderão tornar a atividade mais fácil e compreensível aos alunos, que conseguirão memorizar devidamente a letra inicial de cada objeto apresentado pelo professor. Haverá a possibilidade de o professor pedir que as crianças digam o nome de cada objeto para poderem escutar a sonorização e a reproduzir.
Objetivos para a atividade
O objetivo das atividades para ler e escrever com o alfabeto e família silábica é fazer com que as crianças aprendam de modo lúdico e consigam memorizar as palavras e todas as letras iniciais dos objetos apresentados pelo professor.
Gibis da Turma da Mônica
Uma das principais atividades para ler e escrever para trabalhar com o ensino infantil é praticar a leitura com os gibis da Turma da Mônica, que possuem uma variedade de figuras e diálogos curtos e descomplicados, que facilitarão a leitura da criança em fase de aprendizagem. Existem outras histórias que não possuem diálogos, o que pode tornar a interpretação das crianças mais fácil.
Como fazer a atividade
Para realizar as atividades para ler e escrever, o professor deverá distribuir alguns gibis da Turma da Mônica para as crianças lerem em sala de aula, o que será de grande ajuda durante a aprendizagem de leitura, visto haver melhor entendimento das palavras que são simples e curtas. Muitas crianças costumam aprender a ler pela primeira vez através dos gibis, seja da Turma da Mônica ou não.
Objetivos para a atividade
O objetivo das atividades para ler e escrever é fazer com que as crianças possam aprender através de algo lúdico, descomplicado e intuitivo, que cause vontade nos pequenos de ler e procurarem mais histórias para poderem rir enquanto aprendem.
Por fim, cada criança terá aprendido a ler de suas maneiras e conseguirá formar novas palavras com a estimulação correta do alfabeto, o qual deve ser feito em sala de aula com o professor.